ABERTURA DE CAPITAL Estudo de Caso: STRONG STEEL

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Administração

Documento 1

DESAFIO 03 – GESTÃO DE PESSOAS 7 2. DESAFIO 04 – GESTÃO DO CONHECIMENTO 8 2. DESAFIO 05 – PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO 9 3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12 1 INTRODUÇÃO O presente projeto interdisciplinar do Curso Superior de Administração tem a missão de definir e descrever a importância Abertura de Capital em uma Indústria, buscando contribuir para aplicar todas as definições teóricas, inclusive no estudo de caso, à realidade vivenciada, focando nas áreas da Gestão Ambiental, Mercado de Capitais, Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento e Planejamento Financeiro. Por meio da pesquisa qualitativa, registrou-se a ligação teoria-prática a fim de contribuir com a formação profissional e seu pleno amadurecimento pessoal. A Produção Textual Individual representa a formação do estudante através da devida instrumentação profissional teórica, prática e legal, lhe permitindo intervir nas rápidas e constantes mudanças sociais e de mercado, tomando decisões assertivas com relação ao teor das disciplinas.

” b) O que é a norma ABNT NBR ISO 14001 e quais os passos para que a “Strong Steel” obtenha esse certificado? Segundo a ABNT (2004) e à NBR ISO 14001, as normas de gestão ambiental têm por objetivo prover às organizações os elementos de um sistema ambiental eficaz, passível de integração com outros elementos de gestão, de forma a auxiliá-las a alcançar os seus objetivos ambientais e econômicos. Tal norma abrange diversas áreas do gerenciamento ambiental como auditoria ambiental, rotulagem e declarações ambientais, avaliação de desempenho ambiental e outras. É um conjunto de diretrizes que, buscando alcançar os resultados comuns das companhias, possuem um laço comum relativo à proteção do meio ambiente. Para uma indústria, como a Strong Steel, conquistar o certificado da NBR ISO 14001, precisa antes se formalizar por parte da direção, perante todos os sócios, acerca do desejo da instituição em adotar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), deixando claras as diversas mudanças que poderão ocorrer em todas as metodologias internas, a fim de se comprometer, inclusive, com as mudanças financeiras e de organização.

Deverão ser promovidas palestras de conscientização e de esclarecimentos da abrangência pretendida, realização de diagnósticos ambientais, formação de grupos de trabalho, cronogramas de implantação. Deve haver a contratação de um intermediário financeiro que, juntamente com a Companhia, definirá as características da oferta pública inicial de ações, volume de recursos na captação, composição primária e secundária, definição da faixa de preço da ação, marketing da oferta, roadshow e bookbuilding. b) Conforme análise setorial, as ações de empresas do setor metal mecânico apresentam um nível de risco beta de 1,5. A taxa para aplicações em renda fixa (RF) é 5% ao ano, e o retorno esperado do mercado é de 12% ao ano. Com base nessas informações, determine a taxa de retorno mínima exigida pelos investidores para comprarem ações da “Strong Steel”.

Sabendo que o risco beta é alto (1,5), o valor da taxa mínimo de retorno, que é uma medida relativa que demonstra o quanto rende um projeto de investimento, considerando a mesma periodicidade dos fluxos de caixa do projeto, é de 12,75%. Pois, é possível afirmar que são estes ativos intelectuais, como conhecimento, ideias, experiências e inovações dos indivíduos, que, quando identificados, agregam valores ao negócio. Já para Edvinsson e Malone (1997), o capital intelectual é estrutural e corresponde a toda a capacidade, conhecimento, habilidade e experiência individuais dos empregados na realização de suas funções em seus postos de trabalho. Garantir um capital intelectual brilhante garante competitividade num mercado instável e moderno como o da metalurgia. b) Que modelo de gestão é o mais adequado para a “Strong Steel”, no estágio em que ela se encontra? O modelo de gestão mais adequado para o atual momento da Strong Steel seria o Modelo Contingencial, pois ele aborda sistematicamente o funcionamento da organização e possui a visão de servir como suporte para a solução de problemas contingenciais, ou seja, em um momento de adaptações, de erros e acertos, de mudanças de processos, é preciso ter controle e aprendizado para o crescimento mútuo.

DESAFIO 05 – PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO a) Existem diversos motivos para manter o saldo em caixa, por quais motivos a “Strong Steel” deve manter saldo em caixa? Justifique. É através do planejamento financeiro e orçamentário, inclusive, que se visualiza as mudanças, se controla, se reedita as decisões. A controladoria, por exemplo, braço da gestão financeira, elenca índices basilares para o andamento das operações diárias. Todo gestor precisa dessas ferramentas para fazer as incursões necessárias e fazer a sua companhia crescer. CONCLUSÃO A presente Produção Textual Individual busca condensar analiticamente como se relaciona a prática e teoria da requisição à Abertura de Capital na Bolsa de Valores de uma indústria metalúrgica, através do conhecimento de alternativas das Disciplinas Gestão Ambiental, Mercado de Capitais, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas e Planejamento Financeiro.

A importância de possuir tais conhecimentos para o futuro Gestor é crucial haja vista que tal profissional necessita endossar o seu papel com eficiência dentro de qualquer organização e que, além de líderes, almejam ser formadas e preparadas para enfrentar crises e problemas, mantendo os índices de desempenhos sempre positivos. TACHIZAWA, T. CARVALHO, A. B. de. Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

84 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download