Administração Estratégica

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Administração

Documento 1

V II.   São necessários indivíduos capacitados tanto na tarefa de planejar como de projetar o futuro. Requer-se líderes que  dominem ambas, tanto planejar como projetar o futuro. F III.   projetar o futuro é um processo que envolve decidir como agir com base no que está ocorrendo no ambiente imediato e no futuro próximo V IV. Item V, está correto, muitas vezes alguns fatores impossibilitam a projeção do futuro, contudo, não deve haver desistência no foco de seus objetivos organizacionais. Item VI está coreto, qualificação e disciplina serão elementos fundamentais neste processo gerencial. Indique "F" para Falso e "V" para Verdadeiro I.        A metodologia do Planejamento a Longo Prazo foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 50, com profunda influência da tecnologia de planejamento dos países com economia planejada a longo prazo.

V II. Existem dúvidas, também, sobre as diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais. Russell ACKOFF (1966) esclarece que o Plano Tático é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Estratégicos estão relacionados com as diversas áreas da organização. Por exemplo, um Plano Financeiro e um Plano de Marketing são Planos Estratégicos. Para operacionalizar os Planos Estratégicos, são preparados os Planos Operacionais, que orientam a alocação de recursos para cada parte dos Planos Táticos. F A VVVFF B FFVVV C FVFFV D VFVFV E FVFVF JUSTIFICATIVA: Itens I, II e III são verdadeiros conforme apresentado no texto.       No Brasil, apesar de muitas empresas já estarem utilizando a metodologia do Planejamento Estratégico, ainda pairam dúvidas sobre o que realmente este vem a ser e como deve ser formulado.

A maior dúvida diz respeito a uma acentuada tendência para a utilização dos termos “Planejamento Estratégico” e “Planejamento a Longo Prazo” como se fossem sinônimos. V  IV. Segundo Igor ANSOFF (1990), inúmeras empresas aplicam o Planejamento Estratégico. F V.   Um bom planejamento estratégico não deve se envolver com questões menores, tais como objetivos, metas e desafios, qualitativos ou quantitativos para a entidade, que serão objeto de um detalhamento operacional do dia-a-dia. F II. Os principais aspectos do negócio que devem ser abordados num bom plano estratégico são os aspectos institucionais, comerciais, financeiros, tecnológicos, de informática, de capacitação e de motivação de recursos humanos da instituição. V III. As transformações estratégicas devem ser realizadas por meio da contínua adequação das estratégias, da capacitação, da estrutura e da infra-estrutura física e logística da empresa ou entidade.

 Por meio da criação de um Departamento de Planejamento que conduzirá todas as atividades relativas ao planejamento.   III.    Por meio de uma sistemática de acompanhamento estratégico, conduzida pela mais alta administração da entidade, para verificar, continuamente, se as ações planejadas estão sendo implantadas e se os resultados são eficazes.   IV.     Cobrando de cada um que faça sua parte. A diagnóstico estratégico/ acompanhamento estratégico/transformação/futuro B acompanhamento estratégico/diagnóstico estratégico/transformação/futuro C futuro/ transformação/ diagnóstico estratégico/ acompanhamento estratégico D futuro/ transformação/acompanhamento estratégico/diagnóstico estratégico JUSTIFICATIVA: Item I: O acompanhamento estratégico é fundamental para garantir que sejam tomadas as medidas corretas para cada ciclo de planejamento.

Item II: O diagnóstico estratégico é uma etapa importante que deve ser aplicada no inicios do processo de gestão estratégica. Item III: Deve ser completado por transformação e futuro, este é uma definição proposto por Eliezer Arantes da Costa em seu livro Gestão Estratégica. William R. Hewlett, co-fundador da HP, em 1990 expressou-se da seguinte forma a seus funcionários: “ Quando olho para trás e vejo o que fiz no meu trabalho, uma das coisas de que mais me orgulho é ter ajudado a criar uma empresa que, em virtude de seus valores, práticas e sucesso, teve um impacto enorme sobre a forma como empresas são gerenciadas em todo o mundo. Item C: Deve se desaprender para combater atitude defensiva e resistência à mudança.

Item D: Hewlett foi incentivador dessas técnicas. ENADE 1998  Q 38 - O fundador da Action Instruments, Jim Pinto, costumava dizer que: "Nós estamos construindo um capitalismo com coração".  Segundo ele, sua empresa tem tentado construir um negócio fundado profundamente em princípios humanísticos, e dos empregados é esperado que tenham um ativo interesse no sucesso e na administração da Companhia. Deste caso podemos afirmar que: A os administradores que sentem seus valores compatíveis com os da organização são menos confiantes de que estarão no futuro trabalhando para o mesmo empregador. F A FVVVF B FVFVF C VFVFV D VVVVF E FVVVV JUSTIFICATIVA: Item 1 é falso, pois alguns desses elementos devem fazer parte do planejamento estratégico, como objetivos e metas. Item II é correto, esses são os aspectos importantes que devem ser abordados; Item III é correto, pois, deve ser contínuo o processo de adequação de estratégias, tendo em vistas as mudanças que ocorrem rapidamente; Item IV é correto, os planos de ação são fundamentais para complementar o processo de planejamento.

Item V é falso, somente isso não garante o sucesso, pois é necessário sempre o diagnóstico e acompanhamento para identificar falhas e corrigir erros durante o processo. Considere as possibilidades e facilidades de perceber as tendências no ambiente externo de uma organização qualquer, e escolha uma das alternativas abaixo:   A As tendências de evolução lenta são mais difíceis de perceber que as de evolução rápida. B As tendências de evolução rápida são mais difíceis de perceber que as de evolução lenta. JUSTIFICATIVA: A análise dos potenciais concorrentes é uma técnica importante utilizada na gestão estratégica, pois, possibilita o conhecimento detalhada do ambiente de concorrência que está inserido. Além dos produtos substitutos que podem influenciar significativamente neste processo.

