AMAMENTAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS CRANIOFACIAIS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gerenciamento de Projetos

Documento 1

Levy Anderson César Alves. GUARULHOS 2018 AGRADECIMENTOS Agradecemos primeiramente a Deus pelo dom da vida e por nos ter proporcionado chegar até aqui. Às nossas famílias pelo amor, incentivo e apoio incondicional. Em especial, agradecemos ao nosso orientador Dr. Levy Anderson pelo suporte pelo pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos. O aleitamento materno promove benefícios nutricionais, imunológicos e emocionais, logo refletem no sistema estomatognático, responsável pela deglutição, respiração, mastigação e fala, dessa forma, podem ocorrer alterações orais relevantes para saúde bucal, como ás más oclusões. Palavras-chave: Aleitamento materno. Saúde bucal. Desenvolvimento maxilofacial. ABSTRACT Natural breastfeeding has a wide nutritional content, has a better capacity for internal absorption, prevention of diseases, such as allergies, respiratory problems and psychological development, a fundamental role in reducing infant mortality and a stronger affective bond between mother and baby.

Oral health. Maxillofacial development. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 9 2 OBJETIVO 11 3 MÉTODOS 12 4 REVISÃO DE LITERATURA 13 4. Fisiologia da mama 13 4. Aleitamento materno e hábitos bucais 14 4. O aleitamento natural, além de alimentar o bebê, tem a função de satisfazer a sucção, devido à ação dos músculos durante a mamada13. Destacam-se como hábitos bucais deletérios a sucção do polegar e outros; sucção e mordida dos lábios; deglutição atípica; postura; onicofagia; sucção habitual de lápis; chupetas e outros objetos, além de perturbações funcionais gnatológicas, como: abrasão, bruxismo diurno e noturno e respiração bucal14. Nesse sentindo, o desmame precoce pode gerar prejuízos ao seu bem-estar e à saúde em geral, pois a cavidade bucal desempenha um importante papel, principalmente no impulso da sucção.

Sendo assim, o objetivo do presente estudo é por meio de uma revisão de literatura, discutir a importância da amamentação no desenvolvimento das estruturas craniofaciais. OBJETIVO Discutir a importância da amamentação no desenvolvimento das estruturas craniofaciais. No hipotálamo, manifesta-se um hormônio liberador denominado de gonadotropina (GnRH), executado na região anterior da hipófise responsável pela síntese de hormônios hipofisários sexuais: o hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), cuja ação destes ocorrem nos ovários promovendo, como resposta, a secreção de estrogênio e progesterona 18. Durante a gestação, o estímulo de estrogênio e progesterona atinge seu pico, devido à sua produção pela placenta, porém, ocorrem simultaneamente outros hormônios nesta fase, indispensáveis para ocorrer à lactação 19.

Dentre eles estão, a prolactina responsável por promover a secreção do leite, sua síntese ocorre na região anterior da hipófise. A ocitocina é outro hormônio fundamental, no qual é produzido no hipotálamo (núcleos paraventriculares), sendo armazenada na região posterior da hipófise. Desta forma, atuam nas células mioepiteliais que envolvem as paredes externas dos alvéolos, e assim dar-se o trajeto do leite pelos alvéolos para os ductos, sendo realizada por meio do estímulo primário e então executada a sucção do complexo papilo – areolar pelo lactente. Dentre esses benefícios comportamentais e nutricionais, o aleitamento materno também possui seu papel relevante na saúde bucal, ou seja, favorece a diminuição de microorganismos e infecções causadas pelo Streptococos mutans, diminuição de doenças como a cárie, ainda melhora a resistência do esmalte e de tecidos duros do dente, proporcionado a absorção de cálcio e flúor 24.

Os dentes se desenvolvem, assim como as crianças, de maneira ritmada, durante em média em torno dos 24 meses, os dentes de leite se posicionam na cavidade bucal, período semelhante ao que a criança deve permanecer sendo amamentada. A erupção do primeiro dente decíduo ocorre por volta dos 6 meses de vida e indica o fim do aleitamento materno exclusivo e a introdução de outros alimentos 25. Os benefícios são de extrema relevância durante o aleitamento materno, portanto, quando ocorre a interrupção prematura da amamentação, isso reflete em alterações no desenvolvimento do Sistema Estomatognático (SE), favorecendo o aparecimento de hábitos de sucção como a mamadeira, havendo a possibilidade da introdução do dedo na boca, ou da utilização da chupeta 26,27.

