A Melhoria da Qualidade na Educação e seu reflexo na redução da Violência

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- O presente artigo, busca relatar como a educação de qualidade ajuda no combate e prevenção da violência tanto nas escolas como em qualquer outro local. Aborda os direitos fundamentais assegurados à criança e ao adolescente e a prioridade absoluta que a Constituição Federal lhes reservou. Desta forma, procura contextualizar a questão da violência, e algumas medidas que podem ser adotadas pela sociedade para ajudar na diminuição da violência, visto que, com uma boa educação, teremos uma sociedade formada por pessoas com boas práticas de comportamentos. E assim, fica evidente o quanto a escola junto a todos da comunidade são fatores fundamentais na redução da violência.

Se apresenta em diversos países e em diferentes níveis de gravidade, e foi por este motivo que tornou-se objeto de grande atenção de políticas públicas, na qual, buscam solucionar o diversos problemas. A violência pode ser marcada de diversas formas, por exemplo a violência física e verbal. Sendo assim, diversas alternativas são tomadas em busca da redução da violência, e uma delas bastante eficaz é o melhoramento na qualidade da educação, visto que por meio dela, são formados cidadãos mais educados e com mais respeito ao próximo. E assim as políticas públicas e também as práticas educativas se fazem essenciais no melhoramento do desenvolvimento social dos cidadãos. Uma das políticas públicas foi a iniciativa tomada por querer abrir as escolas nos finais de semana, com o objetivo de oferecer à comunidade atividades esportivas, educativas e culturais buscando retirar essa parte de crianças e jovens da rua, visto que, é nos finais de semana que mais se encontra registros de violência.

É fundamental a participação da comunidade junto a escola, na tomada de decisões. De fato, a “educação é o procedimento no qual o educador convida os educandos a conhecer, desvelar a realidade, de modo crítico” (FREIRE, 2011, p. A educação está diretamente envolvida com as questões de valores, construção de relações sociais e transmissão, e desta forma está ligada às transformações culturais da sociedade. Dentro do ambiente escolar encontramos pessoas que possuem diferentes culturas, maneiras de aprender, valores e conceitos, que precisam ser trabalhados e atendidos conforme as suas necessidades. Esse trabalho deve ser em conjunto, todos em busca da qualidade na educação. grafia original). QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA Os crimes e violências é algo que preocupa bastante toda a sociedade, ela é uma problemática social, e por meio dela é possível perceber o quanto é necessário resolver estes problemas com ajuda das políticas públicas eficazes.

De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde – OMS , as violências são caracterizadas pelo “uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou comunidade que possa resultar em ou tenha alta probabilidade de resultar em morte, lesão, dano psicológico, problemas de desenvolvimento ou privação”. A violência também segundo a OMS, pode ser: violência dirigida contra si mesmo; violência interpessoal: violência intrafamiliar ou doméstica; e violência coletiva. Já os atos violentos podem ser: abuso físico, sexual, e envolvendo abandono, psicológico, privação de cuidados e negligência. Waiselfisz, 1998, p. Um levantamento realizado pela UNESCO, conforme Werthein (2006), relata sobre alguns fatores desagradáveis que afetam negativamente a vida de muitos na sociedade.

Como um dos mais frequentes aparece a pobreza, dificuldades na escolarização e do preparo profissional, a impunidade, problemas na inserção do emprego, a expansão das drogas e a efetividade do sistema jurídico. A violência é algo bastante preocupante para a sociedade, seja ela agressões físicas, ameaças, roubos, furtos, ou até mesmo o assassinato, na qual, muitas das vezes acaba envolvendo o uso de armas ou o consumo de drogas. E assim, como uma das soluções para combater a violência é melhorar a qualidade da educação, pois é ela que forma o homem para atuar na sociedade, por meio de ações e estratégias pedagógicas que privilegiem o combate e a prevenção à violência. Assim, “o desafio maior está em transformar premissas, filosofias, concepções e resultados de pesquisas em medidas práticas que possam contribuir para a formulação de políticas públicas” (ABRAMOVAY; AVANCINI, 2006, p.

A política pública é implantada através de programas, onde o Estado implanta um projeto de governo, com ações direcionada a sociedade. Boneti, refere-se às políticas públicas como uma: “ação que nasce do contexto social, mas que passa pela esfera estatal com uma decisão de intervenção pública numa realidade social determinada, que seja ela econômica ou social” (BONETI, 2003, p. Segundo a autora Rua (1998) políticas públicas são: [. conjunto de decisões e ações destinadas à resolução de problemas políticos. Assim como: valorizar o diálogo; Contribuição do estado e sociedade; integração da escola com a família e a comunidade; necessidade de práticas educativas para favorecer a prevenção e diminuição da violência; promover e estimular ações pedagógicas.

As políticas públicas são um importante instrumento de transformação social. Desta forma, Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. relatam que: As escolas são, pois, ambientes formativos, o que significa que as práticas de organização e de gestão educam, isto é, podem criar ou modificar os modos de pensar e agir das pessoas. Por outro lado, também a organização escolar aprende com as pessoas, uma vez que sua estrutura e seus processos de gestão podem ser construídos pelos próprios membros que as compõem. A educação ganha, portanto, mais importância quando direcionada ao pleno desenvolvimento humano e às suas potencialidades, valorizando o respeito aos grupos socialmente excluídos. Essa concepção de educação busca efetivar a cidadania plena para a construção de conhecimentos, o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos, além da defesa socioambiental e da justiça social.

BRASIL, 2007, p. A prática educativa deve estar sempre relacionada aos valores humanos, como: tolerância, ética e respeito. E assim será possível prevenir a violência e esta possui algumas ações educativas, como: a política, a psicológica, o cultural e o social. CONCLUSÃO É notável o quanto a violência afeta toda a sociedade e é um fato bastante preocupante, um problema social que afligem a sociedade como um todo. É fundamental que as escolas tenham o direito como fundamento para as ações da escola, com o intuito de possuir os direitos e assim buscar uma solução para os conflitos. Desta forma, para que tenhamos uma Educação de qualidade, devemos colocar esta como prioridade e buscar formas de educar de modo que seja alcançado o esperado.

Assim, espera-se também que a escola tenha um bom relacionamento entre alunos, professores e funcionários, as práticas pedagógicas, a disciplina e as metodologias. Alguns fatores devem ser considerados no momento em que se planeja as políticas públicas, como as especificidades sociais e regionais, na qual devem ter como prioridade a prevenção da violência e o resguardo aos direitos dos adolescentes e das crianças, e também de todos que fazem parte da comunidade escolar. BONETI, Lindomar Wessler. O silêncio das águas: políticas públicas, meio ambiente exclusão social. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2003. BRASIL. gov. br/ccivil_03/Leis/l9394. htm. Acesso em 11 Outub. Plano de Desenvolvimento da Educação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2011. LIBÂNEO, José C. OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra.

Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. Violência Escolar: políticas públicas e práticas educativas. f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008. RUA, Maria das Graças (1998). As políticas públicas e a juventude dos anos 90. Filosofia da práxis. WAISELFISZ, J. J. coord. Juventude, violência e cidadania: os jovens de Brasília.

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