Administração da produção

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

Local 2018 Sumário Resumo 3 Introdução 4 Administração da produção em um contexto geral 5 Empresas sem fins lucrativos 6 Entradas, saídas e transformação 6 Gerenciamento de processo 7 Atividades da administração da produção 8 Considerações finais 9 Referência bibliográficas 10 Resumo Este artigo tem como tema a administração da produção a partir do livro de Nigel Slack, tendo atuado como professor nas universidades de Brunel University, Oxford University, Templeton Collega e Warwick University. É mestre e doutor na área de administração de produção, tendo atuado profissionalmente em cargos de gestão e engenharia. A obra é destinada para universitários tanto de graduação quanto de pós-graduação, este último frequentemente em uma posição de gestão pode comparar dificuldades apresentadas nos estudos de caso procurando similaridades, assim como o jovem estudante fundamenta seus estudos na forma clara e exemplificada que o autor apresenta no livro.

Este artigo busca trazer o assunto de forma macro, sendo necessária a leitura na integra para maior detalhamento das informações contidas no livro. Palavras chave: administração da produção, gestão, engenharia Introdução A produção é um componente fundamental na formação de uma empresa, está diretamente ligada em como seus produtos ou serviços que serão entregues, afetando a relação com o cliente e a lucratividade da empresa. Desenvolvimento de produtos/serviços: busca a melhoria ou a criação de novos produtos para atender as demandas do mercado. Produção: busca a satisfação do cliente através do atendimento de suas necessidades e expectativas. Para essas funções funcionarem corretamente é necessário outras duas que são consideradas funções de apoio, que são: Contábil-financeira: pautada na transparência fornece informações exatas quanto ao estado da empresa servindo de suporte para o processo decisório.

Recursos humanos: atua diretamente no capital humano, fundamental para existência da empresa, desde a contratação até o seu desenvolvimento, também se preocupa com suas necessidades de qualidade de vida dentro da organização. Conforme supracitado a administração da produção existe em todos os portes de empresa, porém nas pequenas nem sempre pode ser destinado recursos para atividades especificas nessa área, demandando assim profissionais multidisciplinares. Gerenciamento de processo O processo é a transformação das entradas em saídas, quando se observa a empresa na visão macro é possível distinguir várias etapas menores, essas chamadas de processo. Para cada processo existe um fornecedor e um consumidor interno, ou seja, é abastecido, transforma o produto ou serviço e entrega para etapa seguinte. Nesse contexto é reforçado a ideia de que o consumidor interno deve receber o mesmo nível de atenção quanto as suas expectativas quanto o consumidor final, dessa forma todos os processos tendem a manter um alto nível de qualidade.

Os processos podem ter características distintas dentro de uma cadeia produtiva, que são: Dimensão volume: são processos sistematizados e com alto nível de repetição, necessitando de padronização e normas bem definidas para garantir que todas as unidades terão as mesmas características, estando muito ligado a qualidade uma vez que para clientes frequentes a expectativa do produto ser sempre o mesmo, quando atendida, aumenta a percepção de qualidade dele. Processos com essa característica costumam ter custos unitários reduzidos. Responsabilidades amplas dos gerentes de produção: é uma tendência que o gestor da produção tenha uma visão ampla da empresa e como cada departamento o afeta, dessa forma o profissional tende a ser multidisciplinar facilitando assim tomadas de decisão em curto espaço de tempo.

Considerações finais A administração da produção é uma área de estudo e trabalha que tende a crescer cada vez mais, isso se deve tanto pela importância dela nas organizações quanto ao aumento da competividade entre as empresas. Sendo assim o profissional que domina as técnicas de administração, tendendo a área de gestão da produção, se beneficia dos conhecimentos apresentados assim como aumenta sua percepção da necessidade de ser um profissional multidisciplinar para assumir um cargo desta posição. Fica evidente como a produção opera em todos os níveis dentro de uma empresa, inclusive nas áreas de apoio, munindo os novos gestores com conhecimento suficiente para enfrentar os constantes problemas encontrados na rotina das empresas. Referência bibliográficas SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSON, Robert.

55 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download