Administração

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Este programa é resultante das políticas educacionais do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). A Educação a Distância, em nosso país, possui dimensões continentais e grande diversidade regional e cultural. Longe de se distanciar, aproxima as pessoas ao garantir acesso à educação de qualidade e promover o fortalecimento da formação de jovens moradores de regiões distantes, geograficamente ou economicamente, dos grandes centros. Assim, o e-Tec Brasil leva os cursos técnicos a locais distantes das instituições de ensino e para a periferia das grandes cidades, incentivando a conclusão do Ensino Médio. Diante disso, apresentamos, neste manual, informações referentes à proposta pedagógica do Curso Técnico em Administração na modalidade de Educação a Distância.

Avaliação da aprendizagem. Concepções pedagógicas. Delineamento da Organização Curricular. A organização dos módulos. Legislação sobre os temas transversais. Ademais, metade dos cargos de uma empresa é destinada a funções administrativas. As novas tecnologias estão cada vez mais presentes e mudaram a maneira de pensar da sociedade, além de terem mudado a forma como lidamos com a informação e com outros povos. A internet, por exemplo, tem alcançado um número cada vez maior de usuários, e a rapidez do seu desenvolvimento chega a impressionar educadores em geral. Segundo Júnior e Costa (2012) as tecnologias vêm permitindo aos professores proporcionar situações reais de uso da língua através de chats, leituras de textos autênticos, compreensão auditiva de programas de rádio, filmes e vídeos postados.

Além disso, as interações em chat, blogs e e-mails com fins didáticos surgem como fonte na construção do conhecimento, permitindo ao estudante tornar-se coautor mais autônomo e ter poder de decisão sobre o seu produto final de aprendizagem. Manual do Curso Técnico em Administração Objetivos do curso Objetivo Geral O Curso Técnico em Administração, na modalidade EaD, do IFPR visa promover a qualificação de profissionais para as exigências do mundo do trabalho na função de administrador, com competências e habilidades desenvolvidas para planejar, organizar e dirigir as atividades de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, com excelência em uma gestão baseada nos princípios de sustentabilidade e empreendedorismo. Objetivos Específicos • Possibilitar aos estudantes a compreensão das atribuições e responsabilidades legais da profissão, bem como conhecer as formas de sua inserção no mundo de trabalho.

• Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica e técnica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. • Formar profissionais de nível técnico com capacidade de atuar nas atividades administrativas conscientes das responsabilidades decorrentes de suas decisões. • Propiciar a aquisição de conhecimentos de base científica, técnica e humanista direcionados para a área Gestão e Negócios. É um profissional que aplica seus conhecimentos científicos e tecnológicos construídos, reconstruídos e acumulados historicamente, que tem senso crítico e impulsiona o desenvolvimento econômico da região onde atua, integrando a formação técnica ao pleno exercício da cidadania. Assim, o perfil pretendido do egresso do Curso Técnico em Administração, na modalidade EaD, é o do profissional cidadão com sólida formação integrada, de modo a permitir sua inserção no mundo do trabalho munido de comprometimento, valores éticos orientados à cidadania e à ampla visão em sua área de atuação, de forma a agregar não apenas valor econômico, mas também valor social ao indivíduo.

Em decorrência da formação ampla (multidisciplinar) e das habilidades desenvolvidas, o egresso do Curso Técnico em Administração estará apto a solucionar problemas ligados às organizações, construindo as seguintes competências: • Inserir-se no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável. • Atuar com base em princípios éticos e de maneira sustentável. • Praticar a cidadania crítica. • Desenvolver a área de administração objetivando a integração entre o mercado e a laboralidade. • Executar os conceitos básicos da Administração. • Atuar com olhos para a sustentabilidade, cujos valores de ética, justiça e responsabilidade social e ambiental orientem as suas ações. • Comunicar-se e relacionar-se com outras pessoas, maximizando o resultado da integração dos recursos no processo de produção de bens e serviços, por meio da liderança e capacidade de trabalhar em equipe.

