A PANDEMIA DE MIOPIA NAS CRIANÇAS E O EXCESSO DE TECNOLOGIA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Assim, a falta de estímulos visuais adequados não permite o aperfeiçoamento da visão para longe, causando a miopia. Palavras-Chave: miopia, crianças, tecnologia. ABSTRACT Currently, children are overexposed to technology through smaller and smaller screens, precisely at the time when vision is developing. The lack of distant visual stimulation may explain the increase in myopia cases among children. Myopia is a disorder that prevents the individual from seeing objects that are far from their visual field correctly. Muitas crianças, na realidade, passam a maior parte do seu tempo em frente a telas. Gomes et al. em sua pesquisa destacam que 30% das crianças de 4 a 6 anos estudadas possuíam smartphones próprios. Leite et. al. SÓCRATES, 2018) E o Correio Popular, em reportagem de fevereiro de 2021, destaca que um estudo realizado com mais de 120 mil crianças, entre 6 e 13 anos, e publicado na revista norte-americana JAMA Ophthalmology, mostrou que a incidência de miopia infantil aumentou de modo alarmante em 2020, em comparação aos cinco anos anteriores.

Os casos cresceram 400% nas crianças de seis anos de idade, 200% nas de sete e 40% nas de oito. Segundo Lanca e Saw (2020 apud Leite, 2021) a correlação entre o uso intensificado de telas e a miopia é feita devido as crianças pequenas serem mais suscetíveis à exposição a telas, pois a primeira infância, é período do desenvolvimento visual da criança. Os autores, ressaltam, também, “[…] que o uso dos aparelhos eletrônicos com as telas cada vez menores, fez os números casos de miopia crescer em todo o mundo”. Assim, percebe-se que a superexposição das crianças a telas pode levar a problemas de visão, em especial, a miopia. O uso de computadores, especialmente se associado a leitura para perto, aumenta o risco de miopia por favorecer o aumento do comprimento axial do olho.

De modo semelhante, maior período de tempo utilizado para atividades ao ar livre, naqueles que vivem em ambientes altamente urbanizados, têm-se mostrado associado a comprimento axial mais curto. Como consequência a essas mudanças no estilo de vida advindas pela inovação tecnológica, tem-se o que é chamado de Síndrome de visão computacional, que consiste em visão embaçada e/ou dupla, olhos secos e irritados, levando, em longo prazo, a distúrbios oculares como a miopia. GOMES, et. al. A autora afirma que no período inicial da miopia os dois primeiros fatores são mais importantes, enquanto que o terceiro é mais frequente nos graus mais avançados. Quanto a relação entre o esforço visual para perto e uma fraca acomodação, Cunha (2000) afirma que tal esforço faria com que o eixo anteroposterior do olho se tornasse mais longo, gerando uma miopia que, geralmente, não ultrapassa 3 graus.

Rosana Nogueira Pires da Cunha (2000), no entanto, destaca a superexposição a telas como um fator de risco para a miopia: o uso de computadores e o hábito de assistir à televisão têm sido considerados fatores de risco para a miopiogênese ou para sua progressão em jovens e adultos, mas não há comprovação em relação a outras formas de trabalho para perto. Provavelmente existem outros fatores, como alterações na acomodação induzidas pela fadiga. A distância de leitura, envolvendo a postura da criança, assim como a iluminação do ambiente de estudo, também têm sido pesquisados como possíveis fatores desencadeantes da miopia. Por outro lado, estudos revelam que as crianças têm passado muito mais tempo exposta a telas e que essas telas estão cada vez menores e menos tempo em atividades ao ar livre.

Verificou-se ainda que os fatores hereditários são importantes, mas que uma criança que não é estimulada visualmente pode apresentar problemas de visão. Desta forma, pode-se concluir que a estimulação da visão das crianças, majoritariamente por meio de pequenas telas, aperfeiçoa a visão para perto, mas não é suficiente para desenvolver a visão para longe, resultando no aumento da miopia. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CUNHA, Rosana Nogueira Pires da. Miopia na Infância. br/2021/02/campinas_e_rmc/1057861-uso-excessivo-de-tecnologia-leva-criancas-a-miopia. html> Acesso em: 30/08/2021. GAGLIARDO, H. G. R. GOMES, A. C. G. CASTRO, L. R. R. Miopia causada pelo uso de telas de aparelhos eletrônicos: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Oftalmologia. Disponível em: <https://www. scielo. H. S. de. LOPES, N.

C. Q. TERASSINI, F. A. SANTOS, B. F. Palmas: Universidade Federal do Tocantins/ EDUFT, 2018. Disponível em: <http://repositorio. uft. edu. br/bitstream/11612/1296/1/Fundamentos%20b%c3%a1sicos%20da%20oftalmologia%20e%20suas%20aplica%c3%a7%c3%b5es%20-%20N%c3%babia%20Cristina%20de%20Freitas%20Maia. A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança. Revista Uningá. Disponível em: <http://34. index. php/uningareviews/article/view/3186>.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download