A LUDICIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Biologia

Documento 1

XXXXXXX Co-orientador(a): Prof. Dr. XXXXXXX Nome da Cidade 2023 RESUMO Este trabalho está relacionado ao tema Ludicidade em Biologia no ensino médio. ao utilizar jogos e brincadeiras em sala de aula torna-se uma abordagem metodológica relevante e fundamental para estimular os alunos a construírem o seu conhecimento. Os benefícios do uso de atividades lúdicas nas escolas, torna-se uma prática escolar de grande importância e favorecendo ao aluno a construção do conhecimento. It aimed to verify the importance of the ludic practiced in a school environment and its application as a pedagogical tool for teachers. Some didactic games were analyzed, such as: on Ecological Interactions in Biology Teaching; game of questions and answers: Discovering the Human Body and Computer or online game: Bioquiz. Finally, it is concluded that this study obtains positive results regarding the importance of including recreational activities in Biology classes, promoting its affirmation as a significant teaching and learning strategy, in a more pleasant way to learn and teach.

This process also showed how much the game enthuses, stimulates and delights the students, being useful for learning. Keywords: Ludic; didactic games; biology; teaching-learning process. No qual uma das principais características da ludicidade é proporcionar um espaço de interação, satisfação e motivação, e assim influencia a criatividade do indivíduo e, consequentemente possibilitando uma aprendizagem significativa (Kishimoto, 1994; Miranda, 2002). De acordo com Soares et al. o lúdico pode ser: Utilizado como promotor da aprendizagem, nas práticas escolares, possibilitando a aproximação dos alunos com o conhecimento. Porém, devem ter sempre claros os objetivos que se pretende atingir com a atividade lúdica que vai ser utilizada, deve-se respeitar o nível de desenvolvimento em que o aluno se encontra e o tempo de duração da atividade.

Soares et al. A Biologia é a ciência responsável pelo estudo da vida, sendo então de fundamental importância para a compreensão do funcionamento dos seres vivos. Todavia, os estudantes apresentam dificuldades na assimilação dos conteúdos dessa disciplina, essa dificuldade enfrentada no processo de ensino e aprendizagem se deve, principalmente, à complexidade e inúmeros conceitos abordados na biologia, como também à forma de organizar e trabalhar os conteúdos dentro da sala de aula (Pereira et al. Portanto, na maioria das vezes, os alunos possuem os argumentos perceptivos sobre determinadas situações biológicas, mas lhes falta uma rede conceitual que lhes possibilitem ligar as informações que possuem para que ocorra uma aprendizagem significativa e mais duradoura (Pereira et al. Pode-se considerar este tema bastante relevante para os profissionais que já atuam no ensino médio e para os acadêmicos que desejam atuar, pois dessa forma favorece o aperfeiçoamento, desenvolvimento e aprimoramento de competências para melhor desempenho docente que transformarão as aulas de biologia mais prazerosas, atrativas e dinâmicas, em que contribuirão significativamente para obtenção e construção de diversas habilidades e conhecimentos necessários de maneira simples e prática.

Dessa forma, o tema lúdico abordado dentro da educação foi escolhido por ser um dos temas que mais fascina os educadores em todos os níveis de ensino, além de auxiliar na aprendizagem e contribuir no desenvolvimento social, cultural e pessoal do estudante. É de fundamental relevância destacar que a aplicação de jogos didáticos não é só essencial para despertar conhecimento do estudante, e sim também necessária para despertar outras habilidades, como exemplo, o trabalho em equipe, a criatividade, memorização e o vontade em aprender se divertindo (Ferreira e Santos, 2019). O professor é considerado como mediador (Vygotsky, 1998) do conhecimento e deve planejar novas metodologias e estratégias metodológicas diferenciadas e individualizada que respondam às expectativas dos estudantes. Para tanto o lecionador deve refletir e rever sua didática constantemente (Lara et al.

Para Leal et al. argumenta os benefícios de utilizar estratégias didáticas contemporânea em sala de aula, trazendo em consideração o desenvolvimento dos conteúdos curriculares e a formação dos alunos como cidadão, como explica abaixo sobre as vantagens dessa estratégia: A utilização de diferentes metodologias contribui para processo ensino-aprendizagem dos alunos. O ensino de Biologia, geralmente, é realizado por meio das atividades práticas tradicionais, este conteúdo pode aplicar metodologias científicas adequadas ao estudo da vida e compreender suas implicações, sendo que tem diversas maneiras e formas de abordar didaticamente, com o uso de estratégias lúdicas nas aulas de biologia possibilitará uma maior atenção, criatividade e percepção, colaborando para que o estudante aprimore o conhecimento e suas habilidades nos conteúdos lecionado (Pereira et al.

A aplicabilidade da metodologia associada a práticas lúdicas facilita a aprendizagem, pois os alunos demonstraram grande interação, entusiasmo e interesse pelo assunto abordado na aula, não somente em assuntos relacionado a biologia, como também em assuntos considerados mais difíceis e talvez que o estudante não tenha tanta afinidade (Pereira et al. Jogo sobre Interações Ecológicas no Ensino de Biologia por Lara et al. De acordo com artigo produzido por Lara et al. aborda a experiência do benefício de um jogo sobre Interações Ecológicas, no qual foi desenvolvido pelas autoras, para o Ensino de Biologia. Ficou demonstrado que houve um número maior de acertos no questionário aplicado pós-teste. Para analisar de forma mais aprofundado foi elaborada a comparação dos acertos para cada questão aplicada com intenção de avaliar se teve um aumento de acertos em comparação entre o pré e o pós-teste (Lara et al.

