A LATERALIDADE NA PSICOMOTRICIDADE PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

A pesquisa busca elucidar se haveria minimização ou menor ocorrência de indivíduos com dificuldades na aprendizagem, caso houvesse intervenção precoce da psicomotricidade com ênfase na lateralidade como parte da didática escolar. Esse ambiente é relevante para estudo e aplicação uma vez que a escola é um dos principais veículos de formação e desenvolvimento da criança. A pesquisa foi realizada com base na revisão bibliográfica em livros, compêndios e artigos já publicados em revistas científicas sobre a temática. É possível concluir que a psicomotricidade com atenção na lateralidade é fundamental para o bom desenvolvimento cognitivo do beneficiário. No entanto, ainda existe um vasto campo para aplicação e um dos entraves a ser superado é a falta de capacitação por parte do corpo docente, que não raro não possui habilidades voltadas para lidar com esta ferramenta ou simplesmente se deixam vencer pela apatia.

The research was carried out based on the bibliographic review in books, compendia and articles already published in scientific journals on the subject. It is possible to conclude that the psychomotricity with attention in the laterality is fundamental for the good cognitive development of the beneficiary. However, there is still a vast field of application and one of the obstacles to be overcome is the lack of training by the faculty, who often do not have the skills to deal with this tool or simply let themselves be overcome by apathy. Keywords: Psychomotricity. Laterality. ” No que diz respeito à lateralidade, Neto et. al. p. informa que “de modo geral, a lateralidade é a preferência da utilização de uma das partes simétricas do corpo: mão, olho, ouvido, perna. ” O presente artigo, intitulado “A lateralidade na psicomotricidade – promovendo o desenvolvimento cognitivo” tem como objetivo principal informar qual a relevância destas ferramentas na proposta do desenvolvimento cognitivo, a saber, tornar o aprendizado mais satisfatório, prevenindo dificuldades no desenvolvimento cognitivo.

Isso acontece porque essa ciência contribui diretamente para o desenvolvimento humano no que diz respeito às suas funções essenciais nos campos afetivo, cognitivo, orgânico e consequentemente no campo social. Ou seja, dito de forma simples, a psicomotricidade tem relação com o desenvolvimento do indivíduo. É uma ciência de aplicação articulada e abrangente, uma vez que atua em “favor do movimento como um todo na formação do indivíduo com quem interage, seja no âmbito acadêmico, escolar, terapêutico, desportivo e empresarial, dentre outros. ” (BUENO, 2014. P. Desta forma entende-se que o trabalho da psicomotricidade envolve uma série de elementos. O movimento do indivíduo diz muito a respeito de suas vivências e experiências tanto de forma individual quanto em relação ao meio em que está inserido.

Através do movimento o indivíduo expressa suas vontades físicas, fisiológicas e emocionais. As definições não são divergentes entre os vários autores e pesquisadores sobre a temática. Ao contrário, são bem similares, com alguns elementos complementares somente. ” Corroborando a definição, no estudo de Oliveira et. al. p. é apresentando o conceito de lateralidade, segundo consta o seguinte: Lateralidade é a noção, a expressão e a consciência interna da predominância motora das metades do corpo, lado direito e lado esquerdo, sendo que a predominância do corpo está relacionada com o processo de maturação dos centros cerebrais do cérebro, ou seja, é o uso de um lado do corpo com maior prevalência sobre o outros. Ainda na pesquisa de Neto et.

é informado que a partir do radar criado pela lateralidade “vão decorrer, então, as relações de orientação face aos objetos, às imagens e aos símbolos, razão pela qual a lateralização vai interferir nas aprendizagens. ” Essa interferência representa interferência decisiva. A lateralidade está associada as instituições de ensino porque o período de desenvolvimento da lateralidade, conforme preenche um “intervalo que vai dos 2 anos de idade até os 6 ou 7 anos aproximadamente”. TEIXEIRA, 2014, p. A idade coincide com o período escolar. Uma das ciências que busca oferecer ferramentas para o bom desenvolvimento e auxiliar no processo de aprendizagem, conforme já abordado, é a psicomotricidade. Uma das vertentes desta ciência, ou seja, um dos elementos da atenção da psicomotricidade é a lateralidade. De acordo com Oliveira et.

