A integração sensorial na reabilitação de crianças com lesão cerebral e autismo: é brincando que se trata!

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Administração

Documento 1

Quais serão os participantes do projeto? 7 SEÇÃO 3 – COMO O PROJETO SERÁ ORGANIZADO? 8 3. Qual é o objetivo geral do projeto? 8 3. Quais são os objetivos específicos? 8 3. Que ações serão realizadas? 8 3. Que resultados são esperados? 8 3. Orçamento Detalhado dos Materais 7. Orçamento físico-financeiro Anexos 21 23 INFORMAÇÕES BÁSICAS NOME DO PROJETO A INTEGRAÇÃO SENSORIAL NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E LESÃO CEREBRAL: É BRINCANDO QUE SE TRATA! ORGANIZAÇÃO PROPONENTE HUMANITY – ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO ITAJAÍ ESTADO SC ABRANGÊNCIA DO PROJETO ESTADO SC MUNICÍPIOS Itajaí e Municípios da Região da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) LINHA PROGRAMÁTICA DO PROJETO (MARQUE X NO QUADRINHO) Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho.

Educação para Qualificação Profissional. X Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. TEMAS TRANSVERSAIS DO PROJETO (MARQUE X NO QUADRINHO) Gênero. Nossa associação almeja ser reconhecida como centro de referência em atendimento à crianças com lesão cerebral e autismo na região da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) e conta com a parceria e apoio da Petrobrás para realização deste projeto, com custo de investimento de R$ 49. Os benefícios do tratamento não se estendem apenas aos alunos, mas sim aos seus familiares, cuidadores, professores e monitores de classe das escolas em que estão inseridos já que a idéia é favorecer o processo de inclusão através do desenvolvimento da autonomia pessoal.

Esta parceria fortalece ainda mais o compromisso social da Petrobrás com esta clientela, que tanto sofre com preconceito, discriminação e descaso social, porém sofre principalmente por suas próprias limitações. SEÇÃO 2 – EM QUE CONTEXTO SE INSERE O PROJETO? 2. O que é a sua organização? A Associação Educacional Humanity surgiu da angústia de uma mãe que, ao buscar atendimento especializado que pudesse proporcionar perspectivas de um futuro melhor para seu filho autista, deparou-se com muitas dificuldades e carência de tratamento adequado. Apenas cinco educandos recebiam o atendimento. Em 2003, através de projeto apresentado ao Instituto Guga Kuerten, conseguimos adquirir os materiais necessários para a instalação de uma sala de fisioterapia convencional. Em 2006, mediante projeto apresentado à Justiça Federal, obtivemos recursos para a construção de uma sala ampla de Fisioterapia, com 46 metros quadrados, em alvenaria.

A Fisioterapia hoje atende 14 alunos e presta 28 horas semanais de atendimentos. Com a aquisição dos recursos deste projeto, será possível ampliar os atendimentos para todos os alunos matriculados na Associação. A Associação Humanity tem como metodologia a habilitação e reabilitação cognitiva e motora, a adequação de comportamento e o apoio familiar através de programas como o PROE – Programa de Orientação e Encaminhamento. A instituição tem como objetivos promover ações de prevenção, habilitação, reabilitação e inclusão à vida comunitária, orientar e acompanhar os familiares, quanto ao tratamento da pessoa com lesão cerebral e/ou autista. Tem também o objetivo de manter o intercâmbio entre os familiares dos educandos, no intuito de superar as inseguranças emocionais e a discriminação social.

A nossa missão é a de promover o desenvolvimento do potencial humano do portador de lesão cerebral e/ou autismo no âmbito bio-psico-social. Temos como valores a credibilidade, a ética, a competência, o trabalho em equipe e a responsabilidade. e art. º da Lei nº 7. Os desafios incluem tanto o aprendizado do aluno, quanto sua socialização com o grupo. Faz-se necessária extrema atenção a nível governamental, para a capacitação dos professores, fornecendo a eles base teórica e prática nas escolas para estar recepcionando os alunos especiais, e de fato haver a inclusão. Muitos projetos devem dar atenção a este tema. É preciso dar a oportunidade de desenvolverem suas habilidades em um ambiente próprio para isso, com profissionais especializados para trabalhar suas dificuldades.

