A Telefonia Móvel Como Instrumento de Customização Empresarial

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Economia

Documento 1

Este estudo identificará o papel central que o setor exerce atualmente para o modelo de negócios das empresas, alinhado às teorias e definições relacionados a vantagem competitiva que proporciona na gestão das organizações. A presença da telefonia celular no ambiente de trabalho, as facilidades proporcionadas pelas novas tecnologias e os formatos de comunicação (voz e dados) são fatores primordiais para a competitividade dos negócios. A telefonia-celular proporciona às empresas redução de custos e, portanto, economias de escala, acelerando fluxos de informações e aumentando a eficiência dos processos, incluindo melhor relacionamento com os clientes, expansão dos mercados e facilidade na comunicação interna. Em síntese, as empresas que sabem tirar proveito dessa nova realidade tendem a ampliar sua produtividade e faturamento.

Palavras-Chaves: Telefonia Móvel. Corporate Plan. Technology. Economy. Competitive Advantage. INTRODUÇÃO A história da telefonia celular no Brasil começou a ser contada a partir da privatização da organização pública Telecomunicações Brasileiras S. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicam ainda uma densidade de 119,84 dispositivos móveis por grupo de 100 habitantes. Isto significa que o número de usuários (assinantes) da telefonia móvel já supera o da telefonia fixa, modalidade que possui 43. milhões de clientes (ANATEL, 2016). A base de clientes das empresas de telefonia celular também passou por profundas mudanças. No início das operações o perfil dos usuários era majoritariamente de clientes individuais, marcados pela forte presença do telefone pré-pago, mas com o passar dos anos as operadoras voltaram-se para a conquista de mercado do chamado consumidor organizacional ou corporativo, através dos planos pós-pagos.

O cliente corporativo exige, desta forma, uma gama de ações de venda e pós-venda que serão apresentadas neste artigo. Por tratar-se de imprescindível ferramenta para prosperidade comercial, maior comunicabilidade entre funcionários da empresa, bem como agregar grande redução de custos, o serviço de telefonia móvel caracteriza-se como vital contratação por parte das empresas, motivo pelo qual se justifica a escolha deste tema. DESENVOLVIMENTO A globalização impôs um novo modelo de desenvolvimento fundado na tecnologia e na força da técnica. Neste período as corporações já não se restringiam ao território nacional e apresentavam uma ampla característica de internacionalização. Dessa forma IANNI (2001) explica, As corporações já não se concentram nem se sediam apenas nos países dominantes, metropolitanos ou ditos centrais.

Por outro lado, a tecnologia é um componente empresarial na medida em que faz parte do sistema interno das empresas, já incorporada a ele, passando assim a influenciá-lo poderosamente e, com isso, influenciando também seu ambiente de tarefa. CHIAVENATO, p. A tecnologia também impõe problemas e desafios, mas depois de dominada, oferece grande eficiência em relação à utilização de recursos para o alcance de objetivos. Segundo Chiavenato (CHIAVENATO, 2014) há dois tipos de tecnologia: a tecnologia física e concreta ou conceitual e abstrata. A tecnologia física e concreta envolve aquelas tecnologias tangíveis como todo tipo de máquina ou equipamento, podemos dizer que todo tipo de hardware - como os telefones celulares – são tecnologia física e concreta; já a tecnologia conceitual e abstrata é tudo que é tecnológico e não físico, analogamente todo o tipo de software, podendo ser incluído nesse grupo políticas, diretrizes, planos, metodologias, processos, regulamentação.

Fonte: Hooley, Saunders & Piercy (2005, p. Segundo Porter (1985 apud HOOLEY, SAUNDERS & PIERCY, 2005) há dois caminhos principais que podem gerar uma vantagem competitiva, o de liderança em custos e o de diferenciação, ao analisar como cada um deles podem ser alcançados Porter (1985 apud HOOLEY, SAUNDERS & PIERCY, 2005) assumiu uma abordagem sistêmica onde as operações corporativas são comparadas com uma “cadeia de valor” onde são consideradas desde a compra e recebimento de matérias primas até a entrega do produto final ao cliente, incluindo o pós-venda. Todas as operações da corporação, tanto as primárias como as operações de apoio podem agregar valor para o produto final ou serviço, este valor pode ser agregado tanto na redução do preço final do produto ou serviço quanto na sua diferenciação, conforme podemos observar na Figura 3 logo abaixo (HOOLEY, SAUNDERS & PIERCY, 2005).

