A MÚSICA NA ESCOLA: FERRAMENTA PODEROSA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Geologia

Documento 1

Essa pesquisa tem por objetivo, apresentar as propriedades da música e reforçar a ideia de que ela pode ser usada nas escolas para ajudar a aumentar a capacidade de aprendizado das crianças, ajudando a trabalhar a coordenação motora e associar uma série de comportamentos. Palavras-chave: Música, Fundamental, Exemplo. Introdução A música está presente em na cultura de todos os povos, em todos os tempos, desde a pré-história. Ao olharmos mais atentamente o desenvolvimento da raça humana, podemos observar que sempre há algum tipo de som sendo produzido. Ela pode se associar a cada momento trazendo lembranças boas ou ruins como: o som de guerras, celebrações religiosas, festas, terapias ou contemplações entre outros. então os empregados disseram [.

iremos procurar um tocador de lira, assim quando o espírito mau vier [. o homem torça a lira e o senhor ficará bom [. daí em diante, toda vez que o espírito mau mandado por Deus vinha sobre Saul, Davi pegava a lira e a tocava [. e ele se sentia melhor e ficava bom [. ou simplesmente apreciando – vivenciando o prazer de escutar. O DICIO. COM, dicionário de português online diz que ferramenta é todo instrumento utilizado na realização de um trabalho, sendo assim, relacionando os conceitos pode-se considerar a música uma forte ferramenta auxiliadora no desenvolvimento e aprendizagem da criança em seu período escolar, pois, a prática musical estimula a percepção, a memória e a inteligência desenvolvendo a capacidade de assimilação de conteúdos por meio da sensibilidade.

De acordo com as pesquisas, a música é capaz de agir em diversas áreas do cérebro e ativar suas conexões, aliviando o estresse crônico proporcionando um efeito massageador que ajuda a controlar a ansiedade, aumentando a poder de concentração, reduzindo dores entre outras coisas; provoca uma sensação de bem-estar maravilhosa, ajuda na cura da insônia, melhorando a qualidade do sono; aumenta a produtividade no trabalho, aumenta a disposição para fazer exercícios, pois, renova as energias com mais rapidez; ajuda a melhorar a concentração nos estudos, pois desenvolve a capacidade intelectual, incentiva a criatividade e amplia o poder de raciocínio. Problematizando o tema a partir da literatura Essa discussão procura viabilizar um debate mais amplo sobre a música e suas possibilidades didáticas, no ensino fundamental professores praticam o ato musical, vinculando letras relacionadas com conteúdos específicos, às atividades musicais não apontam a formação da criança como músicos e sim a compreensão da linguagem musical, propiciando o desenvolvimento sensorial, promovendo a expressão das emoções, ampliando a formação da criança, sendo utilizada muitas vezes para fins de fixação para os hábitos de higiene, hora do lanche, comemorações do calendário, etc.

A fase do desenvolvimento cognitivo começa com reflexos, que com o passar do tempo vão se tornando pequenas ações. Durante o desenvolvimento as crianças passam a interagir com o meio, começam a criar movimentos mais complexos, passam a perceber que um objeto quando sai de sua visão não deixa de existir e já começam a construir uma representação mental ou simbólica do meio em que vivem. Desenvolvimento cognitivo, ou o desenvolvimento da inteligência, forma um período muito importante na vida de uma criança. Nesse período, o processo de pensamento ajuda a criança a compreender os fatos que acontecem à sua volta, durante o seu dia a dia. Conforme demonstrado, através da música é possível obtermos uma transformação profunda nas maneiras de pensar na nossa sociedade, para que todo ensino tenha a necessidade de mudar com relação à utilização da música na educação infantil, porém, é necessário o plantio imediato da ferramenta música como disciplina e ciência, em todas as escolas.

ESTADO DO CONHECIMENTO Uma ferramenta poderosa para estimular o desenvolvimento de alunos em todo o processo pedagógico é a música na escola. Pode ser planejado e implementado de diversas formas: letras de músicas conhecidas nas interpretações de texto em sala, oficinas de música e instrumentalização com os estudantes. São maneiras de despertar a sensibilidade, a criatividade e potencializar a integração dos alunos no ambiente escolar. Todo profissional de Educação deve possuir um projeto específico, elaborado depois de um diagnóstico preciso, das necessidades educacionais. Normalmente há uma deficiência ou necessidade de um assunto ou objeto de estudos para o início de um projeto e, paralelamente, um processo de aprendizagem. A pesquisa nasce a partir de uma relação entre minha experiência na comunidade eclesial - especialmente relacionada com os conceitos abordados: música, juventude e pastoral – e o convite de meu orientador, para que, de forma teórica, fosse possível o aprofundamento desta experiência e do pensamento crítico, e analogamente, contribuir para o enriquecimento do estudo teológico-pastoral; Luís Rodrigo Godói mostra a importância da Música na Educação Infantil - discute a música como ferramenta pedagógica na educação infantil e teve como seu problema entender os aspectos favoráveis que o ensino de música pode proporcionar às crianças da Educação Infantil, perceber as formas de interação da música com os demais eixos de trabalho, ou seja, como a música pode auxiliar em diversas atividades pedagógicas na educação infantil; Ruana Gatti mostra a importância da Música no Desenvolvimento da Criança com o objetivo de mostrar a influência da música nas diferentes fases do desenvolvimento da criança, como o cognitivo, o motor e o afetivo.

