A tecnologia a favor da logística

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Logística

Documento 1

Palavras-Chave: Logística. Tecnologia e logística. Vantagem competitiva. INTRODUÇÃO Para o desenvolvimento e manutenção de uma organização, é imprescindível que ela se utilize das mais diversas metodologias para prestar um serviço com um maior valor agregado. Nesse contexto, esse aspecto, acaba refletindo a sua capacidade de reagir as mudanças do mercado, visando estar em consonância as tendências e investimentos em tecnologias que resultam em melhorias aos processos. Como pode ser observado na Figura 01, na qual pode ser observado que mais de 80% dos entrevistados relataram aumento nas finanças. Figura 01 - Impactos gerados pela inovação no faturamento Fonte: SEBRAE, 2013. Dessa forma, é inegável que para as empresas os investimentos em inovação trazem retorno, não somente financeiro, mas de angariar novas parcelas de mercado, se consolidar como marca, além de oferecer melhores serviços e/ou produtos.

Por outro lado, para que a entrega desse produto e/ou serviço ocorra de acordo com o esperado, é imprescindível que haja um planejamento e estruturação ao longo de todo processo produtivo de modo que as atividades de suprimento, armazenamento e distribuição se insiram de forma sinérgica. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo entender, no ramo da logística, quais as contribuições que a inovação traz subsídios e de que forma ela auxilia a prestação das atividades. Nesse sentido, é possível perceber que a logística foi se expandindo ao ponto de modificar seus conceitos, uma vez que as demandas do mercado foram se ampliando e as organizações passaram a exigir por novos serviços. “Logística é a gestão de fluxos entre funções de negócio.

A definição atual de logística engloba maior amplitude de fluxos que no passado. Tradicionalmente as companhias incluíam a simples entrada de matérias-primas ou o fluxo de saída de produtos acabados em sua definição de logística. Hoje, no entanto, essa definição expandiu-se e inclui todas as formas de movimentos de produtos e informações. ” Figura 02 – Critérios adotados para a implantação de uma nova tecnologia Fonte: Cândido, et al. Assim, a busca por novas metodologias e inovação tecnológica é um fator determinante para o cumprimento de prazos, auxiliando o processo decisório, com a aplicação de softwares para a integralização das informações geradas ao longo dos processos é de suma importância para a modernização do sistema produtivo.

Fato corroborado por Oliveira, et al. a inovação tecnológica é um fator que contribui de forma significativa para o processo de mudança nas organizações, estando diretamente ligado a modernização de equipamentos e produtos que proporcionam maior eficácia e consequentemente maior competitividade à organização. ” E, uma vez que a competitividade se acirra no cenário empresarial, Segundo Ballou (1993), a logística de distribuição abarca a movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos em uma organização. Nesse sentido, a informação precisa e em tempo hábil se torna um recurso estratégico para a prática da gestão logística. ” (CARVALHO, 2013) Para além disso, Segundo Caxito (2014), quando se pensa em serviços logísticos, as entregas são um grande diferencial, uma vez que o cliente não somente quer receber o produto/serviço, mas no momento que lhe é mais oportuno.

Logo, a entrega dentro dos prazos definidos é indispensável para a consolidação da empresa no mercado. Segundo Araújo (2016), é com o apoio da logística que as empresas passam a contar com uma ferramenta precisa de gestão, que infere os reflexos de um bom planejamento na distribuição de suas mercadorias, tanto no aspecto externo ( de entrega ao consumidor e fornecedor), quanto no aspecto interno (fluxo de materiais, armazenamento físico de matéria-prima e produtos acabados), gerando processos mais equilibrados economicamente, robustos e de resultados mais efetivos. Para tal, algumas ferramentas são utilizadas, como os palmtops, walk tolks, sistemas de posicionamento global GPS (Global Positioning System), computadores de bordo, leitores de códigos de barras. Assim, pode-se alinhar as tecnologias de códigos de barras, fundamentos de rastreio de materiais e um layout que proporcione tais realizações.

