Alienação física e ideológica no filme Tempos Modernos

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Administração

Documento 1

É na relação entre o trabalhador e o produto do seu trabalho e na relação entre o trabalhador e a atividade produtiva que este desenvolve sob o modo capitalista de produção que se pode compreender tanto a alienação, em que o trabalhador não se apropria do resultado de seu próprio trabalho (alienando-o ao capital), como o estranhamento, em que o resultado de seu trabalho aparece como algo externo ao trabalhador e não como parte de si, ou seja, sua atividade não lhe pertence, é estranha a ele. Isso acontece, entre outras questões, porque a força de trabalho é vendida como mercadoria (RAMOS; FARIA, 2013, p. Como visto, na citação acima, a alienação no ambiente de trabalho pode ser vista de diferentes formas, no exemplo de "Carlitos” essa alienação fora tanta que o mesmo não tinha sequer condição de exercer uma função semelhante a empresa inicial, a força física e mental estava voltada inteiramente à uma só atividade em um só ambiente.

Desse modo, o Taylorismo aparece retratado no filme da década de 30 em forma de humor, mas principalmente em forma de crítica a excessiva carga de trabalho e, o engessamento físico e psicológico que modelos como os de Taylor e Fayol representavam aos trabalhadores das industrias. Por outro, lado ao pensar que a realidade apresentada no filme teve como base o humor, sendo assim apresentada de modo exagerado e escrachado. taylorismo, enquanto método de organização científica da produção, mais do que uma técnica de produção é essencialmente uma técnica social de dominação. Ao organizar o processo de trabalho, distribuir individualmente a força de trabalho no interior do espaço fabril, a classe dominante faz valer seu controle e poder sobre os trabalhadores para sujeitá-los de maneira mais eficaz e menos custosa à sua exploração econômica (NASCIMENTO, 1997, s.

p. Isso quer dizer que, segundo o texto acima, que se por um lado os modelos tanto de Ford quanto de Taylor, terem como princípio básico a produção em massa com qualidade e a custo baixo as consequências da pressão excessiva por produção sobre os trabalhadores geram malefícios que podem tornar-se irreversíveis. Tal qual visto no filme “Tempos Modernos”, nosso ponto de partida a compreensão do tema. vol. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2008. p. E-book. Disponível em: https://canalcederj. br/enfermagem/port/orgtrab. html. Acesso em: 12 maio 2019. PENA, Paulo Gilvane Lopes; CARDIM, Adryanna; ARAÚJO, Maria da Purificação N. Taylorismo cibernético e Lesões por Esforços Repetitivos em operadores de telemarketing em Salvador-Bahia. H. Poder, Ideologia e Alienação: a construção do real e do imaginário na organização.

In: Anais Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: http://www. anpad.

27 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download