Possuir Plano Corporativo em Telefonia móvel, por si só, já se caracteriza uma Vantagem Competitiva que determinada empresa pode possuir sobre suas concorrentes. A Tecnologia da Informação traz consigo, via de regra, diminuição nos custos e aumento de receita às organizações, motivo pelo qual caracteriza-se embasamento econômico suficiente para elaboração deste artigo. As fontes para pesquisa são do tipo secundárias, uma vez que já existem materiais publicados com as informações em questão. O estudo nesse artigo se apoia em pesquisas realizadas no portal da Anatel e em portais virtuais voltados ao mercado de telecomunicações, tais como das seguintes organizações: Teleco, Embratel e Unesco, organismos que trazem dados atualizados e importantes sobre as telecomunicações no Brasil. O setor de telefonia móvel acima de tudo é um sistema de informação que se tornou essencial para os administradores pois é essencial para que as corporações sobrevivam e prosperem.

Sistemas de informações possibilitam que as organizações estendam o alcance a maiores distâncias, possibilitando oferecer novos produtos e serviços, aproveitar oportunidades de melhorias em fluxos de tarefas e trabalhos, até mesmo mudar de forma significativa o modo com que os negócios são conduzidos (LAUDON & LAUDON, 2004). Quatro grandes mudanças de âmbito mundial estão alterando o ambiente empresarial. As operadoras formam equipes especializadas para realizar vendas diretamente às empresas, conforme aponta Haschelevici (2005). Esse novo modelo de venda demanda profissionais cada vez mais qualificados, completamente diferentes da figura do vendedor tradicional. Segundo Haschelevici (2005), o profissional recebe denominações variadas, de acordo com a nomenclatura adotada pela empresa, a exemplo de gerente de contas, executivo de vendas ou consultor. No entanto, o autor atribui-lhe a nomenclatura de “profissional de relacionamento e resultados” (Haschelevici, 2005, p.

Para que obtenha sucesso, exige-se um novo perfil desse vendedor. A Tabela 1 abaixo ilustra bem esse cenário onde no período de 2009 a 2014 houve sensível aumento de sete pontos percentuais no total da porcentagem das corporações que utilizam planos de celular, mostrando grande aumento na utilização deste tipo de serviço, além disso observa-se que quase todas as empresas com duzentos e cinquenta funcionários ou mais utilizam-se do serviço de telefonia celular, o que denota grande representatividade e tendência de aumento nas corporações da utilização do mesmo. Tabela 1: Celular Corporativo Quantidade de Funcionários Porcentagem de empresas que utilizam celular corporativo* 2009 2010 2011 2012 2013 2014 10 a 49 61% 61% 74% 69% 68% 68% 50 a 249 80% 82% 67% 85% 85% 86% 250 ou mais 90% 93% 87% 93% 96% 96% Total 65% 65% 74% 72% 71% 72% Fonte: Pesquisa TIC Empresas3 A Tabela 2 abaixo expõe o crescimento do mercado de telefonia celular corporativa por região do país.

Observa-se que o maior crescimento, de dez pontos percentuais, aconteceu na Região Centro-Oeste, em que a porcentagem de empresas que utilizam celular corporativo saltou de 57% para 67%, seguido da região Sul que teve aumento de 70% para 79%, também podemos notar o crescimento do mercado no Nordeste que cresceu de 60% para 68%, no mesmo período. No geral, não há nenhuma região do país em que houve resultados pessimistas para o serviço de telefonia celular corporativa, ao contrário, o setor mostra-se promissor e indica que o uso deste tipo de serviço é uma tendência nas corporações. Tabela 2: Celular corporativo por região Região do Brasil Porcentagem de empresas que utilizam celular corporativo 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Norte 62% 62% 64% 69% 61% 65% Nordeste 60% 64% 72% 70% 71% 68% Sudeste 65% 65% 74% 73% 73% 71% Sul 70% 67% 78% 73% 70% 79% Centro Oeste 57% 66% 78% 73% 71% 67% Brasil 65% 65% 74% 72% 71% 72% Fonte: Pesquisa TIC Empresas4 Esse cenário tem estimulado mais empresas a usarem a mobilidade em seus processos de negócios.

