Alfabetização e letramento

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”. RESUMO- O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A definição e entendimento dos conceitos de alfabetização e letramento é parte de um processo de análise que teve início no século passado. Diferentemente de outros países, o Brasil caminhou para uma definição diferente, levando a uma falta de clareza quanto a definição dos termos. A dificuldade de definição e diferenciação destes conceitos no contexto brasileiro, torna difícil a compreensão e implementação de políticas educacionais abrangentes e que contribua de forma mais efetiva com o processo de ensino-aprendizado.

Por isso, faz-se necessário a publicação de trabalhos que tratem do tema a fim de deixar claro a diferença entre estes termos. Além da definição é importante compreender quais os impactos sociais e econômicos observados em uma pessoa ou sociedade alfabetizada e letrada e qual o papel da escola no processo de letramento e alfabetização. Neste sentido, verifica-se como problema desta pesquisa a dificuldade na definição dos conceitos de letramento e alfabetização. Este problema pode ter sido ocasionado pela falta de estudos suficientes ou pela falta de preocupação das políticas públicas educacionais em delimitar de maneira correta e eficiente estes termos, afim de melhor promover e implementar as políticas educacionais de alfabetização. Soares & Batista (2005), conceitua o termo alfabetização como o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica.

Nesta perspectiva, a alfabetização dar-se-ia através de uma profunda imersão das crianças nas práticas sociais de leitura e escrita, descartando-se qualquer tipo de atividade didática que não estivessem vinculadas a essas práticas (REGO, 2015). O letramento, por sua vez, vai além do domínio do código, constituindo-se enquanto prática social, de uso do código escrito, em várias situações da vida do indivíduo (SOZIM, 2008). Neste caso, entende-se de acordo com o que afirmou Sozim, que o letramento é resultado de uma prática continua, durante a vida do indivíduo, de uso da escrita e dos diferentes códigos, onde dependendo deste uso o indivíduo será capaz de se destacar perante o meio onde vive. Soares & Batista ainda ajudam a definir os conceitos de alfabetização e letramento afirmando que: “Um adulto pode ser analfabeto e letrado: não sabe ler nem escrever, mas usa a escrita: pede a alguém que escreva por ele, dita uma carta, por exemplo (e é interessante que, quando dita, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da linguagem escrita, evidenciando que conhece as peculiaridades da linguagem escrita) – não sabe escrever, mas conhece as funções da escrita, usa-as, lançando mão de um “instrumento” que é o alfabetizado (que funciona como uma máquina de escrever.

SOARES, 2004 p. Tomando a citação acima, fica claro que a escola, enquanto espaço de ensino-aprendizagem, deve tomar cuidado ao tratar da alfabetização e letramento, sendo trabalhando estes conceitos de forma interdependentes, mais nunca separados do ponto de vista da aprendizagem. Com isso, não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento (SOARES, 2004). O letramento, por sua vez, só poderá ser desenvolvido no contexto da aprendizagem das relações entre fonema-grafema. Assim, poderá ser desenvolvido em dependência da alfabetização. Concluída a seleção das obras a serem utilizadas, procedeu-se a leitura e interpretação dos textos tendo como objetivo a localização das informações necessárias para a composição deste artigo, com a sua devida discussão e apresentação das conclusões a partir da análise dos textos selecionados.

A pesquisa e localização das informações e dados para o embasamento do presente artigo obedeceu às seguintes etapas de pesquisa: • Leitura prévia dos documentos selecionados – Nesta etapa o texto é lido previamente, tendo como objetivo conseguir ter uma noção sobre o conteúdo abordado em toda a literatura. É através desta primeira leitura que foi feita uma seleção das obras que iriam ser examinadas mais adiante e analisadas de forma mais detalhada afim de compor o corpo de ideias e dados presentes neste trabalho. • Leitura seletiva – Esta leitura permitiu ler os textos que compõem este trabalho científico de forma mais atenta, destacando as partes mais importantes do texto. • Seleção e interpretação das principais partes do texto – Após uma leitura prévia das literaturas anteriormente selecionadas, por meio de uma leitura seletiva e crítica, foi possível selecionar as principais partes de cada texto.

Ressaltando que um é diferente do outro, porém não podem ser tratados e separados no âmbito do processo de ensino-aprendizagem. Embora ainda tenha instituições que ensinem com base em ideias antigas, entende-se que a alfabetização não pode ser considerada como um processo onde o aluno apenas aprende a entender e decorar certas palavras para poder desenvolver a leitura e escrita. A alfabetização também deve ser considerada como um processo onde o aluno precisa imaginar e construir uma concepção teórica e também concreta do que representa a língua falada e escrita. Neste sentido, Souza (2019), afirma que o ato de ler, compreender e interpretar exige capacidades técnicas e portadores que possam de forma clara desenvolver a compreensão dessa linguagem. E para isso é necessário alfabetizar desde criança, isso é o conceito de alfabetização, sobretudo aprender a ler e a escrever.

Letrado por causa da sua capacidade em lidar com os problemas atuais, utilizando das informações e conhecimentos adquiridos por meio de informações disponíveis em vários meios de comunicação e não alfabetizado por causa da sua incapacidade em ler e escrever as ideias e informações. Diante disto, será com o esclarecimento e conceituação correta dos termos letramento e alfabetização que as escolas, professores e demais profissionais da área educacional poderão desenvolver políticas mais precisas e eficazes de alfabetização e letramento dos alunos. REFERÊNCIAS ASSOLINI, Filomena Elaine; TFOUNI, Leda Verdiani. Os (des) caminhos da alfabetização, do letramento e da leitura.  Paidéia (Ribeirão Preto), v. p. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas.  Revista brasileira de educação, n.

p. GS Search], 1998. SOUZA, Mônica Santos de. Concepção do docente sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais em uma escola da rede municipal de Cruz das Almas-Ba. Trabalho de conclusão de curso (Monografia) - Faculdade Maria Milza. Governador Mangabeira - Bahia, 2019.

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