al. p. É de suma importância aplicar estratégias e ferramentas propostas pela psicomotricidade visando o desenvolvimento da lateralidade pelo motivo de impactar diretamente no aprendizado e desenvolvimento, conforme afirma Oliveira (2015, p. ao informar que “a lateralidade é um aspecto relevante para aquisição de aprendizagens”. No entanto, como bem lembrado pela autora, isso não significa que todo indivíduo que apresenta dificuldades de aprendizagem apresentará alterações na lateralidade. Para complementar a compreensão sobre a importância de trabalhar com atenção na lateralidade, fator psicomotor, é possível traçar um paralelo invertendo a ordem de pesquisa, ou seja, ao invés de apresentar os benefícios de desenvolver a lateralidade, como seria caso o indivíduo apresentasse desordens na lateralidade? Neto et. al. Engloba vários outros aspectos como a coordenação motora e orientação temporal.

Muito se tem falado sobre o lúdico na educação, especialmente voltados para crianças nos primeiros anos escolares. Certamente, usar esta técnica tem sido satisfatória e adequada. Jogos e brincadeiras aparentemente simples são fundamentais para o desenvolvimento da criança. A psicomotricidade trabalha com alguns destes jogos e brincadeiras. Um detalhe relevante que acaba passando despercebido, é a importância de se ater não somente na técnica a ser aplicada, mas na pessoa e em suas necessidades peculiares. Esta é a filosofia principal da psicomotricidade: contribuir para o desenvolvimento da pessoa como um todo. Técnicas que visam o desenvolvimento e aprendizado do indivíduo são fundamentais, especialmente no interior das instituições de ensino. No entanto, neste cenário particularmente, é preciso mais do que boas ferramentas.

A participação dos docentes é essencial, uma vez que são estes quem adotam e aplicam as ferramentas disponíveis, entre as quais a psicomotricidade. O papel dos docentes é fundamental, especialmente quando se considera os aspectos psicomotores da lateralidade. Porque se afirma isso? De acordo com Neto et. al. p. “a definição da lateralidade ocorre por volta dos seis anos, e nesse fato reside a importância da criança ao ingressar na escola já possuir uma dominância lateral estabelecida. CONSIDERAÇÕES FINAIS O artigo apresentou a temática psicomotricidade, enfatizando o desenvolvimento da lateralidade e como esses elementos associados contribuem de modo significativo para os indivíduos. A psicomotricidade é uma ciência que trabalha embasada no movimento corporal, estudando detalhadamente cada ação tomada pela criança. O estudo associa o tipo de movimento com fatores internos e externos, como a criança interage com o meio à sua volta.

A expressão corporal diz muito a respeito do desenvolvimento. Estão relacionados à psicomotricidade os fatores cognitivos, afetivos e motores. O atendimento deve ser de forma personalizada. O papel dos docentes é fundamental. Lamentavelmente ainda é encontrada muita resistência no ambiente escolar quanto à aplicação de ferramentas que vão além do projeto pedagógico “padrão”. Ainda existe a preocupação de cobrir a grade de ensino e passar o conteúdo previamente estipulado, sem, no entanto, se preocupar com o desenvolvimento pleno do aluno. As Instituições de ensino superior acabam igualmente deixando a desejar, uma vez que não incluem como parte da formação acadêmica material que orientem os futuros docentes a aplicar materiais e métodos diferenciados. BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade: teoria e prática da escola à aquática.

ª Edição. São Paulo: Editora Cortez, 2014, 489p. CÂMARA, Suzana Aparecida dos Santos. p. Disponível em: <http://www. scielo. br/pdf/rcefac/v15n4/14. pdf> Acesso: 10/01/2019. Lateralidade em escolares de 7 a 8 anos: relação com a aprendizagem. p. Disponível em: <http://dspace. bc. uepb. pdf> Acesso: 07/01/2019.

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