Avaliação da aprendizagem De acordo com Vasconcellos (2012), a avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de decisão sobre o que fazer para superar os problemas identificados/obstáculos. • A resolução das atividades presenciais e a distância. • Avaliação presencial no polo, sendo individual e sem consulta. • Participação nas ferramentas do AVA: fóruns, pesquisas e participação em seminários. A Portaria n. de 2009, em seu Artigo 4°, inciso III preconiza que, no processo de avaliação, os estudantes devem ser considerados agentes ativos do processo de aprendizagem e saber, antecipadamente, o que será avaliado, de maneira que as etapas sejam claras para os mesmos.

Esta tem por princípio a valorização dos conhecimentos científico-culturais necessários à atuação e à transformação das realidades sociais. Em conformidade com a Teoria Histórico-Crítica, busca-se realizar uma avaliação dinâmica, aberta, contextualizada e centrada no papel mediador do professor, o qual exerce uma postura dialógica e cooperativa, proporcionando a autonomia e a participação aos discentes. Assim, o professor oferece um conjunto de informações e de conhecimentos abertos a interferências e modificações por parte do aprendiz. O docente também usará, na sua metodologia de ensino, contextos sociais incorporados a situações autênticas, relevantes ao mundo real e à cultura da prática, a fim de fomentar a atividade intelectual individual e social dos estudantes. Sua função é prepará-los e desafiá-los a aplicarem o conhecimento que lhes é fornecido nas diversas questões pessoais e sociais às quais devem responder no seu dia a dia.

O processo de avaliação dos cursos técnicos será de acordo com a seguinte organização: Descrição das atividades avaliativas AD1 – Fóruns Trata-se de uma atividade assíncrona que viabiliza a troca de informações, de impressões de leituras e de conhecimentos prévios dos estudantes. Esse tipo de atividade permite o diálogo entre os estudantes do componente curricular, por intermédio e orientação do professor na formulação da questão chave do fórum, mas também dos tutores/ mediadores no processo de intervenção pedagógica. AD2 – Atividades discursivas Atividade individual com questões provenientes do mundo do trabalho discutidas presencialmente com os colegas de classe e tutor e posteriormente postado no Ambiente Virtual de Aprendizagem como um questionário aberto (discursivo).

São atividades que se caracterizam por questões fechadas do formato múltipla escolha. AP1 – Atividade presencial AVALIAÇÃO GERAL São atividades que se caracterizam por questões fechadas do formato múltipla escolha. É de responsabilidade do estudante procurar o professor/tutor presencial/tutor em seu horário de assistência, porém o professor/tutor presencial/tutor terá autonomia de convocar o estudante caso julgue necessário. Manual do Curso Técnico em Administração Outro elemento importante no processo avaliativo dentro da EaD é o Conselho de Classe, caracterizado como uma instância avaliativa que analisa, discute, orienta e delibera de forma colegiada sobre os processos de ensino e aprendizagem. A Presencialidade De acordo com a Resolução 06/2012 do CNE, a carga horária presencial nos cursos técnicos na EaD será de 20% e ela será contabilizada por meio de: • Assistir às aulas de forma presencial nos polos; • Realização de atividades de aprendizagem em grupo; • Participação nas atividades no AVA; • Realização da atividade avaliativa presencial; • Participação ativa nos seminários locais.

Concepções pedagógicas A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global (SAVIANI, 2012, p. Para que o docente fundamente sua prática, ele precisa considerar que vive em um contexto concreto de transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que tendem privar a humanidade de perspectivas de existência individual e social, pois as relações estabelecidas são de poder. Após revisão das tendências pedagógicas brasileiras e um breve levantamento das tendências pedagógicas pós-modernas, optou-se pelo aprofundamento nos estudos sobre a Teoria Histórico-Crítica, preconizada por Dermeval Saviani, Carlos Jamil Cury, Acácia Kuenzer e José Carlos Libâneo (Teoria Crítico-Social dos conteúdos2).

