A redução do consumo de sal com o uso temperos naturais

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Administração

Documento 1

Palavras-chaves: Consumo de Sal, hábitos alimentares; temperos naturais Introdução Esse estudo pensa os hábitos alimentares das pessoas e como eles podem ser alterados com pequenas mudanças, especificamente sobre o uso de temperos naturais para diminuir o consumo de sal. A substância presente no sal, chamada Sódio, é importante para o funcionamento do organismo, porém ela deve ser usada de maneira regulada, pois existem diversas morbidades associadas ao uso excessivo do sódio na alimentação, tais como: doença renal crônica, a hipertrofia ventricular, o acidente vascular cerebral e a Pressão Arterial. MILL et al, 2013) A revisão integrativa de Literatura justifica-se porque, diante de um contexto de expansão do conhecimento e da produção acadêmica, é necessário que se extraia o que está sendo produzido sobre a temática, de modo a pensar proposições para que os estudos possam avançar, assim sendo a revisão integrativa de literatura tem a função organizadora e propositiva e, por isso foi o método utilizado na pesquisa.

SOUSA, SILVA e CARVALHO, 2010) O estudo corresponde as seguintes etapas: Métodos, Resultados, Discussão e Considerações Finais. Foi apreendido é uma discussão bastante ampla porque apreende tantas questões sociais sobre a redução do uso do sal da alimentação e o valor do alimento com mais sal, assim como questões de preferencias alimentares e, também, alteração em hábitos culturais. Para a palavra-chave “Uso de temperos naturais e sal” foi pesquisado até a página dezesseis, pois nas páginas posteriores não apareceram nenhum dos critérios intersetoriais mencionados. Para a palavra-chave “Consumo de Sal e hábitos alimentares” será utilizado estritamente os estudos que inter-relacionam as duas palavras, desse modo, com essa palavra-chave também foi utilizada pesquisa até a página dezesseis, pois a partir dessas páginas os assuntos não se encontraram relacionados.

A proposição entre a intersetorialidade entre os hábitos alimentares e as possíveis mudanças justifica-se porque toda a cadeia de alimentação está interligada com aspectos sociais, políticos econômicos, assim sendo, como critério de adesão será adotado as perspectivas nutricionais que entendem outros fatores relevantes na alimentação, não levando em consideração estudos específicos de formas alimentares, são estudos essenciais também, mas não serão objetos dessa pesquisa. Outro critério de exclusão adotado é o uso de sal por pessoas com doenças específicas, aqui será adotado os hábitos alimentares em sentido amplo populacional. Por fim, para elencar o critério de inclusão, será integrado os estudos de hábitos alimentares de maneira ampla, visto que, pretende-se uma abordagem grande sobre as perspectivas do uso do sal na culinária.

KLEIN e SILVA, 2012, P. Padrão de consumo alimentar: um estudo acerca dos hábitos Maria Bianca Brasil Freire, Ellany Gurgel Cosme do Nascimento Revista Saúde (2019) O objetivo é descrever os padrões de consumo de alimentos mais frequentemente encontrados nas publicações científicas. FREIRE E NASCIMENTO, 2018, p; 56) Análise do consumo de alimentos fonte de sódio e excesso de peso em escolares do município de Rio Pardo, RS Mariana Peres de Souza, Patrícia Molz, Camila Schreiner Pereira Cinergis (2014) Analisar o consumo de alimentos fonte de sódio e o excesso de peso em escolares de uma escola do município de Rio Pardo, RS. SOUZA, MOTZ e PEREIRA, 2017, p; 42) Consumo de sódio em usuários com Síndrome Metabólica de uma Unidade de Saúde Gabriella Ferrugem Manfroi et al, Revista da Graduação (2009) Avaliar a ingestão diária de sódio em usuários com Síndrome Metabólica de uma Unidade de Saúde (MANFROI et al, 2009, p.

Hipertensão arterial e consumo de sal em população urbana Maria del Carmen Bisi Molina et al Revista Saúde Pública (2003) Avaliar o consumo de sal e a relação sódio/potássio urinário em amostra randomizadade população urbana etnicamente miscigenada. LUDWIG e GUIMARÃES, 2017, p. Elaboração própria, com base na tabela feita por SOUSA, SILVA e CARVALHO, 2010. Com base nos critérios de inclusão e exclusão supramencionados, diante dos 7. resultados sobre “Consumo de Sal e hábitos alimentares”, foram extraídos oito arquivos, sendo entre eles quatro artigos, duas teses, um trabalho de conclusão de curso e um livro. Na tabela a seguir serão elencados apenas os artigos. Latino-Am. Enfermagem (2012) , este estudo teve como objetivo descrever os planos de ação desenvolvidos por essas mulheres hipertensas, para adição de, no máximo, 4g de sal/dia aos alimentos e redução do consumo de alimentos com alto teor de sal, bem como as barreiras percebidas e respectivas estratégias de enfrentamento hipotetizadas para conseguir efetivar tais planos de ação.