Adaptado do ENADE 1997 AE Assinale a afirmativa que NÃO se refere a um fator macroambiental que tem acentuado as preocupações com a prática participativa na gerência no mundo contemporâneo. A A introdução da participação está primordialmente vinculada ao aumento da eficiência e da produtividade: se os trabalhadores participam nos lucros, têm interesse em aumentar este lucro. B A democratização das relações sociais ocasiona formas de organização de instituições sociais, que, por sua vez, irão suscitar pressões para democratizar a organização econômica e a produção de bens e serviços. Como responsável pelo Departamento de Pessoal da empresa Eletrônica S. A. você argumenta que o planejamento de carreira é um instrumento que pode ajudar a sua empresa a desenvolver essas competências essenciais.

Isto porque você acha que o planejamento de carreira: A garante o sucesso empresarial, já que sem ele os empregados raramente estão prontos para as oportunidades que surgem. B desenvolve as ofertas externas de talento e, por conseguinte, garante menor rotatividade de empregados. JUSTIFICATIVA: Dentro das organizações um dos maiores investimentos internos que podem ser feitos é a mão-de-obra, ela é o capital humano das empresas, mão-de-obra de qualidade representa a capacidade de obter êxito, por isso, se considera um investimento. Qual das afirmações a seguir não tem como base a abordagem para estratégia de negócios de Porter? A Produtos substitutos e novos participantes oferecem uma definição mais ampla dos verdadeiros concorrentes da empresa. B Por meio da compreensão da estrutura de um setor, é possível avaliar o lucro potencial do mercado.

C Por meio do foco nas oportunidades e nas ameaças do setor, a empresa se torna mais bem preparada para agir contra as forças que empurram os lucros para baixo. D Barreiras à entrada são importantes na determinação dos setores que representam diversificações válidas.   E Nenhuma das alternativas. JUSTIFICATIVA: Além das cinco forças competitivas, as três fontes genéricas de vantagem competitiva segundo Porter são: diferenciação, baixo custo e focalização em mercado específico. Formular estratégias é o processo de projetar e selecionar ações _____________.   A Que reflitam as prioridades da alta administração. B Que se somem à diretriz estratégica existente com um mínimo de alterações.   JUSTIFICATIVA: As operações internacionais são muito importantes independentemente do seu tamanho ou das operações realizadas pela organização, sendo assim relevantes para seus objetivos primários ou secundários.

ENADE 2006 - Q21) A “Quitutes da Tia Zuzu” é uma pequena empresa brasileira que produz misturas pré-preparadas para bolos e tortas. O sucesso desta empresa é tal que os diretores estão considerando expandir o composto de produtos, comercializando bolos e tortas prontos. Os gerentes de produto, no entanto, temem que as novas linhas de produtos canibalizem a linha de misturas. Como a empresa pode se proteger da possibilidade de canibalização? I - Direcionando a comunicação do novo produto para um público com perfil psicográfico diferente daqueles que compram as misturas pré-preparadas. ENADE 1999   Q2 - O presidente de uma grande loja de departamentos quer aumentar as vendas e decide fazer uma liquidação de calçados, porque tal departamento fica localizado no fundo do segundo andar da loja.

O presidente acredita que os clientes comprarão outros produtos no trajeto até o fundo do segundo andar. Como o departamento de calçados é o mais distante da entrada da loja, apenas uma liquidação fantástica atrairia os clientes para o segundo andar. Ele, então, decide fazer uma liquidação do tipo “Pague 1 e leve 2”. No entanto, o gerente do departamento tem como meta vender o maior número de calçados possível, porque seus vendedores são comissionados e dependem do valor total de vendas. É fundamental que se repasse esta informação para a área de Recursos Humanos para que seja: A planejada a demanda futura de Recursos Humanos. B calculada a rotatividade de pessoal. C feito um inventário de aptidões de Recursos Humanos. D programada a política de férias.

E analisada a taxa de absenteísmo organizacional JUSTIFICATIVA: Se haverá aumento de participação no mercado, então haverá necessidade de programar a contratação de novos funcionários para execução de uma nova demanda projetada. Item C é falso, a estratégia não está relacionada com a estrutura, assim como Item D também é falso pois a integração não depende apenas da estrutura. O Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de comunicação das estratégias empresariais a toda a empresa. É composto de objetivos e meta interligados, demonstrando as relações de causa e efeito entre os objetivos. Quanto ao arranjo desses objetivos no Balanced Scorecard: A Reforçam a visão do atendimento às necessidades dos clientes como a finalidade da empresa; B Privilegiam os objetivos financeiros de curto prazo; C Ligam objetivos financeiros diretamente ao aprendizado e ao desempenho das pessoas da organização; D São simplesmente um novo arranjo para o Diagrama de Ishikawa;  E Ligam os objetivos financeiros aos não financeiros nas perspectivas financeira, clientes, processos e aprendizado e crescimento.

JUSTIFICATIVA: O BSC é uma ferramenta que permite mapear a estratégia de uma organização em objetivos estratégicos e estes, em indicadores de desempenho distribuídos em quatro perspectivas: financeira, processo interno, cliente e aprendizado e crescimento. A implementação de estratégias em uma organização _____________. A É um processo simples para muitas organizações. B É menos importante do que a formulação de estratégias. C É mais detalhada do que normalmente se espera. D Não é necessária para um planejamento eficaz.

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