A PREVISÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL PARA O FUTURO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Será realizado uma breve citação dos períodos da contabilidade que vai desde o mundo antigo, passando pelo mundo medieval, mundo moderno chegando ao mundo cientifico, além de analisar o contexto atual da contabilidade, finalizando no último capítulo que aborda a previsão sobre os sistemas de automação inteligente na profissão contábil. Para a realização deste artigo será realizado a pesquisa bibliográfica SCIELO BRASIL - Scientific Electronic Library Online, com artigos das bases de dados da CAPES Periódicos. Palavras-chave: Profissional. Contábil. Tecnologia. Management. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 6 2. INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE 7 2. Conceito de Contabilidade 7 2. O Protagonismo Da Contabilidade 16 5. Contabilidade do mundo antigo 16 5. Contabilidade do mundo medieval 16 5. Contabilidade do mundo moderno 17 5. Contabilidade do mundo científico 17 5. A pesquisa irá proporcionar um breve conhecimento acerca da história da contabilidade, desde sua origem até a chegada no Brasil, além de observar sua importância na gestão financeira.

Será realizado uma breve citação dos períodos da contabilidade que vai desde o mundo antigo, passando pelo mundo medieval, mundo moderno chegando ao mundo cientifico, além de analisar o contexto atual da contabilidade, finalizando no último capítulo que aborda a previsão sobre os sistemas de automação inteligente na profissão contábil. Para a realização deste artigo será realizado a pesquisa bibliográfica, com artigos das bases de dados da CAPES Periódicos e da SCIELO BRASIL - Scientific Electronic Library Online. INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE 2. Conceito de Contabilidade O conceito de Contabilidade é expresso como um instrumento que fornecedor de uma variedade de informações úteis para tomadas de decisões dentro ou fora da organização. Assim, como ciência, a contabilidade é responsável por estudas e registrar todas as movimentações possíveis de mensuração monetária, e em seguida, transformar cada uma em dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa, por um determinado período ou dentro de certo tempo (MARION, 2009, p.

Finalidade da Contabilidade Silva (2010, p. relata que a contabilidade tem como finalidade a elaboração do registro metódico e ordenado dos negócios realizados, juntamente com a verificação sistemática dos resultados obtidos, com a responsabilidade de identificar, classificar e anotar as operações da entidade e de todos os fatos que de alguma forma afetam sua situação econômica, financeira e patrimonial. Segundo o autor, os objetivos da contabilidade são fundamentados na produção de informações relevantes, sobre o patrimônio e suas alterações, sendo este, um patrimônio administrável e em constante alteração (SILVA, 2010, p. De acordo com Fávero et al. p. Cintra (2019, p. afirma que a contabilidade se estende a todas as entidades que possuam patrimônio, sendo essas unidades econômico-administrativas cujos objetivos poder ser sociais e/ou econômicos.

Uma entidade econômico-administrativa também pode ser chamada de Azienda, formada pelo patrimônio e gestão. Usuários da Contabilidade Basicamente os usuários da contabilidade são caracterizados como indivíduos que buscam respostas sobre determinada empresa e sua situação, como os investidores que analisam os lucros da empresa e comparar se será rentável a aplicação, os fornecedores de mercadoria a prazo, observam se a empresa tem condições de pagar por sua dívida, por sua vez o banco só emprestará dinheiro se a empresa tenha condições de pagamentos, o governo deseja saber se a empresa gerou impostos e se pagou certo para os cofres públicos, entre outros interessados que desejam conhecer melhor a situação da empresa (MARION, 2009, p. O registro no CRC é atribuído após aprovação em Exame de Suficiência, sendo a prova de equalização comprobatória da obtenção de conhecimentos médios, consoante aos conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e está regulamentada na Resolução CFC nº 1.