Esta definição justifica-se por tal tendência partir de uma análise crítica das realidades sociais e propiciar que as finalidades sociopolíticas da educação sejam efetivadas, sobretudo na busca da compreensão da realidade para poder transformá-la, por meio da construção de novas relações sociais que superem as desigualdades sociais e econômicas. Tais finalidades se coadunam com o previsto no PDI do IFPR: Para avançar na constituição de uma escola comprometida com a emancipação humana nos espaços de contradição da sociedade contemporânea, o IFPR insere-se como um lugar de aprender a interpretar o mundo para, então, poder transformá-lo a partir do domínio dos conhecimentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais, bem como dos seus processos de construção, necessários à superação dos conflitos 20 sociais, em uma sociedade cujas relações são, cada vez mais, mediadas pela ciência e pela tecnologia (IFPR, 2014, p.

Manual do Curso Técnico em Administração Delimitam-se, a seguir, aspectos relevantes a serem considerados sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e suas derivadas: Referencial Teórico Todas as concepções pedagógicas devem ter o suporte de uma teoria filosófica e de uma teoria psicológica que as subsidiem. Ser humano O ser humano é um sujeito histórico-social que precisa produzir constantemente sua existência. Em vez de se adaptar à natureza, ele adapta a natureza às suas necessidades, ele a transforma por meio do trabalho. O trabalho só pode ser realizado a partir do momento em que o homem antecipa mentalmente a finalidade da sua ação, ou seja, implica em ação intencional. Para Saviani (2012), ao mesmo tempo em que transforma sua realidade concreta, o homem se transforma pelas relações que estabelece no processo de produção, produzindo sua humanidade e alterando sua visão de mundo.

A escola é o espaço social responsável pela apropriação do saber universal, sendo que sua tarefa primordial é a difusão de conteúdos concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais. Não é suficiente satisfazer apenas as necessidades presentes, mas deve buscar despertar outras necessidades, acelerar e disciplinar os métodos de estudo, exigir o esforço do discente, para que este se mobilize para uma participação ativa. Manual do Curso Técnico em Administração Métodos de ensino Os métodos estão subordinados aos conteúdos. Como o objetivo é privilegiar a aquisição do saber vinculado às realidades sociais, os métodos devem propiciar a correspondência dos conteúdos com os interesses dos estudantes, para que estes alcancem a compreensão da realidade. Os métodos de uma pedagogia Histórico-crítica relacionam a prática vivida pelos estudantes com os conteúdos propostos pelo professor.

A introdução explícita dos novos elementos de análise, feita pelo professor, provocam a ruptura com o conhecimento anterior. Seminários Locais (duração 36h/a): este componente permitirá que o estudante aplique os conhecimentos adquiridos nos demais módulos, de acordo com o contexto econômico e social, local/regional de sua inserção. Para fins de cumprimento da missão do IFPR, visando a oferta de uma educação de qualidade, com foco na formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade, com visão sistêmica, que tenham como valores a ética, a inclusão social, e que respeitem a diversidade humana, cultural e características regionais, o Curso seguirá legislações específicas que tratam de temas transversais. Estes devem necessariamente permear a prática educativa, apoiando-se também na interdisciplinaridade e transversalidade, e serão abordados no Curso conforme descrito no quadro abaixo: Manual do Curso Técnico em Administração Módulo II (duração 308h/a): o estudante construirá competências básicas para o recrutamento e seleção de talentos, sobre o mercado e clientes, além da administração de materiais e estoque.

Temas geradores Componentes do PPC Lei nº 10. e 11. de 23 de setembro de 1997. Educação para o trânsito. Lei nº 11. – Educação Alimentar e Nutricional. Manual do Curso Técnico em Administração Há 5 vídeos de séries especiais referentes aos temas Decreto nº 7. Funções básicas da administração; características do administrador contemporâneo; stakeholders; o papel social das organizações; conceitos de eficácia e eficiência; conceitos de: planejar, organizar, dirigir e controlar. Conceito de administração. Funções da administração. O administrador contemporâneo. As organizações e seu impacto na sociedade. Componentes do planejamento tático e o planejamento operacional; políticas para os departamentos das organizações; informações organizacionais; tipos de planos e políticas organizacionais; função e formato de diferentes tipos de programas operacionais; fluxogramas, calendários, cronogramas e orçamentos; procedimentos e rotinas.