PAOLESCHI, 2009) Essa automatização não pode ocorrer somente com a movimentação dos materiais nos estoques, mas, além disso, deve-se modernizar a metodologia de armazenagem, com a implementação de tecnologias e equipamentos mais eficientes ao processo, como estoques verticais, que organizam e aproveitam melhor o espaço físico que o horizontal, esteiras e elevadores automáticos para a liberação dos produtos, bem como sistema de infravermelho para leitura os códigos de barras, incorrendo numa quantidade menor de erros, uma vez que são programados eletronicamente. PAOLESCHI, 2009) 2. Atividades Logísticas Para o cumprimento dos objetivos da logística que é atender aos clientes, sejam internos ou externos, da maneira mais adequada, com qualidade, existem atividades que são primordiais nesse interim, sendo elas: transporte, armazenamento, programação de pedidos, embalagem, obtenção de produtos e manutenção de informação (BALLOU, 1993).

Ainda segundo Ballou (1993), essas atividades são os principais custos para as empresas no que tange as operações logísticas. Diante disso, a tecnologia da informação atua como um elemento primordial nessa troca de informação, sendo um meio de vantagem competitiva entre empresas de transporte, com softwares de rastreamento dessas cargas, monitoramento dessas viagens. Tais equipamentos, segundo Festa e Assunção, (2012) são amplamente adotados por esses operadores logísticos por apresentarem baixo custo relativo frente aos benefícios, ademais de que os clientes utilizam os relatórios gerados por essas ferramentas como documentação para órgãos regulamentadores do governo. Ainda para a cadeia de suprimentos, há sistemas integrados de gestão que são aplicados quando os processos internos são integrados e se deseja obter vantagem competitiva (MONTEIRO, BEZERRA, 2003).

Demonstrando assim, que este também é uma maneira de aperfeiçoar tecnologicamente os processos logísticos da organização e a partir disso beneficiar a saúde do negócio. Consoante a isso, na logística reversa também há necessidade de um rastreio de todo o caminho dos materiais, pois essa é a área da logística empresarial que segundo Leite, (2002): “Logística reversa como a área da Logística Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros. Suscitou maior segurança e rastreabilidade dos pedidos, principalmente os online, com possibilidade de acompanhamento dos prazos de entrega atualizados automaticamente.

Segurança no sentido de identificação das peças de acordo com códigos de barras. Para as organizações, as novas tecnologias, além de integralizar os dados e trata-los tornando-os informações importantes e aptas para a tomada de decisões, facilita e traz confiabilidade aos processos automatizados, eleva a acurácia dos estoques, reduz os níveis de estoque mínimo, a medida em que se há uma precisão melhor das entregas, reduz os custos inerentes a essas atividades. Por outro lado, também incita novas parcelas de mercado, confiabilidade do consumidor e aumenta o faturamento. Assim, foi possível perceber que a inovação tecnológica é benéfica para ambas as partes no mercado empresarial, as empresas pela redução de custos, otimização dos processos; funcionários com melhores jornadas de trabalho, maior segurança nas operações; consumidores com prazos mais eficientes, rastreio de mercadorias e confiança na marca.

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Disponível em: <http://www. bibliotecadigital. unicamp.  Itajubá, Dissertação (Mestrado de Engenharia de Produção) -Universidade Federal de Itajubá, 2011. OLIVEIRA, Samir Adamoglu de; CANUTO, Kleber Cuissi; SEGATTO-MENDES, Andréa Paula; MANFIO, Fabiano; MUSSI, Fabricio Baron. Mudança Organizacional e Inovação Tecnológica em Processos: Estudo de Caso em uma Empresa Prestadora de Serviços do Estado do Paraná. XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. Paraná, 2008. Gestão Da Inovação Tecnológica: um Enfoque dos Processos de Inovação no Desenvolvimento Regional. In: Workshop em Sistemas e Processos Industriais. Disponível em:<http://online. unisc. br/acad net/anais/index. Acesso em: 09/09/2019 STELLA, Bárbara. A multicultura nas organizações. Administradores mídias digitais SA, 2006. Disponível em:< https://www. administradores. Paulo de Carvalho Mattos. Faculdade de Ciências Agronômicas UNESP Campus de Botucatu.

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