PINHO e ROCHA, 2017, p. O profissional contábil está habilitado a exercer uma gama de atividades como Auditoria, Perícia contábil, Professor de Contabilidade entre outras (MARION, 2009, p. O profissional contábil atual possui um alto nível de responsabilidade na gestão das organizações, em auxílio nas tomadas de decisões embasado nas análises de balanços e do mercado, da formação de preços, da gestão do fluxo de caixa e de crédito, sem menosprezar a orientação frente aos projetos, avaliando aspectos como investimentos, lucros, questões jurídicas, estratégias comerciais, entre outros (BASSI, 2015, p. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE 3. relata que os sumérios-babilónios, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas.

No Egito, o uso do papiro e do cálamo teve grande influência no desenvolvimento e aperfeiçoamento da escrita contábil, auxiliando no desenvolvimento da contabilidade ao escriturar as contas embasado no valor de sua moeda "shat" de ouro ou de prata (LEITE, OLIVEIRA, et al. p. Após a publicação em italiano da “La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalitá” (Coleção de Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade), o mundo assistiu uma evolução da contabilidade, porém o mundo contábil necessitou de um tempo para adaptar-se (LEITE, OLIVEIRA, et al. p. p. Contabilidade no Brasil Desde o descobrimento do Brasil a contabilidade era utilizada, porém de forma simples, como a pratica de divisão de território, calcular matéria prima e a quantidade de escravos e os impostos sobre eles.

Entretanto, com a chegada da família real portuguesa, houve um aumento nos gastos públicos, o que deu origem a Real Junta de Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, com objetivo de controlar os bens da família real (SILVA e ASSIS, 2015, p. Já no Brasil Império, a abertura dos portos permitiu a entrada de riquezas internacionais e a saída de riquezas nacionais, houve a criação do Banco do Brasil, além do decreto de exigência do estudo contábil, para os profissionais contábeis ou guarda livros, dando origem às escola de comércio. Criou o código comercial, que estabeleceu o uso obrigatório do levantamento do Balanço e a elaboração do livro Diário, como também o Código Comercial Brasileiro, entre outros dispositivos legais (SILVA e ASSIS, 2015, p.

foram alteradas pela Lei nº 9. devido ao surgimento da governança corporativa no Brasil; • Ano 2007, publicada a Lei nº 11. que adota as normas internacionais de contabilidade; • Ano 2011, Normas Brasileiras em Contabilidade (NBC), estabelecidas (SANT'ANA, 2019, p. A CONTABILIDADE NA GESTÃO 4. Importância da Contabilidade na Gestão Financeira O cenário econômico mundial é composto por mudanças constantes, exigindo das empresas uma adaptação em curto espaço de tempo, para que se tenha êxito em cada mudança as empresas necessitam de meios confiáveis de obter informações indispensáveis no processo de tomada de decisão. EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE 5. O Protagonismo Da Contabilidade A evolução da civilização gerou na contabilidade diversas adaptações e evoluções, não tendo ligações com legislação, nem embasada em princípios filosóficos, somente amparada pela necessidade do proprietário do patrimônio em poder controlar, conhecer, medir resultados, obter informações sobre seus bens, analisar a evolução de seu patrimônio (PINHO e ROCHA, 2017, p.

Assim, é possível compreender que a contabilidade ganhou espaço justamente devido a necessidade do ser humano ocupar o seu próprio espaço, evitando fraudes sobre seu patrimônio. A evolução da contabilidade pode ser classificado em quatro períodos, sendo eles em uma breve análise: 5. Contabilidade do mundo antigo O período da contabilidade do mundo antigo se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando surge o Liber Abaci, da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano (LIMA, 2011, p. Contabilidade do mundo moderno O período da contabilidade do mundo moderno se inicia no ano de 1494 até o ano de 1840 com a obra “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, de Francesco Villa (BACHTOLD, 2011, p. O período foi um marco para contabilidade devido o aparecimento do inventário e como fazê-lo, o surgimento dos livros mercantis: diário, razão e sobre a autenticação deles; os livros sobre registros de operações ( aquisição, permuta, sociedade, etc.