Estudo realizado em 2007 pelo Instituto Brasileiro de Economia aponta que, no Brasil, a cada R$ 1 de receita em telefonia móvel, são gerados R$ 0,2 de valor adicionado para outros setores (IBE, 2007 apud DIAS & CORNILS, 2008). Segundo Dias & Cornils (2008), essa correlação direta permite-nos dizer que as telecomunicações são a estrada pelo qual trafega o ativo econômico mais valioso da atualidade. Ainda segundo os autores, as comunicações deixaram de ser um gargalo para se tornarem indutoras do desenvolvimento brasileiro. Outro indicador apontado por Dias & Cornils (2008) para inferir o impacto da disseminação do celular na vida dos usuários é o excedente do consumidor: uma medida do quanto as pessoas e empresas valorizam os serviços. Na base de avaliação estão itens como aumento da produtividade no trabalho, possibilidade de pedir ajuda em caso de emergência, ou contatar familiares e amigos, transformando isto tudo em valores monetários.

Gráfico 3: PIB (Produto Interno Bruto) Per Capita x Densidade da Telefonia Fixa e Celular. Fonte: Dias & Cornils (2008, p. CONSIDERAÇÕES FINAIS Scientia potentia est (traduzindo do latim: Conhecimento ou Informação é poder). A máxima, utilizada há séculos, adotada sobretudo entre os profissionais dos meios de comunicação, tem ganhado novos contornos e significados à medida que a tecnologia aperfeiçoa as relações humanas, sociais e empresariais. Para se tornar mais eficaz, a informação deve estar acompanhada de atributos como: velocidade, adequação ao meio em que é transmitida, credibilidade e, por fim, proporcionar resultados. O setor também acompanha a formação de capital fixo das empresas, demonstrando ligação com a evolução das organizações. Ao comparar a evolução do setor de telefonia fixa que se manteve estagnado nos últimos anos analisados nota-se em comparação crescente evolução do setor de telefonia móvel, que se inova a todo instante, tornando-a cada vez mais atrativa em relação à telefonia fixa.

Do outro lado do balcão, estão as operadoras de telefonia celular, que ao longo dos últimos anos investiram fortemente nos clientes corporativos, como forma de compensar os prejuízos sofridos com o início de suas operações no Brasil, quando tiveram de competir arduamente pela conquista de clientes individuais, em sua maioria, usuários pré-pagos (Haschelevici, 2005). As empresas de telefonia criaram unidades de negócios voltadas para a oferta de produtos e serviços aos clientes corporativos. Com isso, tiveram de aperfeiçoar os seus canais de vendas, com profissionais cada vez mais qualificados e dotados de habilidades específicas, tais como boa comunicação e articulação, compreensão das necessidades dos clientes e conhecimento da realidade de mercado, pois segundo Chiavenato (2014) o Sistema Técnico tem de estar em harmonia com o Sistema Social e Gerencial da empresa para que ela atinja os objetivos propostos.

anatel. gov. br/Portal/exibirPortalInternet. do> Acesso em: 11 dez. CHIAVENATO, Idalberto. com. br/embratel/conectividade-empresas-brasileiras/> Acesso em: 11 dez. GIDDENS, Anthony. a) In Defence of Sociology. b) Durkheim on Politics and the State. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. IANNI, Octavio. Teorias da Globalização. Rio de Janeiro, 2001. JACQUES, Vera Lúcia Brites. TELECO. Empresas que utilizam Celular Corporativo. Disponível em: <http://www. teleco. com.

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