O questionário pós-teste foi empregado com o objetivo de comparar se houve um melhor entendimento do conteúdo abordado (Lara et al. A computação desta análise apresenta-se na Figura 2, abaixo: Figura 2- Comparando os resultados sobre pré e pós-jogo em cada questão. Fonte: Lara et al. Segue algumas reproduções: “É algo interessante, o qual serve de complemento divertido ao conteúdo trabalhado. ”; “Torna o aprendizado mais eficaz. ”; “Bom, pois é mais fácil a assimilação e compreensão. ”; “Muito bom, pois é criativo e diferencia um pouco da forma de aprendizado. ”; “É uma forma de estudar se divertindo, pensando e se esforçando para desenvolver o jogo. A regra foi quem tirasse o maior número seria o primeiro grupo a jogar. A pergunta foi sorteada pelo professor dentro da caixa e cada grupo escolheu um representante pra responder à questão.

Na hipótese de resposta certa, o aluno colocava o boton no órgão no qual respondeu à pergunta (Figura 4), mas se acontecesse algum erro passava a pergunta para o grupo seguinte. Figura 4- Estrutura do corpo humano no banner no final do jogo com todos os botons colados pelos alunos participantes. Fonte: Garcia e Nascimento (2017) Posteriormente ao jogo, cada aluno respondeu a uma ficha de questionário com oito atividades para verificar o quanto o jogo trouxe de aproveitamento ele. Dessa maneira, segundo Alves (2010) o jogo ganha um espaço como ferramenta fundamental para aprendizagem, na medida em que estimula o interesse e entusiasmos do aluno para aprender a matéria abordada. O jogo, perante a vários autores como Alves (2010) e Lara et al. tem intuito de construir novas descobertas, desenvolve e enriquece a sua personalidade, e simboliza um instrumento pedagógico didático.

Além do mais é uma importante estratégia para o ensino e a aprendizagem de conceitos abstratos e complexos do corpo humano, contribuindo na turma escolar o raciocínio, a motivação, memorização, a argumentação e a interação entre os discentes e docentes. Jogo de computador ou online: Bioquiz por Santos, Silva, Benassi e Amaral (2015) Os jogos digitais educacionais amplificam a área de interatividade e do interesse dos jovens estudantes, possibilitando um maior desenvolvimento da capacidade cerebral, assim como uma melhoria na aprendizagem relacionado ao conteúdo abordado. Figura 8- Tela presente no jogo com opções dos níveis do jogo. Fonte: Santos et al. Figura 9- Tela com perguntas e opções de respostas. Fonte: Santos et al. Quando o jogador responder à pergunta, um personagem animado que representa uma célula, questionará se o jogador tem certeza da escolha da alternativa (Figura 10), caso ele afirme que sim (clicando na seta verde conforme a imagem) o personagem apresentará ao jogador a resposta corretamente, discutindo e abordando o assunto e relacionando o conteúdo com o cotidiano.

O ato ensinar requer paciência e exige muito do educando, desde criatividade, e consequentemente a sua contribuição para as aulas dinâmicas e motivadoras para os alunos. A inclusão da metodologia lúdicas foi capaz de proporcionar melhor ensino aprendizagem para os estudantes. É relevante que os professores reflitam sobre a necessidade de buscar novos métodos e recursos didáticos, com o intuito de estimular a aprendizagem dos alunos. O conteúdo de Biologia, por apresentar diversos temas práticos que tem facilidade de elaborar jogos e brincadeiras, de acordo com os estudos, a metodologia lúdica foi capaz de estimular o raciocínio na construção de conhecimentos e aprendizagens dos conceitos biológicos de maneira mais prática, além de propiciar um ambiente de motivação e integração da equipe, sendo que enriquece o processo de ensino-aprendizagem.

Perante ao exposto, é possível afirmar que momentos lúdicos garantem sucesso nas atividades dentro de sala de aula, ajudando a formar cidadãos mais compreensivos e dinâmicos, capazes de refletir, criticar e transformar o social e lado pessoal, e nos conteúdos de biologia, existem vários jogos que podem ser praticados e elaborados, essa metodologia pode ser aplicada com mais frequência nas aulas, a fim de não apenas visar o aprendizado, porém com objetivo também de apresentar uma maior aproximação do professor-aluno, aluno-aluno e motivação para aquisição de interesse pela disciplina. Vol. nº 3, 2010. CAMPOS, L. M. L. G. CAVALCANTI, E. L. D. SOARES, M. F. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque De Caxias, 2019.

GARCIA, L. D. S. N. DOS SANTOS, C. B. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; p. LARA, P. BOZZA, E. C. JAROCHYNSKI, N. M. VIEIRA, R. H. F. SANTOS, A. n. pg. MIRANDA, S. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Linhas Críticas, 14(8), 21-34. X. Método Tradicional e Estratégias Lúdicas no Ensino de Biologia para Alunos de Escola Rural do Município de Santarém-Pa. Experiências Em Ensino De Ciências. v. n. C. C. Atividades lúdicas na educação infantil: subsídios práticos para o trabalho na pré-escola e nas séries iniciam do 1º grau. Ed. São Paulo: ática, 2007. A ideia do lúdico como opção metodológica no ensino de Ciências e Biologia: o que dizem os TCC dos egressos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul? Pesquisa em Foco, São Luís, vol.

n. p. SANTOS, J. W. C. et al. O ensino de ciências por meio da ludicidade: alternativas pedagógicas para uma prática interdisciplinar. Revista Ciências & Ideias, v. n.

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