AGONDI et al, 2012, p. Elaboração própria, com base na tabela feita por SOUSA, SILVA e CARVALHO, 2010. Percebeu-se, portanto, que mesmo diante de um amplo número de resultados sobre as temáticas, poucas se inter-relacionam como a proposta desse trabalho, pois, no total foram apenas doze artigos, sendo que eles não tratam exclusivamente sobre a temática o uso de temperos naturais impactando na redução de sal. Em grande medida, essa discussão feita pela autora, está ligada a estratégia do uso de terapias opcionais junto as medicamentosas para os pacientes com pressão arterial elevada. Desse modo, a escolha da estratégia pode ser benéfica para esses pacientes, pois elevada pressão arterial está associada a maior complicação nos âmbitos cardiovasculares e renais.

Outro ponto fundamental, ressaltado pela autora Bezerra (2008) é que a dieta com redução de sódio é um tratamento barato para pacientes com pressão arterial alta, porém o quesito preço não é o único fator que impacta para a autora porque, segundo ela, outros aspectos devem ser levados em consideração, dentre eles a mudança no estivo de vida, como também aspectos culturais inerentes ao sabor do alimento. Assim sendo, a proposição aqui é feita com base numa terapêutica nutricional, conforme estabelece Bezerra (2008): O conhecimento desses fatores deve constituir o ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias, no sentido de evitar a ocorrência de fatores inerentes ao serviço que interfiram na aceitação do paciente, minimizando, desta maneira, a ocorrência de elementos que influenciem negativamente a terapêutica nutricional; (BEZERRA, 2008, p.

Bezerra (2008) ainda destaca que os casos de pressão arterial não são os únicos casos que devem ter uma dieta hipossódica, isto porque, pacientes internados em hospitais devem obedecer uma dieta restrita e atenta a essa condição, quando ela não é atendida, os pacientes tendem a apresentar desnutrição, dentre outros aspectos. FREIRE et al, 2019, p; 65) Dessa maneira, percebe-se que há uma amplitude de aspectos a serem considerados quando se fala na alteração de hábitos alimentares, porém, apesar de complexo essa tarefa não pode ser deixada de segunda mão e por isso, essa revisão integrativa de literatura vem preencher essa lacuna. CONSIDERAÇÕES FINAIS Considera-se que os benefícios dos temperos naturais, como forma de reduzir o consumo de sal são amplos, conforme supramencionado, estão ligados a qualidade de vida, diminuição dos níveis de estresse, diminuição da pressão arterial, diminuição das complicações da pressão arterial elevada, dentre outros aspectos.

Assim sendo, para alcançar esses benefícios é necessário que haja um esforço conjunto entre os profissionais de saúde e da culinária, assim como de educação da população, para que a expectativa de vida aumente e as pessoas vivam melhor. A revisão integrativa de literatura entendeu, portanto, que os benefícios são múltiplos, ao usar os temperos naturais em detrimento do sal, mas as mudanças são complexas, por isso, é necessário esse trabalho em conjunto com outros para nortear as mudanças almejadas em busca de hábitos saudáveis e qualidade de vida. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AGONDI, Rúbia et al. p. DE SOUZA, Mariana Peres; MOLZ, Patrícia; PEREIRA, Camila Schreiner. Análise do consumo de alimentos fonte de sódio e excesso de peso em escolares do município de Rio Pardo, RS.

Cinergis, v. n. Revista Destaques Acadêmicos, v. n. LUDWIG, Karin Maria; GUIMARÃES, Edinéia Aparecida B. Consumo de alimentos ricos em sódio e conhecimento das doenças relacionadas a este consumo em adolescentes de uma escola estadual da cidade de Cândido Mota-SP. J Health Sci Inst, v. E190009. SUPL. MOLINA, Maria del Carmen et al. Hipertensão arterial e consumo de sal em população urbana. Revista de Saúde Pública, v. SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, MICHELLY Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer.  Einstein (São Paulo), v. n. p.

1000 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download