A utilização de ferramentas de gestão para a otimização do fluxo de estoques em uma empresa do segmento de con

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

THE USE OF MANAGEMENT TOOLS TO OPTIMIZE THE FLOW OF INVENTORIES OF A COMPANY OF THE MANUFACTURING SEGMENT ABSTRACT Inventory management is a challenge present in all production companies and, at Sly Wear, a company in the women's clothing industry, it is no different, since, through observations in a product line, considering the production and sales of a given collection in a given period, we intend to indicate a tool to optimize inventory flow , analyze punctually the inputs and outputs of this collection and identify the possibilities of improvements for this productive flow through an ABC curve. As for the procedures and methods this research is classified as bibliographic and data collection and as to the nature of the data is characterized as qualitative and quantitative and that, at its end, presents the possibilities of improvements in the process of inventory management of finished products of the company Sly Wear.

Keywords: ABC Curve, Productive Companies, Inventory Management. INTRODUÇÃO A gestão de estoque é de fundamental importância para o sucesso empresarial, uma vez que ela trata de uma parcela do ativo da empresa. Nessa direção, importa saber que estoque é o acúmulo armazenado de recursos materiais em um sistema de produção e/ou operações (MARTINS; CAMPOS ALT, 2009). Sua utilização é proporcional ao volume de produção; • Produtos em Processos: São materiais que estão em diferentes etapas do processo de fabricação. Abrange todos os materiais em que a empresa executou algumas espécies de processamento ou transformação, mas que ainda não se encontram na forma acabada para a venda; • Produtos Acabados: São os produtos de fabricados prontos para a venda. Corrêa e Corrêa (2008) afirmam que, para os gestores de operações e para os gerentes financeiros, a gestão de estoques surge como uma das maiores preocupações.

Já na perspectiva operacional, os baixos estoques significam indisponibilidade de atendimento ao cliente, enquanto na visão financeira, os estoques mais altos significam dinheiro parado e, consequentemente, maiores custos envolvidos na operação. Desta forma, os estoques em processos não agregam valor aos produtos acabados, e por isso, necessitam serem minimizados, sempre que possível. Entretanto, estoques absorvem capital que poderia ser aplicado em outros investimentos e podem elevar a rotatividade, liberar ativos e economizar o custo de manutenção do estoque. Dessa forma, Nogueira (2012) define que as empresas precisam de uma política de estoque adequada, para que não se tenha material em excesso e nem em falta. O custo da falta de estoque é contrabalanceado pelos outros custos de aquisição, de armazenagem, de pedido e de falta.

Nogueira (2012) afirma também que a falta de um determinado produto acabado representa a perda de clientes, acarretando em custos para reconquistá-lo e esses custos são maiores que o de conquistar um novo consumidor. Em cada setor, esse balanceamento é diferente, variando de acordo com a estratégia de mercado da empresa. Para alguns problemas fundamentais, o JIT apresenta enfoques específicos: Tabela 1: Enfoque JIT para alguns problemas Problemas Solução JIT Máquina não confiável. Torná-la confiável. Gargalos grandes; Tamanhos de lote. Atacar os gargalos e aumentar a capacidade; Produzir as necessidades do cliente Longo lead time de produção Melhorar a flexibilidade da produção e reduzir o tempo de set up; Melhorar os processos. Fonte: Ching (2010, p. Segundo Gil (2002), pesquisa quantitativa envolve tudo o que pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las.

Quantos aos objetivos a pesquisa se classifica como pesquisa intervencionista que, de acordo com Westin e Roberts (2010), é considerada como uma linha da pesquisa-ação, sendo referida como uma técnica que pode produzir resultados pertinentes, visto que o objetivo é juntar a teoria com a prática, isto é, utiliza-se da técnica de estudar o objeto em sua prática cotidiana, mas sempre com a finalidade de gerar contribuições teóricas relevantes. Para Jonsson e Lukka (2007), a abordagem se caracteriza pela mudança de postura do pesquisador, o qual atua como um agente interventor no processo, com isso ele deixa de somente analisar os dados para chegar a conclusões, e passa a atuar sobre o objeto de estudo. Jonsson e Lukka (2007) apontam ainda que alguns benefícios sobre essa abordagem, como a própria organização estudada beneficia-se do processo de intervenção e se existe a criação de um ambiente de estudo para o pesquisador e como é possível gerar novos conhecimentos alinhando teoria e prática.

Quanto aos procedimentos e métodos se classifica como bibliográfica e levantamento de dados, em que a análise do questionário, a interrogação com os sujeitos é direta. ANÁLISE DOS RESULTADOS 6. Histórico da empresa A Sly Wear é uma marca de roupas brasileira, voltada exclusivamente ao mercado de moda feminino. Fundada em 1991 com o nome Feito Criança, a marca evoluiu rapidamente e consolidou-se no ramo infantil. Sempre observando as mudanças e evolução do mercado da moda, em 2005 surgiu a marca Sly Wear, já com uma linha de roupas voltada ao segmento adulto, porém ainda com grande foco no público infanto-juvenil. A marca evoluiu naturalmente, o mix de produtos aumentou e a Sly Wear tornou-se uma marca com estilo atemporal, que tem dentro de suas três coleções anuais, roupas para qualquer momento do dia, desde o jeans mais básico ao vestido sofisticado de festa.

Peças de 2ª mão 4. Peças utilizáveis 149. SOBRA DE PEÇAS 5. Fonte: próprio autor Um dado observado é o que indica a quantidade de peças faltantes, igual a 18. oriundo de uma produção de 154. Por meio de levantamento bibliográfico, fundamentando as teorias que envolve a gestão de estoques e da análise de dados desta determinada linha de produtos, observamos que existem oportunidades de melhorias, principalmente no controle das peças produzidas e naquelas que ficam em estoque. Indiquem claramente em que partes foram atingidos os objetivos específicos do trabalho. Ex: a) análise do fluxo de estoque atual foi atingido porquê. e assim por diante Para tanto, indicamos neste trabalho que as boas práticas de gestão de estoques envolvem o planejamento, a adoção de ferramentas de controle, o acompanhamento do giro dos produtos e um sistema integrado de controle, para que a empresa possa extrair dados confiáveis das linhas de produção e analisa-los por meio de indicadores quantitativos e qualitativos.

Observamos que a adoção da ferramenta curva ABC permite a Sly Wear entender a importância da gestão de estoques de uma determinada linha, classificando-a pelo grau de importância e por sua significância dentro da formação do lucro da empresa. Porto Alegre: Bookman, 2006. BOWERSOX, D. J. CLOSS, D. J. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Cengage Learning, 2013. CORRÊA, H. L. CORRÊA, C. São Paulo: Atlas, 2009. FRANCISCHINI, Paulino Graciano; GURGEL, Floriano do Amaral. Administração de materiais e do patrimônio. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. GIL, Antônio Carlos. In CHAPMAN, C. S. HOPWOOD, A. G. SHIELDS, M. Disponível em: http://asaa. anpcont. org. br/index. php/asaa/article/view/134. São Paulo: Atlas, 2007. MARTINS, P. G. CAMPOS ALT, P.

R. São Paulo: Imam, 2008. NOGUEIRA. Amarildo de Souza. Logística empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. São Paulo: Atlas, 2012. Metodologia Científica: Conceitos e definições. FAETEC/IST, Paracambi, 2007. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. ed.

96 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download