A ORIGEM DO FUTEBOL E AS MODALIDADES DE FUTSAL E FUTEBOL DE MESA

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:História

Documento 1

A ORIGEM DO FUTSAL 9 3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12 1 INTRODUÇÃO Atualmente a pratica esportiva tornou-se parte do cotidiano do ser humano, sendo muito difundida, tanto pelo seu papel e benefícios para combater o sedentarismo e as doenças modernas, como para o bem estar mental e por proporcionar um sentimento de união. Em todos as fases da vida a o esporte traz benefícios para o corpo e a mente. Mas, a prática de esporte pode estar relacionado vida primitiva, que o homem se manter sempre ativo para poder sobreviver as intemperes, assim, a realização de atividades como caçar, correr e nadar era fundamental para a defesa tanto do indivíduo, como do grupo que ele estava inserido. Segundo Esteves (2014) a uma certa controvérsia em relação a origem do esporte, sendo que duas correntes prevalecem, a primeira que relaciona o surgimento com fins educacionais que teria tido início nos primórdios da humanidade e a segunda como um fenômeno biológico, não histórico, a partir disso surgiu as competições esportivas a versão mais agressiva relacionada a pratica esportiva.

As práticas esportivas foram evoluindo e se adaptando na rotina das pessoas, seja apenas através da apreciação por algum esporte em particular, ou da prática propriamente dita. No caso do Brasil, o esporte mais conhecido é amado pela sua população é o futebol, que passou a ser considerado como parte da identidade nacional, mesmo quem não sabe jogar, gosta de torcer pelo time do coração ou apenas pela seleção brasileira quando a mesma está em campo. O futebol é uma das principais modalidades esportivas do país e a paixão dos torcedores pelo esporte é visível no dia a dia. É comum encontrarmos indivíduos usando as camisas dos seus times de coração pelas ruas e lendo jornais para saber como foi a última rodada do campeonato (MANOEL, 2017).

Como já foi dito o esporte pode ser utilizado como uma forma de manipulação das massas, no caso do futebol brasileiro se enquadra perfeitamente nessa premissa, pois diversos regimes políticos utilizaram dessa prática como forma de manipular a população. Manoel (2017) que a história do futebol no Brasil foi influenciada por Getúlio Vargas, que buscou investir em ações coletivas, projetos que alcançassem uma maior quantidade de pessoas, no campo do esporte o destaque foi para o futebol. Até mesmo referência de uma atividade esportiva semelhante havia sido documentada por padres indígenas que estavam na Amazônia no século XVI. Os dados apontam que o futebol não possui uma história certa em relação a sua origem, pois diversos povos e com culturas diferentes, ao longo da história da humanidade realizavam atividades semelhantes como o futebol é reconhecido atualmente.

Assim, sua origem histórica torna-se imprecisa, mas é sabido que a versão atual do esporte foi reconhecida como sendo originária na Inglaterra. Oliveira (2012) afirma que a prática do futebol durante os séculos XVI e XIX não era considerada um esporte, pois na época somente a nobreza praticava esportes, e as atividades preferenciais exercidas por eles eram arco-flecha e equitação. Nesse caso, o futebol simulava os combates no campo de batalha, sendo visto como algo grosseiro e violento, que deveria ser praticado apenas pelos camponeses. No Brasil, o futebol desembarcou em 1894, com uma bola trazida pelo estudante paulista Charles Miller. Chegou elitista, racista e excludente. Era um esporte de brancos, de ricos, praticado em clubes fechados ou em colégios seletos (SOUZA, 2010). Conforme Souza (2010) Charles Miller promoveu partidas entre os grupos de ingleses que trabalhavam em bancos e grandes empresas paulistas.

O esporte conquistou uma enorme quantidade de pessoas, e passou a fazer parte da formação da nacionalidade brasileira. Para Manoel (2017) o governo federal decidiu utilizar o futebol como uma forma de intervenção no país, as instruções que eram dadas as instituições estaduais e municipais era a respeito da construção de estádios para os jogos da década de 50, para assim conseguir vantagens nas eleições Com isso, diversos clubes foram criados, campeonatos estaduais, nacionais e internacionais, e o esporte passou a movimentar quantias vultuosas de dinheiro, tornando-se o sonho da maioria dos garotos, torna-se um jogador de futebol. Santos (2015, p. afirma ainda que: O futebol é uma manifestação cultural que possui uma intensa relação com o povo brasileiro. Quase que umbilical, porém histórica, essa relação entre futebol e Brasil se expressa na realidade de muitas maneiras.

A questão é que o futebol representa comportamentos, linguagens e interesses de muitas pessoas, independente de idade ou condições socioeconômicas. Começando também as disputas de campeonatos a partir de 1988, como o reconhecimento como esporte de salão. Segundo Tavares (2006) em 1988 o conselho de nacional de desporto reconheceu o futebol de mesa como esporte brasileiro. Assim, para o autor jogar botão não é somente palhetear e fazer gol, é um processo de imaginação, aventura, auxilia a fazer amigos e guardar lembranças para toda uma vida. Tornando-se um esporte muito popular entre as diversas gerações, por ser também um jogo democrático, podendo ser jogado com botões, como era feito inicialmente, e por ser feito com diversos materiais diferentes, diminuiu o custo, sendo de fácil aquisição por todos.

A ORIGEM DO FUTSAL Outra modalidade esportiva derivada do futebol que saiu dos campos e foi para ser praticado em uma quadra, o futebol de salão, também conhecido como futsal, que surgiu a partir do futebol, mas com novas regras para ser aplicada na quadra, pois os times nessa modalidade possuem menos jogadores. De acordo com Vicari (2015) pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de geografia e estatística no ano de 2006, o futsal foi apontado como o esporte mais praticado, atrás apenas do futebol, sendo que a maioria dos eventos ocorriam mais nas regiões centro-oeste e sul, e existiam aproximadamente dez milhões de praticantes. CONCLUSÃO O esporte tornou-se parte do cotidiano de todas as pessoas, seja através da pratica ou por assistir as competições esportivas.

Assim, já é difundindo entre a população os benefícios advindos com a prática de esporte, seja eles físicos ou mentais, no Brasil um esporte se sobressai no gosto popular que é o futebol. Assim, no âmbito escolar o esporte passou a ser extremamente necessário, tanto devido ao sedentarismo que acomete grande parte da população, principalmente as crianças que passam horas na frente de tablet e celulares. Na escola acaba sendo o único local que as mesmas praticam alguma atividade esportiva. pdf. Acesso em: 18 jun. FREIRE, E. Esporte e Sociedade. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. Acesso em: 18 jun. MANOEL, G. B. A evolução histórica do futebol no Brasil. Disponível em: https://universidadedofutebol. com/2015/02/apostila-futsal-2016. pdf. Acesso em: 18 jun.

OLIVEIRA, A. F. br /historiafutmesa. html. Acesso em 18 jun. SANTOS, R. Futebol e sua história: possibilidade de efetivação da proposta crítico superadora. A. Futebol e política: a criação do Campeonato Nacional de Clubes de Futebol. Dissertação (mestrado) – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Programa de Pós-Graduação em História Política e Bens Culturais, Rio de Janeiro,2012, 148 f. SOUZA, S. Uma breve história do futebol. html. Acesso em: 18 jun. VICARI, P. R. A transição do futebol de salão para o Futsal: um percurso histórico no Rio Grande do Sul.

66 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download