A MATEMÁTICA NO COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA: consumo consciente, da escola para a vida
Tipo de documento:Projeto
Área de estudo:Matemática
Objetivos 5 2. Objetivos Gerais: 5 2. Objetivos específicos: 5 3. JUSTIFICATIVA 5 4. Grupos de trabalho 7 5. Objetivos 2. Objetivos Gerais: O presente projeto tem como objetivo trabalhar questões referentes ao consumo consciente de água com alunos do 8º ano do ensino fundamental, buscando entender de forma prática o desperdício de água em tarefas cotidianas, visando o consumo consciente. Objetivos específicos: Espera-se que os alunos sejam capazes de: • compreender a quantidade de água necessária que o corpo humano necessita para estar hidratado diariamente; • Evitar o desperdício nas escolas, na sua casa ou em qualquer outro ambiente em que possa praticar esse hábito; • Compreender a quantidade de água necessária para tarefas cotidianas de higiene, bem como, em tarefas como lavar carros, ruas e calçadas. • Incentivar a postura crítica de consumidor consciente através do estudo de dados sobre reservas de água em nossa região.
• Compreender de forma crítica a poluição das reservas de águas, visando entender o quanto isso nos afeta. Grupos de trabalho A maioria das ações desse projeto será desempenhada por todos os alunos, mas para facilitar o processo desempenharemos algumas tarefas especiais aos alunos para minimizar as dificuldades ao longo do caminho. Para isso a sala será dividida em quatro grupos e cada grupo com alguma responsabilidade. • Grupo 1: Entrevistas com profissionais; • Grupo 2: Criação de cartazes para serem fixados na escola; • Grupo 3: Planejar as perguntas a serem feitas nos debates; • Grupo 4: Alunos que irão expor o trabalho na palestra final. Todos os alunos deverão participar do processo criativo das ideias para o projeto. Plano de Ação 1º Momento: Os alunos, divididos em equipes, pesquisarão sobre a quantidade de água necessária a ingestão humana no cotidiano.
Em seguida, os alunos observarão o tempo de recomendado (pela empresa de saneamento básico) para a realização de cada uma das tarefas. Essa será uma tarefa em que os alunos irão refletir sobre com ajuda do professor sobre o consumo consciente. Os alunos deverão em seguida pesquisar medidas que visem diminuir e/ou evitar o desperdício de água nas tarefas citadas. Ainda nesse momento, com ajuda do professor de Geografia, os alunos deverão pesquisar e analisar quantitativamente dados sobre o consumo de água no mundo. Deverão ser pesquisados os seguinte questionamentos: • Quais países tem mais água? • Em quais países tem faltado água? • Qual é a importância da bacia amazônica para o Brasil? Metas: • Compreender o desperdício nas atividades do dia-a-dia.
• Trabalhar conteúdos de geometria (medidas de volume), e conversão de medidas. º Momento O 4º momento de realização de atividades no projeto se dará através de pesquisas feitas pelos alunos sobre a poluição, e o que ela causa às reservas naturais e fontes de água, quais são as principais atividades poluentes da água, e quais são as conseqüências da poluição na água doce e em água salgada. Nesta etapa será realizado com o uso de modelagem matemática experimento prático que mostrará o passo a passo da despoluição de um rio. Para isso, trabalharemos com a proporcionalidade dos dados obtidos em pesquisas que serão feitas, e poderão nos demonstrar o volume de água existente no rio, bem como o nível de poluição.
Nessa atividade, os alunos contarão com ajuda do professor de matemática para desenvolver um modelo de despoluição do rio escolhido para a atividade. X Discussão Apresentação das ideias do 3º Momento x 3º Mapeamento Mapeamento dos rios da região x Análise Análise dos dados obtidos x Apresentação Apresentação criativa dos dados. x Reunião Discutir as ideias e perceber o aprendizado dos alunos x Avliação Avaliação através de exposição dos dados obtidos. x Discussão Apresentação das ideias do 4º Momento x 4º Pesquisa Pesquisa sobre a poluição, causas e consequências x Análise Tabulação e Análise de dados. x Apresentação Apresentação criativa dos dados. x Reunião Discutir as ideias e perceber o aprendizado dos alunos x Avliação Avaliação escrita sobre o trabalho desenvolvido x Exposição Exposição dos dados obtidos x 5º Apresentação Apresentação para a comunidade escolar x Avliação Avaliação escrita sobre todo o trabalho desenvolvido x 7.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais :matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. Disponível em:<http://portal. mec. br/ojs/index. php/eae/article/view/2163/2120. Acesso em: 07/02/2015.
143 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download