A neuropsicologia é uma ciência

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Posto isso, esse profissional trabalha de maneira multidisciplinar, haja vista o fato de deterem conhecimentos voltados para o cérebro humano e para técnicas e práticas psicológicas, dessa forma acabam, por meio de estudos e pesquisas, tratar possíveis doenças ou deficiências. Logo, conclui-se que a avaliação cognitiva dos pacientes é capaz de promover a reabilitação neuropsicológica, assim como criar e aplicar treinos para melhorar o diagnóstico, por meio das intervenções e outras atividades. Nesse ínterim, a neuropsicologia infantil tem por objetivo reconhecer o quanto antes as alterações que estão afetando o desenvolvimento cognitivo e comportamental da criança, haja vista que tal atitude é entendida como elemento de extrema importância nas consultas periódicas da saúde infantil. Com isso, sabe-se que é necessária a utilização dos instrumentos voltados para essa finalidade, em síntese: testes e escalas para a avaliação do desenvolvimento.

Logo, o resultado dos últimos citados traz consigo respostas a fim de enaltecer os ganhos ao longo do desenvolvimento tal qual o objetivo de determinar a evolução de possíveis distúrbios. Por meio de instrumentos psicométricos e análises feitas no paciente, é possível reconhecer as alterações que estão afetando o desenvolvimento cognitivo e comportamental do mesmo. É indubitável o fato de que, no que tange ao desenvolvimento cognitivo, há uma gama de avaliações que necessitam ser levadas em consideração, tais quais: habilidades construtivas, processamento de informações, memória e eficiência intelectual. Ainda referente à situação anteriormente citada, convém notabilizar as principais preocupações dos responsáveis quando se trata da vida escolar das crianças, entre elas: dificuldade quanto ao aprendizado, agitação, dificuldade de memorização e atenção.

Posto isso, sabe-se que esses óbices acabam por trazerem consigo dificuldades voltadas para as emoções e em seus comportamentos, levando-os para além do âmbito escolar e atingindo o ambiente familiar e social. Desse modo, a Avaliação Neuropsicológica Infantil é entendida como a maneira que há o funcionamento neuropsicológico de cada criança e como este poderá afeta-la na aprendizagem. Em outras palavras, são analisadas a maturidade em diferentes idades, visto que a ausência desta não se relaciona com deficiência, em decorrência do fato de que os cérebros das crianças se encontram em constante desenvolvimento, com isso possuem diferenciações e especificidades das funções. Ainda acerca das avaliações realizadas pela área da neuropsicologia, vale ressaltar aquelas voltadas para o autismo, síndromes genéticas relacionadas a doenças neurológicas e transtornos invasivos do desenvolvimento.

Portanto, é de extrema importância que os pais em parceria com as escolas, tenham um olhar mais atento para as crianças, visando seu desempenho, comportamento, potencialidades e dificuldades. Diante do exposto, vale ressaltar que, a partir dos anos 70, a Neuropsicologia passou a ser acrescentada em pesquisas, em decorrência do interesse voltado para o processamento detalhado das informações, visto que, nessa época estava ocorrendo uma revolução cognitiva e tecnológica. Nesse viés, é indiscutível o fato de que as preocupações dos neuropsicólogos vão além da localização de regiões que determinam comportamentos. A intervenção desses profissionais cria para as crianças maiores possibilidades de desenvolvimento, por meio da autonomia e qualidade de vida. Tal qual a Neurociência, a Neuropsicologia é conhecida por ser uma área interdisciplinar que engloba instrumentos, métodos e modelos psicológicos, neurológicos, psiquiátricos, entre outros.

Baseado nas situações anteriormente expostas, é viável a utilização de testes de confiança a fim de avaliar cada função que está em questão, para que, assim, exista uma maior certeza no que tange as futuras conclusões neuropsicológica. Além disso é de suma importância que os profissionais façam uma análise focada na performance da criança em conjunto com os resultados de todos os outros exames previamente realizados. Ainda que o neuropsicólogo escolha os instrumentos baseados nas experiencias e treinamentos que esses tiveram acesso, é preciso saber que os testes não são absolutos. doi. org/10. S1414-98932005000300009>. Acesso em: 21 de nov. HAMDAN, A. Disponível em: <http://ojs. c3sl. ufpr. br/ojs2/index. php/psicologia/article/view/25373/17001>. São Paulo: Atheneu, 2012.

DRIGO, S. S. A Importância da Avaliação Neuropsicologia em crianças. Disponível em: <https://direcionalescolas.

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