A relevância da educação financeira na formação integral do individuo contemporâneo

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Palavras-chave: Ensino. Histórico-Critica. Educação Financeira. Abstract The evolutions through which our world has passed, whether technological, social or industrial, are bringing constant and profound changes in the habits and needs of people, so that it is necessary to review frequently the themes that make up the integral formation of a person. In this context, one has the necessary learning so that one can develop and become a complete individual, being the responsibility of the school to propitiate the teaching of the primordial knowledge for this development. Deste modo, a escola entra como uma variável importante à matemática da vida, sendo uma instituição social que torna possível o acesso a conhecimentos não inerentes ao cotidiano. Dentro desta conjectura de aprendizagem no mundo contemporâneo, a educação tem se destacado como caminho para a formação de uma pessoa, enquanto indivíduo e cidadã, de maneira que o papel da escola cresce e se torna cada vez mais importante e crucial.

O papel da escola no ensino contemporâneo e Pedagogia Histórico-Crítica Dentro do contexto de aquisição do saber, a escola se transforma na garantia, para cada pessoa individualmente, de que os aspectos principais da produção do conhecimento humano sejam transmitidos como atividade de transmissão-apropriação que compõe o trabalho educativo (GIARDINETTO, J. R. B. L. PETENUCCI, M. C. Desta forma, a prática educativa tem como objetivo suprir o que não esta no codiano, possibilitando a apropriação de instrumentos, chamados de “objetivações para-si” pelo autor Giardinetto, J. R. B. p. “a educação escolar está diretamente associada ao progresso da sociedade porque sua meta é responder às demandas do progresso social atingido e também garantir a continuidade desse progresso”, ou seja, é preciso haver esta apropriação do saber para proporcionar o progresso da sociedade moderna.

A matemática em prol da cidadania e definição de educação financeira Visando o desenvolvimento social e apropriação dos saberes, a escola deve ensinar os conceitos “clássicos”, que nada mais são do que aqueles considerados fundamentais para a continuidade da transformação da realidade pelo ser humano. Pois seria impossível a sociedade possuir novos médicos, cientistas, educadores, mecânicos e etc, em suas variadas áreas de atuação, sem a apropriação do que é “clássico” em, por exemplo, matemática (GIARDINETTO, J. OECD, 2005, p. O Banco Central do Brasil (BCB, 2013), define Educação Financeira como sendo uma forma de propiciar conhecimento sobre finanças pessoais visando contribuir para a melhoria de vida dos indivíduos. Assim, tem-se que se educar financeiramente é uma maneira de aplicar os conceitos teóricos vistos na escola dentro da rotina diária do individuo de forma que este perceba os benefícios desta conscientização e seus resultados positivos.

Importância do ensino de educação financeira nas escolas Os autores Campos, C. R. Entrando no universo da escola, tem-se que a educação financeira se relaciona majoritariamente com a matemática, permitindo quantificar e operar valores monetários em operações comerciais e financeiras (CAMPOS, C. R. TEIXEIRA, J. COUTINHO, C. Q. CAMPOS, C. R. TEIXEIRA, J. COUTINHO, C. Q. ECONOMIA UOL. Quatro erros financeiros que a maioria dos brasileiros comete sem perceber. Disponível em: https://economia. uol. com. pr. gov. br/portals/pde/arquivos/2289-8. pdf>. Acesso em: 27 fev. Educação matemática pesquisa. São Paulo/SP, v. n. a. GIARDINETTO, J. HELLER, A. Sociologia de la vida cotidiana. Barcelona: Península, 2002. MARTINS, S. T. Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. Paris: Secretary General of the OECD.

PEIC-CNC. O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2014. Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. TEIXEIRA, J. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e matemática financeira. Tese (Doutorado em Educação Matemática). São Paulo: PUCSP. VYGOTSKY, L.

77 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download