Isso ocorre, pois ao utilizar a mamadeira, a musculatura perioral não é tão estimulada como acontece na sucção do leite materno, assim, com frequência, a criança tende a buscar outro tipo de sucção, como dedo e chupeta, a fim de se satisfazer nutricional e/ ou emocionalmente 28. As habilidades orais são desenvolvidas a partir do tipo de alimentação recebida desde o início da vida 33. A captação e apreensão da aréola do peito materno se dá pelo lábio e língua, por possuírem receptores neurais especializados. Ao mesmo tempo, a mandíbula realiza movimentos protrusivos e retrusivos com os quais extrai o conteúdo lácteo do peito para a boca, movimentos que são sincronizados com a deglutição e respiração nasal fisiológica.

Estes movimentos de enorme esforço muscular exercitam as partes posteriores dos meniscos, porção superior das ATMs, e possibilita o crescimento póstero-anterior dos ramos mandibulares e a modelação do ângulo34. Para melhor visualização a figura 1 demonstra a anatomia e fisiologia durante a amamentação. Para Carvalho 39 a sucção é a primeira função do sistema estomatognático, sendo uma ação neuromuscular. O desenvolvimento adequado das habilidades orais, definidas como a resposta motora oral durante a amamentação é fundamental para a criança. O aleitamento natural além dos benefícios nutricionais, imunológicos e emocionais amplamente divulgados na literatura, possui efeito positivo para a odontologia, uma vez que se encontra intimamente relacionado ao crescimento e desenvolvimento do sistema estomatognático 40. Portanto, a falta de estimulação adequada das funções orais e da sucção podem ocasionar alguns desvios ou modificações no desenvolvimento do sistema estomatognático como as maloclusões, hábitos parafuncionais e respiração bucal.

Estes podem começar a se instalar em idades muito precoces, principalmente logo após o nascimento 41. saude. gov. br/saude. Brasil. Ministério da Saúde. Ferreira MIDT, Toledo OA. Relação entre tempo de aleitamento materno e hábitos bucais. Rev ABO Nac 1997; 5(6):317-320. Almeida GG, Spiri WC, Juliani CMCM, Paiva BSR. Proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em um hospital universitário. Santos LM, Forte FDS, Bosco VL, Rocha MJC. Aleitamento materno e cárie dental. Rev Fac OdontolUniv Fed Bahia 2000; 20:34-37. Oliveira JF, Taveira MITA, Moreira GS, Zadorosny MV. Contribuição ao estudo do aleitamento materno: enfoque anticariogênico. Aleitamento e hábitos deletérios relacionados à oclusão. Rev Paul Odontol 2000; 17(6):16-20. Goss, Charles M. Gray Anatomia. a ed. Patologia: Bases Patológicas das Doenças.

Rio de Janeiro, Elsevier, 7a ed. Guyton, Arthur C. Hall, John E. Tratado de Fisiologia Médica. Brasília: 2007 Disponível em: < http://www. redeblh. fiocruz. br/media/albam. pdf >. G. G. O; Moraes E. M. F. Barbosa C, Schnonberger MB. Importância do aleitamento materno no desenvolvimento da motricidade oral. In: Marchesan IQ, Zorzi JL, Gomes IC, eds. Tópicos em Fonoaudiologia. São Paulo: Lovise; 1996. Ciência & Saúde Coletiva. Neifert M, Lawrence R, Seacat J. Nipple confusion: toward a formal definition. J Pediatr. Escott R. Santos, 1ª Ed. P-794. Araújo CMT, Silva GAP, Coutinho SB. Aleitamento materno e uso de chupeta: repercussões na alimentação e no desenvolvimento do sistema sensório motor oral. Rev Paul Pediatr. Manejo clínico das disfunções orais. Jornal de Pediatria - Vol.

Nº5(Supl), 2004 37. Pivante CM, Medeiros AMC. Intervenções fonoaudiológicas no aleitamento materno junto ás mães de paridade zero. respirador bucal: uma visão funcional e clínica da amamentação. São Paulo: Lovise; 2003. Bervian,J;Fontana,M;Caus,B. Relação entre amamentação, desenvolvimento motor bucal e hábitos bucais - revisão de literatura RFO, v. n.  RSBO (Online) [online]. vol. n. pp.

4000 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download