sobre contas em geral (como abrir e encerrar); contas de armazenamento; lucros e perdas e sobre arquivamento de contas e documentos (SILVA, CARRARA, et al. p. Contabilidade do mundo científico O período da contabilidade do mundo científico se inicia no ano de 1840 e continua até os dias atuais, neste período as pesquisas e estudos com temas referente à contabilidade desencadearam o surgimento de três escolas do pensamento contábil direcionadas por Francisco Villa, Giusepe Cerboni e Fábio Bésta, posteriormente a contabilidade chegou a ser lecionada com aula de comércio da corte (LEITE, OLIVEIRA, et al. Portanto, o profissional contábil enfrenta a necessidade e a urgência de uma atualização constante, afirma Bassi (2015, p. Serrano (1999) citado por Toledo e Treter (2019, p. enfatiza a ideia de que é notável o impacto que a tecnologia obteve sobre a área contábil, uma vez que por meio da tecnologia a contabilidade consegue responder as novas necessidades informativas dos profissionais usuários.

Vale ressaltar que a contabilidade se adaptou ás demandas informativas de cada período histórico, mas sua evolução esteve limitado sempre aos recursos tecnológicos da época, assim, é de se compreender o grande avanço e a busca incessante por uma contabilidade e um profissional contábil mais dinâmico e atualizado, quando comparado com a época atual da tecnologia e sua evolução. PREVISÕES DA ÁREA CONTÁBIL 6. Frente a possível inovação tecnológica no segmento robótico, demonstra a necessidade de agregar capital intelectual às organizações, conforme Coelho e Coelho: Dessa forma, o perfil que o novo ambiente de negócios exige dos profissionais é a capacidade de se adaptar frente às novas demandas. As competências exigidas nas próximas décadas irão agregar capital intelectual às organizações, e para isso, os conhecimentos sobre as tecnologias emergentes serão necessários, pois impactarão diretamente no modelo de negócios da organização (COELHO e COELHO, 2018, p.

Sob o assunto, Deitos, observa que: Num futuro próximo, se não hoje, não haverá espaço para os prestadores de serviços contábeis que, sem prescindir da qualidade, não tiverem condições de oferecer aos seus clientes um serviço diferenciado ou a um custo mais baixo que seus concorrentes (DEITOS, 2003 apud TOMAZI e SCHNEIDER, 2021, p. Com a previsão da implementação da automação inteligente na contabilidade, através do uso de robô softwares, cabe destacar que, existe atualmente sistemas de automação na contabilidade, mas os robôs software são de novas gerações, onde o profissional contábil precisa preocupar-se somente em manter-se atualizado, atuante na conjuntura do segmento da instituição e aproveitar as várias ferramentas disponíveis para sua especialização, acompanhando as atualizações, com uma comunicação ágil, possuir visão estratégica, desenvolvendo novas competências.

BASSI, 2015, p. BASSI, Marcos. O perfil do novo contador e o futuro da profissão. Revista Fenacon, Brasília, p. Ano XVII - 170, Julho-Agosto 2015. CINTRA, Igor. SANTOS, Cassius K. S. Seria o fim? A percepção dos profissionais de contabilidade sobre o futuro de sua profissão. XVII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, São Paulo, Julho 2020. IUDÍCIBUS, Sérgio D. LEITE, Sérgio L. D. S. et al. História da contabilidade, uma revisão literaria. ª ed. ed. São Paulo: Atlas, v. ª reimpressão, 2009. MUNIZ, Ian. Contabilidade Introdutoria I. Salvador: UFBA, Faculdade de Ciências Contábeis, 2017. REIS, Patricia N. C. et al. SANT'ANA, Samuel G. A Contabilidade no Brasil: o seu início aos dias atuais. Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, Novembro 2019.

SANTOS, Diego A. D. SILVA, Hélder F. D. Contabilidade. Faculdade de Belém - FABEL, Belém - PA, 2010. SILVA, Maurício S. TOMAZI, Jane; SCHNEIDER, Milton. Desafios e perspectivas da profissão contábil na percepção dos profissionais de contabilidade da região do Vale do Rio Pardo. Revista de Contabilidade Dom Alberto, Santa Cruz do Sul - RS, v. n. p. Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Canoas, Rio Grande do Sul, 2006.

450 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download