Manual do Curso Técnico em Administração Curso: Técnico em Administração 29 Diretoria de Educação a Distância do IFPR Curso: Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Componente Curricular: Pesquisa de mercado Carga Horária (hora aula): 21h/a Período letivo: Módulo1 Ementa: A importância do estudo e da pesquisa. O que é e para que serve a pesquisa de mercado. Como se faz uma pesquisa de mercado. Identificação e delimitação do problema de pesquisa de mercado; objetivos e abrangência do processo de pesquisa; fontes para pesquisa; construção de pesquisas de mercado; fontes primárias e secundárias de pesquisas; tipos de instrumentos de pesquisas e dados; o uso da informação para tomada de decisões.

Liderança. Reconhecer estruturas formal e informal; componentes, níveis de influência e de abrangência; formas de estruturas organizacionais; novas abordagens de estruturas organizacionais e tendências. Diretoria de Educação a Distância do IFPR Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Componente Curricular: Gestão de pessoas Carga Horária (hora aula): 21h/a Período letivo: Módulo 1 Ementa: Recrutamento e seleção. Treinamento e desenvolvimento. Avaliação de desempenho. Diretoria de Educação a Distância do IFPR Manual do Curso Técnico em Administração Curso: Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Componente Curricular: Orçamento financeiro Carga Horária (hora aula): 43h/a Período letivo: Módulo 1 Ementa: O orçamento financeiro. O balanço patrimonial.

A demonstração do resultado de exercício. Orçamento de caixa. Planejamento de entradas e saídas. a imagem da organização. Comportamento do Consumidor. Os 4 p’s do Marketing. Posicionamento e segmentação de mercado. Manual do Curso Técnico em Administração Diretoria de Educação a Distância do IFPR Diretoria de Educação a Distância do IFPR Curso: Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Componente Curricular: As pessoas: o bem mais valioso da organização Carga Horária (hora aula): 21h/a Período letivo: Módulo 3 – Etapa 1 Ementa: Direitos Humanos. Educação Alimentar e Nutricional. Diretoria de Educação a Distância do IFPR Manual do Curso Técnico em Administração Curso: Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Componente Curricular: Recrutamento e seleção de talentos Carga Horária (hora aula): 21h/a Período letivo: Módulo 2 Ementa: Recrutamento e seleção de pessoal.

Ambientação de pessoal. Aptidões pessoais. Testes de personalidade. O direito do trabalho. A jornada de trabalho. Rotinas do departamento de pessoal. Salário, benefícios encargos trabalhistas. Conhecimento de cada função do conjunto de cargos da empresa; descrição de cargos; requisitos necessários que os ocupantes dos cargos devem atender; remuneração; plano de carreira; análise, desenhos e avaliação de cargos; estrutura e pesquisa salarial, folha de pagamento. Relação custo benefício. Alavancagem operacional. Custeio direto ou variáveis. Margem de contribuição e limitações na capacidade produtiva. Decisões especiais: produzir ou comprar, alterações de tecnologia. Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo; envelhecimento; ética. Diretoria de Educação a Distância do IFPR Curso: Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Componente Curricular: De olho no cliente Carga Horária (hora aula): 21h/a Período letivo: Módulo 2 Ementa: Estudo constante do consumidor e das tendências de mercado.

Modelos de comportamento do consumidor. Segmentação do mercado: técnicas, tipos e estratégias. Estratégias de marketing face ao contexto brasileiro. Diretoria de Educação a Distância do IFPR Curso: Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Carga Horária (hora aula): 21h/a Período letivo: Módulo 3 Ementa: Principais demonstrativos financeiros; índices de: liquidez, endividamento; atividade e rentabilidade. Administração do ativo circulante. Administração do passivo circulante. Fontes de recursos a longo prazo. Política de Dividendos. Series de capitais. Alternativas de investimentos. Diretoria de Educação a Distância do IFPR 42 Curso: Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Manual do Curso Técnico em Administração Componente Curricular: Controle da produção e de materiais Carga Horária (hora aula): 21h/a Período letivo: Módulo 3 Ementa: Os tipos de controle da produção.

