A LEI E O DIA A DIA NA ESCOLA

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

DESENVOLVIMENTO: 2. Caracterização geral da instituição observada: Este referido trabalho foi realizado no Centro Educacional Adonay Colégio Mallet que é uma Instituição Particular, situada na cidade do Rio de Janeiro, tendo como público alvo crianças e adolescentes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. O seu horário de funcionamento divide-se em dois turnos sendo: o da manhã das 07h30min até 12h00min e o da tarde das 13h00min até 17h30min. O Quadro da escola se constitui de um número de 251 alunos, sendo destes 202 do Ensino Fundamental. A instituição conta com estrutura completa: salas de aulas adequadas à faixa etária; quadra poliesportiva; parque infantil, sala de música, sala multiusuários, sala de informática, biblioteca; refeitório, e banheiros com o devido saneamento.

Os exercícios envolvem parte ortográfica e gramatical. Conclui-se as aulas com algumas brincadeiras e passatempos relacionados com a atividade pedagógica, o que deixavam sempre os alunos animados e satisfeitos com a aula, além de contribuir na fixação do ensino exposto. O que pode ser observado com a dinâmica da aula é que a mesma se mostra bastante inclusiva não só para as crianças com necessidades especiais previstas na lei, mas para crianças com outros tipos de necessidade pois podem ser observados níveis de aprendizagem diferenciados, pois constatei que uma parte dos alunos que não possuem nenhuma necessidade especial ainda não sabiam escrever direito, pois não conheciam todas as letras do alfabeto, a professora se manteve todo o tempo com total domínio do conteúdo e da sala, proporcionando uma atenção especial a menina com deficiência e também aos alunos com outras dificuldades, pode-se perceber a partir da observação deste dia que o preparo e a naturalidade que foram observados são fruto de uma cultura de inclusão que existe a bastante tempo na escola, pois em todos os momentos é possível perceber um cuidado para que todos se sintam acolhidos e incluídos no processo de ensino e aprendizagem, bem como no desenvolvimento de atividades extra curriculares como pode ser exemplificado no caso da imagem abaixo que ilustra a atitude tomada durante o desfile cívico de 2015 onde uma pessoa do quadro de funcionários da escola empurrou a cadeira de rodas de um aluno durante todo o trajeto para proporcionar a ele a oportunidade de participar da atividade desenvolvida: Disponível em: (https://www.

facebook. com/pg/ColegioMalletAdonay/photos/?ref=page_internal) Acreditamos que esse tipo de atitude incentivada pelos funcionários da escola é refletida em todos, proporcionando um ambiente de aceitação e companheirismo observada principalmente na relação professor-aluno.

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