A utilização da função exponencial no achatamento da curva Covid-19

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Matemática

Documento 1

E com essa nova doença chamada de “Coronavírus” não será diferente. O seu papel é fundamental para conseguirmos desenvolver ações que proporcionaram o achatamento da curva de contaminação que por sua vez nos ajudará no enfretamento da doença fazendo com que o nosso sistema de saúde não venha ao caos. Doença Covid-19 e a importância do achatamento de sua curva para conter a pandemia A doença que pensávamos ser apenas dos chineses chega a nosso país e já fez milhares de óbitos no mundo inteiro de todas as faixas etárias, contendo ou não patologias no sistema respiratório. A doença é classificada como uma síndrome respiratória aguda ocasionada pelo Sars-Cov-2 o novo coronavírus tipo 2.

E até o momento ainda não possui um tratamento específico ou vacina para conter os avanços da disseminação da doença no mundo. Várias de suas tabelas trazem registros de tabelas com números exponenciais, por meio das quais eles calculavam juros compostos. As potências foram utilizadas na Antiga Grécia por Arquimedes (287-212 a. C) e Diofante, no século III. Arquimedes, em uma de suas teorias, mostrou que para preencher o Universo seriam necessários grãos de areia; e Diofante, em sua principal obras, Arithmetica, apresentou um sistema de abreviações para potências. Na Europa no século XVI, Nicole Oresme sugeriu, em sua obra, Algorismus proportionum, o uso de notações especiais para potências fracionárias e as primeiras ideias sobre as potências irracionais.

Pelas propriedades de potência, temos na função exponencial , Logo, podemos dizer que o par ordenado (0,1) corta o eixo das ordenadas de todas as funções exponenciais. Exemplo de contextualização do uso da função exponencial: A quantidade de pessoas contaminadas pelo vírus Covid-19 dobra a cada 30 minutos. Em uma análise realizada, inicialmente foram registradas 1000 casos de pessoas contaminadas pela doença após um período de tempo foi constatado que havia pessoas contaminadas. Qual foi o tempo de propagação do vírus? Resolução: primeiramente precisamos criar uma tabela que relaciona o tempo com o número de novos casos da Covid-19. Tabela 1: Relação entre tempo e quantidade de novos casos Tempo Quantidade de Casos 0 1000 30 2000 60 4000 90 8000. Figura 4: Curva Logística Fonte: próprio autor, 2020.

Explicando o gráfico acima que representa a curva logística de qualquer epidemia que possa ocorrer. Temos o gráfico em azul representando o crescimento do número de casos em exponencial, em um dado momento chegaremos a um “ponto de inflecção” que é representado pelo ponto A e a partir dele o número de casos cresce, porém não em uma proporção tão grande (quanto a exponencial) chegando ao pico de casos (representando o maior valor, neste caso o ponto D) e a partir do pico o gráfico começa a decrescer. Sabemos que chegamos ao ponto de inflecção quando o nosso gráfico mudar de curvatura, ela era positiva e a partir dele a se torna negativa. Neste ponto o , ou seja,.

 Curso Prático de Matemática. São Paulo: Moderna, 1998. p. CUNHA, Carolina.  O que é curva exponencial de uma pandemia? - Entenda o ritmo do crescimento das infecções do coronavírus. P&B. Disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=9toJ5X3lTCE. Acesso em: 20 abr. s1679-49742020000200008. Disponível em: http://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222020000200900. unesp. br/bitstream/handle/11449/143477/silva_rf_me_sjrp_sub. pdf?sequence=6. Acesso em: 19 abr.

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