O controle de estoques: ponto de pedido, intervalo de ressuprimento, lote econômico de compra; métodos de controle de fluxo de estoques: PEPS, PVPS; ERP. Estudo do gerenciamento da administração de recursos materiais, como função básica de administração. O que é qualidade. Qualidade e processos. Gestão da qualidade total. PDCA. Kaizen. Importação e Exportação. SISCOMEX. Fatura pró-forma. Registro de exportador e de importador. Tributos, fretes e seguros. Empreendedorismo e o método de como aprender a se tornar empreendedor. Visão, oportunidade e criatividade. Diretoria de Educação a Distância do IFPR Curso: Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Carga Horária (hora aula): 36h/a Período letivo: Ementa: Desenvolvimento de projetos que objetivem um diagnóstico situacional e regional do campo de atuação profissional e sua inserção no mundo do trabalho.

Propostas para a solução de problemas encontrados regionalmente para o pensamento local. Atividades práticas do estudante que contextualizem os conteúdos teóricos do curso ao campo de atuação no mundo do trabalho. Acesso em: 7 de janeiro de 2016. Lei n. de 29 de dezembro de 2008. Instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais. Disponível em: < http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/Leis/L9394. htm>. Acesso em: 7 de janeiro de 2016. Ministério da Educação/CNE/ Câmara da Educação Básica. Resolução n. de 3 de fevereiro de 2005. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto n.

Disponível em: <http:// portal. Brasília, 2008. Disponível em: <http://portal. mec. gov. br/setec/arquivos/pdf/pceb011_08. pdf>. Acesso em: 7 de janeiro de 2016. Ministério da Educação/CNE/ Câmara da Educação Básica. Resolução n. de 20 de setembro de 2012. Disponível em: < http://portal. mec. gov. br/index. php?option=com_docman&view=download&alias=11394-catalogo-nacional-versao2012-pdf&category_slug=agosto-2012-pdf&Itemid=30192>. INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS. Técnico em Administração. Disponível em: <http://www. ifnmg. edu. pdf>. Acesso em: 7 de janeiro de 2016. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2014/2018. Curitiba: Instituto Federal do Paraná-IFPR, dez/2014. Disponível em: < http://reitoria. C. O Uso da Tecnologia No Ensino de Língua Estrangeira. Revista Helb [on-line] Ano 6, n. Brasília: jan/2012. Disponível em: <http://www. C.

A Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1992. PALANGANA, I. C. Disponível em: < http://www. pnud. org. br/arquivos/rdh-2013. pdf>. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. ª Ed. São Paulo: Libertad, 2012. Manual do Curso Técnico em Administração Contatos da Educação a Distância – Instituto Federal do Paraná Recepção (41) 3535-1800 E-mail: recepção. ead@ifpr. br Coordenadora de Tecnologias Educacionais Carmen Sílvia da Costa E-mail: carmen. costa@ifpr. edu. br Coordenadora de Ensino Técnico Vania Carla Camargo E-mail: vania. camargo@ifpr. br Pedagogas Gioconda Ghiggi E-mail: gioconda. ghiggi@ifpr. edu. br Rebeca Szczawlinska Muceniecks Ferreira E-mail: rebeca. ferreira@ifpr. br Coordenadores Gerais de Cursos Técnicos Curso: Administração Marcia Valéria Paixão E-mail: valeria.

paixao@ifpr. edu. br Curso: Agente Comunitário de Saúde Vania Carla Camargo E-mail: vania. camargo@ifpr. br Curso: Segurança no Trabalho Alexandre Dullius E-mail: alexandre. dullius@ifpr. edu. br.

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