A perspectiva da soja no bioma cerrado: Sua difusão geográfica e desenvolvimento para o Biodiesel

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

Para isso, o trabalho se baseou em dados de relatórios oficiais da Embrapa, ANP e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi possível observar que até 2014 o Cerrado era responsável pela produção de 51,9% da área de soja cultiva no Brasil. Até 2039 a expectativa é que o país tenha capacidade de produzir até 92,4 milhões de metros cúbicos de biodiesel por ano e 196,63 milhões de toneladas de soja. O bioma Cerrado será uma das áreas onde a área plantada com a cultura da soja poderá crescer de forma significativa, principalmente por que este bioma possui ao menos 33,4 milhões de hectares antropizadas aptas para serem convertidas em áreas produtoras de grãos. A lei 13. Nos últimos anos a soja tem sido utilizada para uma série de aplicações no campo da alimentação humana, alimentação animal, uso industrial e mais recentemente como matéria prima para a produção de biodiesel.

A soja tem se tornado uma das principais matéria-prima para a produção de biodiesel devido a sua disponibilidade, grande demanda no mercado nacional e a necessidade de produção de combustíveis sustentáveis do ponto de vista ambiental. Com isso, a crescente importância da soja para a produção de biodiesel requer que sejam elaborados trabalhos que busquem analisar a sua distribuição em um dos principais biomas do país, o cerrado. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a perspectiva da soja no cerrado, a sua difusão geográfica e sua importância para a produção e desenvolvimento do biodiesel no pais. Materiais e métodos Uma pesquisa científica precisa obedecer uma série de regras para que seus resultados sejam consistentes e para que agregue valor para os pesquisadores e para a sociedade.

As pesquisas científicas podem ser classificadas quanto a abordagem, procedimentos ou objetivo. Em relação a este último, esta pesquisa é caracterizada como descritiva/explicativa, pois procura descrever os fatos para a elaboração de análises que possam contribuir para explicar um determinado fato. De acordo com Andrade (1997), a pesquisa explicativa tem por objetivo aprofundar o conhecimento da realidade, procurando a razão, o “porque” das coisas. Os resultados das pesquisas explicativas são fundamentais para o conhecimento científico. A descrição de determinados fenômenos naturais permite com que este trabalho também tenha caráter descritivo. O cultivo de soja também expandiu para novas áreas da região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, denominadas pelos pesquisadores como Matopiba. De acordo com Filho e Costa No Matopiba, a área de soja aumentou de 1 milhão para 3,4 milhões de hectares, ou seja, um crescimento de 253% no período.

E a maior parte da expansão agrícola no Matopiba ocorreu sobre vegetação nativa: 68% (0,78 milhão de hectares) entre 2000 e 2007, e 62% (1,3 milhão de hectares) no período seguinte, entre 2007 e 2014, principalmente no Maranhão e no Piauí, indicando a atual fronteira agrícola no bioma (FILHO e COSTA, 2016 p. Na figura 1 é possível visualizar a produção de soja em 2018, em hectares, nos estados abrangidos pelo bioma Cerrado. Figura 1 - Área de soja no Bioma Cerrado – Safra 2013/2014. Até 2014 o cultivo de Soja, Milho e Algodão no Cerrado ocupava uma área de cerca de 17 milhões de hectares. Este valor representa pouco mais de 8% da área territorial do Cerrado, estimada em 2. km² de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. Esta área representa cerca de 22% do território nacional.

Com o crescimento da produção de soja, biodiesel e com a implementação de novas tecnologias no campo, a área plantada no bioma Cerrado poderá se expandir de forma considerável por todos os estados que fazem parte deste Bioma. É importante ressaltar que as áreas já antropizadas possuem uma alta aptidão para a produção de grãos. Neste sentido, pelo seu potencial de produção, o Cerrado torna-se um dos principais vetores de expansão da agricultura brasileira, com destaque para a produção de soja. Umas das vantagens do Cerrado em comparação a outros biomas, principalmente ao bioma amazônico, é a possibilidade de expansão da agricultura sem a existência de tantas restrições ambientais e de logística. A mesma situação também acontece em relação a produção de biodiesel.

Em estudo realizado sobre a aptidão agrícola do Cerrado Filho e Costa (2016) ainda identificaram cerca de 26,7 milhões de hectares com alta aptidão para a agricultura. onde até 2020 a mistura de biodiesel ao óleo diesel poderá chegar até 15% (BRASIL, 2016). Conclusões Com a expectativa de retomada da economia e de implementação da lei 13. espera-se uma continuidade do crescimento da produção de biodiesel até pelo menos o ano de 2039. Na esteira deste crescimento, a demanda por soja também irá crescer para atender o mercado interno e externo. Espera-se que a região mais impactada com o crescimento da produção de soja seja o bioma Cerrado, devido a sua grande aptidão agrícola, condições favoráveis de clima, relevo e solo e disponibilidade de grandes extensões de terras já em avançado processo de antropização.

br/producao-de-biocombustiveis 6 - Referências ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. ed. São Paulo: Atlas, 1997. Agrosatélite Geotecnologia Aplicada Ltda. Acesso em: 01 jul. BARBOSA, Vitor da Silva; PELUZIO, Joenes Mucci; AFFÉRRI, Flávio Sérgio; SIQUEIRA, Guilherme Benko. Comportamento de cultivares de soja, em diferentes épocas de semeaduras, visando a produção de biocombustível. Revista Ciência Agronômica, v. n. Disponível em: http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13263. htm. Acesso em: 04 jul. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. ed. Acesso em: 02 jul. GUIDUCCI, Rosana do Carmo Nascimento; LAVIOLA, Bruno Galveas. Cenários de ampliação da demanda de biodiesel e processamento de soja no Brasil.

° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel, 2019. Disponível em: https://www. Energia, Tecnologia e Instituições: a produção de biodiesel no Brasil. Altec, 2015. Disponível em: http://altec2015. nitec. co/altec/papers/456.

84 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download