A Working Peace System

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Comunicações

Documento 1

Os que advogavam por uma federação internacional afirmavam que a Liga não foi longe o suficiente: uma federação proporia uma união mais intensa entre grupos menores e as atividades seriam mais intrincadas. A Liga, de acordo com o autor, não falhou por estar sobrecarregada, mas em inanição. Poderia ter imposto mais sanções que não seriam suficientes e ainda que tivesse agido intensamente em nome da segurança, tampouco teria sido o bastante. Tal sistema precisa tomar parte das atividades do Estado-nação, tal qual este necessita tomar para si atividades controladas por corpos locais. A Liga falhou, pois não pôde se adaptar e aprofundar o processo de ajustes necessários para uma sociedade que estava em transição. Então, afirma que as mudanças sociais da época não permitiam mais laços tão formais e que o nacionalismo do séc.

XX era parecido em vários países, podendo ser usado como ponto convergente. PERPLEXIDADES DA FEDERAÇÃO Mitrany questionou quão efetivo poderia ser uma federação no sentido de caminhos políticos. O autor discorreu sobre a tentativa de diferenciação entre uma união de “povos” contra uma união de “Estados”, sendo que uma federação deveria ser do primeiro tipo. Nesta concepção, o povo está separado do Estado e é ele que deve ser unido, não as unidades políticas. ” (MITRANY, 1943, p. O autor seguiu questionando os esquemas seccionais. O primeiro efeito negativo seria que um grupo seccional forçaria que as unidades não pertencentes formassem um “contra-grupo”. Para neutralizar este perigo, os que defendem esse tipo de união propõem a ligação a uma união maior, provavelmente universal.

A diferença entre uma união seccional e uma universal, entretanto, não é de grau, mas de essência. A abordagem constitucional atrasaria a ação, de acordo com o autor. O método funcional, no entanto, apesar de parecer frágil, seria mais sólido e definitivo, pois não mexe com fundações e instituições prévias, além de iniciar a reconstrução com esforço comum sem disputa sobre modos estabelecidos. A única diferença seria uma da ordem prática de prioridade de necessidades, que poderia ser trazida por qualquer distúrbio social: epidemia, crise econômica - ou os dois - ou terremoto. Para todo o resto, uma ação e período iria juntar-se a outros, de acordo com as circunstâncias.

As duas circunstâncias apontam para a vantagem da prática funcional. A questão é encontrar uma associação que mostraria uma relação entre autoridade e responsabilidade medida e estável. Este problema não é completamente evitável em uma organização funcional, mas segundo o autor, é suficientemente mitigado. Mitrany afirmou que a questão de sua geração é que os interesses comuns se fundem sem interferir com os modos particulares - é um problema parecido nas esferas nacionais e internacionais, o de buscar alternativas ao totalitarismo. Uma organização de produção e distribuição com planejamento e controle centralizado não pode mais ser evitado, não importa a doutrina da constituição. A democracia liberal precisa de uma redefinição das esferas públicas e privadas, mas estas definições não podem estar fixadas, pois variam sob a pressão social e conforme demandas e necessidades.

Segurança, por exemplo, deve ser organizada regionalmente e as questões judiciais organizadas por meio de hierarquias de cortes. Há uma virtude principal no arranjo funcional que é a auto-determinação. As dimensões funcionais determinam a si mesmas e o método por si determina seus próprios órgãos. A própria prática revela a natureza da ação requerida e de que forma os poderes são necessários. A função determina os instrumentos executivos de cada atividade. POR AÇÕES FUNCIONAIS PARA A SOCIEDADE INTERNACIONAL A ideia com as organizações funcionais é que as “amputações políticas” devem cessar. Nossas atividades, no modelo constitucional, são cortadas nos limites dos Estados porque estes possuem natureza legalista. O modelo funcional atua sob as constituições federais, porém “O arranjo funcional pode, de fato, ser relacionado como elemento orgânico de um federalismo à prazo.

Mas tal federalismo se viesse seria o crescimento sólido de uma seleção natural e evolução, testado e aceito por experiência e não uma criação de mesa verde, expandido e maltratado por todos os ventos da vida política. ” (MITRANY, 1943, p. O objetivo, de acordo com Steffek (2014) era libertar a humanidade da guerra e dos perigos do poder político excessivo na mão de poucas pessoas. A leitura tecnocrata e focada em problemas que se faz do autor atualmente, para Steffek e Green, uma má compreensão de suas teorias. REFERÊNCIAS GREEN, A. W. Mitrany Reread With The Help Of Haas And Sewell.

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