Acabamentos Internos e Externos a Relação entre Estruturas de Acabamento e Construção Sustentável

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Baseados em literatura científica de fontes confiáveis, vamos estudar e verificar modelos já atuantes no mercado, seus impactos e transformações, para concluir o quão benéfico pode ser este processo. Palavras-Chave: Acabamentos Internos e Externos; Construção Sustentável; Inovações em Acabamentos. Introdução Entendendo que há uma grande demanda por construções que tenham em sua estrutura uma preocupação com fatores sustentáveis, sendo responsáveis por não somente formar uma obra de uso definido, como também por utilizar materiais de controle ambiental, que podem contribuir para um local desprovido de elementos que prejudiquem seu arredor. Precisamos lembrar que seguir este caminho se torna um pouco difícil, visto que há uma necessidade de materiais específicos com profissionais que tenham conhecimento sobre seu uso, e como pode propiciar o resultado sustentável esperado, impactando beneficamente na construção.

Podemos ressaltar como uma das fases de maior importância na aplicação desta técnica, que os acabamentos, tanto internos quanto externos, são etapas importante para aplicação de materiais sustentáveis, garantindo aspectos positivos, que poderão não somente tornar seu impacto menor para o ambiente, mas também beneficiar também de outras maneiras o dono do local, contando com obras que facilitem economia de energia, otimização de espaços, redução de consumo de recursos naturais, aumento da lucratividade e melhor apresentação social (BISSOLI, et al, 2009). Metodologia Para realizar este trabalho, segue-se uma pesquisa em formato de revisão bibliográfica, que procura analisar textos de fontes e publicações confiáveis (Scielo, Scholar, IBGE, entre outras), onde foram selecionados os estudos recentes, sendo retratados os estudos mais antigos do ano de 2001 em relação a trabalhos para revisão, sendo dados históricos apresentados para complementar o texto sem alterar datas.

Entre os trabalhos selecionados, eles serão verificados separando aqueles que trazem descrição detalhada e metodologias realizadas em trabalhos práticos sobre o tema, seja por relatos de práticas ou por práticas estatísticas para sua compreensão. Para a formação do corpo de texto, busca-se trazer uma comparação entre diferentes autores, analisando seus critérios e ensinos, aplicação em diferentes realidades de convivência, entendendo as diversas aplicações e casos que podem requerer atendimentos que sejam diferenciados, voltados para o caso em questão. Os artigos são voltados para os temas conforme descritores escolhidos citados abaixo, com filtro por textos em português, espanhol e inglês, com foco em estudos realizados no Brasil, visando buscar uma pesquisa de abrangência próxima, dentro do contexto da sociedade local, além desses filtros, foram utilizadas também buscas em um período de no máximo 10 anos sobre as implantações, visando estudar uma incidência recente para que o estudo seja feito com base em resultados atuais, trazendo precisão à pesquisa.

Trazemos na programação um tempo de pesquisa que será suficiente para que se possa ler, entender e estruturar um trabalho, que sirva como um guia orientador, tanto para abrir portas para futuras pesquisas nesta temática, assim como incentivar que haja um fornecimento maior de material para que atuantes da enfermagem consultem e estejam aptos a melhorar suas técnicas e aprender mais, trazendo a melhoria sobre a divulgação das construções sustentáveis. Este é um elemento que pode ser trabalhado em conjunto com outros, por exemplo, unindo suas fibras com vidro, cimento e vários outros materiais, o que garante que variados benefícios, agregando ambos os pontos positivos em uma só estrutura. Suas formas mais adequadas para essa aplicação são: Taquaraçu, Dendrocalamus e Phyllostachys Pubescens.

GARZÓN, 2008). Há também o lado oposto de sua implementação, que pode ser visto quando há um uso inadequado, com colocação fora de local, fazendo com que a estrutura perca sua resistência e maleabilidade, podendo oferecer um risco aos usuários, esse é um caso, por exemplo, de edifícios que contenham mais de um andar, o que não é recomendado para este tipo de estrutura. OLIVEIRA, 2018). Além disso entre suas características intrínsecas podemos citar: • Durabilidade: durante sua fabricação o material é limpo de qualquer resíduo orgânico que possa conter, trazendo conservação ao produto; • Conforto térmico: o material produzido traz como vantagem no uso o controle de temperatura fria, o que preserva o ambiente fresco mesmo com elevação de temperaturas; • Baixa infiltração: não permite que o material agregue líquidos, prevenindo manchas e degradação do material, o que mantém sua durabilidade; • Variedade de modelos: versátil em acabamentos de diferentes visuais, permitindo diversas e inovadoras peças conforme as tendências locais.

Por ser uma peça versátil é possível que seja fabricada de maneiras diferentes e com um uso e cuidados específicos para cada uma. Elas podem ser divididas entre porcelanato técnico ou esmaltado, no qual as duas possuem grande resistência mecânica porém uma tem um foco maior em camadas de esmalte. Seus acabamentos também podem variar nas seguintes opções: • Polido: são os materiais que contam com uma apresentação lisa e brilhante, pode tornar a peça escorregadia quando molhada, então se uso de torna indicado para locais secos e internos; • Natural: não é tão polido, tornando-se menos escorregadio, porém ainda fácil de limpar por sua apresentação compacta e retilínea sem grandes infiltrações, fabricada com maior foco para locais úmidos como banheiros e áreas externas descobertas; • Ext (externo): aqui trabalha-se com um produto de grau maior de aspereza, que funciona evitando riscos de queda por escorregamento, porém torna sua limpeza mais demorada por não deixar fluído o acesso de panos ou equipamentos, indicado para áreas continuamente molhadas como piscinas e jardins.

MESTRE, 2002). Podemos ressaltar também que a preocupação com os gastos e lucros advindos deste processo, que é esclarecida quando percebe-se que há uma necessidade de investimento, algumas vezes até de grande valor, pois trata-se de produtos e técnicas específicas que precisam de produção e profissionais habilitados para sua aplicação e manutenção, além de um projeto viável para tal empreendimento. Porém, após esta fase, melhorias podem ser observadas, o local agrega valor ao seu imóvel, tem menos necessidade de estruturas de alto valor para manutenção, precisando de menores reparos, além de verificar que pode gerar eficácia dependendo do caso em que for aplicado, como por exemplo, uso de painéis solares que podem trazer uma redução no consumo de energia, fornecendo luz e aquecimento, ao mesmo tempo em que atua como um elemento estético para composição de finalização de telhados.

Entre estes e outros motivos, é possível distinguir no estudo que ambientes sustentáveis são uma grande evolução no processo de acabamentos internos e externos de obras, sendo responsáveis por fazer uma colaboração conjunta com o setor de construção civil e o ambiental. Assim, deve-se ser uma alternativa que tende a crescer e baseada na pesquisa com potencial para melhorias contínuas. Conclusão Conforme apresentado durante este trabalho, foi evidenciado sob várias perspectivas que há mais vantagens que desvantagens quando utilizados acabamentos que são sustentáveis. n. BISSOLI, M. REMIBISK, F. D. ALVAREZ, C. DUNNETT, NIGEL. KINGSBURY, NOËL. Planting Green Roofs and Living Walls. Portland, Oregon. U. S. V. BETIOL, L. S. et al. Boletin de la Sociedad Española de Cerámica y Vidrio, v.

n. p. ROGERS, R. GUMUCHDJIAN, P.

320 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download