Apresenta também a música como uma linguagem de expressão dentro das escolas e das salas de aula, proporcionando às crianças, o conhecimento e a valorização da própria cultura e da cultura que as rodeia. A partir da ideia de transformar o ambiente escolar em um lugar mais alegre, transmitindo para a criança a sensibilidade de conhecer os vários gêneros musicais e apreciar a diversidade do som. Espera-se que esta pesquisa possa auxiliar os professores sem formação musical, através das informações trazidas tanto para o desenvolvimento da criança como para as contribuições dentro e fora da escola, lembrando que existem muitas questões importantes a serem trabalhadas com a mesma no desenvolvimento da criança, sejam elas escolares ou sociais.

Para tal foi desenvolvida uma pesquisa de campo com alguns professores que atuam com a música na rede pública de um município do interior de São Paulo; Annielly da Silva Andrade Universidade Estadual da Paraíba escreve artigo que tem por finalidade mostrar a importância da música para a educação infantil, numa concepção de conceber a música como instrumento de auxilio no trabalho pedagógico e no desenvolvimento cognitivo e social da criança de 3 a 5 anos. Após análise da amostra, será possível concluirmos a respeito das formas como a música é vista pelos atores envolvidos no seu desenvolvimento e visualizarmos meios de inserirmos a disciplina Música como uma ferramenta educacional, de fato. Considerações Finais A partir do recorte empreendido no trabalho aqui apresentado, trago minhas compreensões sobre o tema e o dialogo com a literatura que me ajudaram a encontrar caminhos para a construção da pesquisa.

Tragos aqui também possíveis contribuições que a pesquisa poderá elucidar para perspectivas de estudos na educação musical. Este trabalho buscou realizar uma análise sobre a literatura referente a metodologias sobre o ensino do violino. Procurei embasar a discussão presente no referido trabalho a partir de minhas inquietações, que, como apresentado, surgiram a partir da minha própria trajetória com o violino e, principalmente, a partir da minha experiência como professor deste instrumento. A partir da revisão bibliográfica, pude também compreender que o ensino e estudo do violino requerem paciência, comprometimento e uma prática de forma organizada, para que o aluno possa desenvolver-se bem. Dessa forma, nota-se que estudo do violino não deve ser feito sem a devida disciplina do aluno.

É, necessária paciência para que o aluno aprenda e desenvolva bem tecnicamente. Para tanto, a participação do professor é fundamental neste processo, pois é ele quem irá despertar no estudante o interesse pela prática do instrumento em momentos em que este não estiver na escola. Também é importante a interação entre professor e os pais de seus alunos, pois em casa os pais são os responsáveis por acompanhar os estudos dos filhos, alertando-os sobre os horários de estudo, explicando a importância do estudo. Nessa situação, eu como professor de violino posso promover para que os alunos melhorem essa habilidade. Dessa forma pude compreender que embora haja mais material de apoio na língua estrangeira, o professor de violino ainda assim pode tentar construir o seu próprio material e buscar criar metodologias alternativas, que possam seguir o ensino tradicional, e conciliar com a cultura do aluno de acordo com a sua região ou pais.

Nesse sentido, uma opção seria a do próprio professor seguir o ensino tradicional, mas ao mesmo tempo buscar trabalhar a partir da cultura musical do aluno, a partir de seus gostos musicais, aliando paralelamente ao ensino da técnica do instrumento, e depois inserindo métodos tradicionais e estrangeiros. Consideramos que é importante o professor do instrumento desenvolver o hábito de sempre pesquisar sobre novos métodos para o ensino do instrumento, pois como vimos, há muitas opções disponíveis e há grande diversidade de método para as mais diferentes necessidades, podendo o professor utilizar uma abordagem diferente para cada aluno que possuir, uma vez que a aprendizagem do instrumento não se dá de maneira semelhante para todos os alunos. Ademais, penso que este artigo poderá contribuir para a área do ensino do violino em escolas especificas de músicas, de forma a despertar em professores de violino o interesse em conhecer como pensam os autores aqui mencionados e o que isso os ajuda a pensar suas diferentes técnicas e abordagem para e sobre o ensino do violino.

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Porto. Alegre: Programa de Pós-Graduação em Música da UFGRS, 2000. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. com. br/noticias/dino/conheca-os-beneficios-da-musica-no-seu-corpo-e-aproveite-agora-mesmo,b7e7ba820feb22daa8a94d0fe6cb0cda2wvhxsj0. html Acesso em 17 de abril de 2018; DA MÚSICA, SEUS USOS E RECURSOS. Disponível em: https://books. google.

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