Este projeto propõe a criação de uma sala de integração sensorial, pioneira no município, onde o processo de reabilitação será feito de uma forma extremamente divertida. O brincar é a melhor forma de desenvolver a integração sensorial. Desde pequena, a criança naturalmente procura as atividades que promovem uma boa integração da informação recebida através dos sentidos. Ao se movimentar, aprende sobre os limites do seu corpo dentro do espaço que a rodeia. Instalação de ar condicionado Proporcionar ambiente agradável para recebimento de estímulos C. Instalação de suporte para materiais suspensos Instalação dos materiais suspensos D. Instalação e organização de demais materiais Aumentar número de estímulos sensoriais para tratamento das crianças com DIS.

com objetos suspensos, sonoros, texturizados, coloridos e adaptados. Oferecer o serviço fisioterapêutico de integração sensorial a todos os alunos da instituição Ampliação da carga horária da Fisioterapeuta de 28 para 40 horas Aumentar o número de alunos no serviço de fisioterapia de 14 para 31 alunos. Ayres, 1995). Nos últimos 15 anos, neurocientistas mostraram que a integração com o ambiente realmente melhora a estrutura, a química e a função do cérebro. Os pioneiros neste tipo de pesquisa foram Dr Mark Rosenzweig, citado por Ayres (1995), e seus associados na Universidade da Califórnia em Berkeley. Nos experimentos de Rosenzweig e seus associados, um grupo de ratos passava algum tempo em ambiente enriquecido de estímulos, enquanto outro grupo ficava em um ambiente empobrecido. Após algum tempo, estes ratos eram mortos e seus cérebros dissecados e analisados.

Interage com o sistema vestibular, o sistema proprioceptivo que funciona através de receptores nos pés, pescoço e articulações que fornecem informações de como o corpo está se movendo e se estamos em chão firme. Ambos são a base de todo trabalho de estimulação sensorial realizado com materiais suspensos. Apresentação da Sala de Integração Sensorial   Fazer a idéia de estimulação sensorial com a criança disfuncional requer um profissional apto e uma ampla sala com muitos equipamentos simples, porém especiais. Quando o terapeuta está fazendo o seu trabalho eficientemente, a criança está organizando o seu sistema nervoso simplesmente brincando (Ayres, 1995). Ao planejar uma sessão de tratamento, é essencial dar um ambiente seguro. Conforme as crianças gradualmente vão dominando estas sensações e respostas, o seu cérebro aprende a modular a atividade sensorial e forma uma percepção corporal mais precisa (Ayres, 1995).

Piscina de bolinhas: É um tanque de tamanho variável, cheio de bolinhas plásticas coloridas. Estimula os sistemas proprioceptivo, tátil e visual. A estimulação tátil pode ter tanto um efeito facilitatório quanto inibitório, dependendo de qual parte do corpo são estimuladas. Não só em relação à estimulação das bolinhas na pele da criança, mas também a estimulação de escovar ou esfregar a pele. Julia Fox, citado por Ayres (1995), descobriu que crianças cegas podiam identificar objetos em suas mãos mais precisamente após óleo aromatizado ter sido espalhado pelo ar. Um tipo de sensação ajuda o cérebro a processar outros tipos de sensação (Ayres, 1995). Tábuas de equilíbrio: A tábua de equilíbrio ajuda a desenvolver respostas posturais e de equilíbrio.

Se a criança não tiver habilidades de direcionar a si mesma em uma atividade, o terapeuta a ajuda até que seu cérebro esteja mais organizado (Ayres, 1995). Balanço: A criança fica sentada no balanço. O movimento cria uma demanda por reações de equilíbrio, enquanto ao mesmo tempo o estímulo vestibular torna fácil para a criança desenvolver estas reações (Ayres, 1995). Rede: A rede é feita de nylon com uma trama larga, de modo que a criança mesmo balançando visualiza o ambiente externo. A estimulação vestibular pode ser efetuada de várias maneiras: deitada ou sentada (Carvalho, 2002). A rede é um suporte que envolve a criança e promove segurança gravitacional. Fornece experiência de movimento, que pode ser usado para aumentar gradualmente a tolerância à mobilidade.

Muitos, senão todos os quadros musculares e articulares encontrados na Paralisia Cerebral originam-se na falta de influências coordenadoras do cérebro. Em outras palavras, os mecanismos neurológicos de postura, equilíbrio e movimento estão desorganizados. Portanto, os músculos que são ativados para controlar a postura, o equilíbrio e o movimento tornam-se descoordenados, rígidos e fracos (Levitt, 2001). A lesão cerebral na Paralisia Cerebral pode ser responsável também por distúrbios dos sentidos especiais da visão e audição, anormalidades da fala e linguagem e aberrações de percepção. Distúrbios perceptivos ou agnosias são dificuldades em reconhecer objetos ou símbolos. Uma criança pode então aparentar distúrbios de percepção, que podem não ser orgânicas, mas causados pela falta de experiência.

A mesma falta de experiências cotidianas retarda o desenvolvimento da linguagem e afeta a fala da criança. Sua compreensão geral pode sofrer, isto pode ir longe a ponto de uma inteligência normal ser camuflada por uma deficiência física severa, além disso, a falta de movimento pode afetar o comportamento geral da criança. Assim, alguns comportamentos anormais podem ser decorrentes da falta de experiências sociais e emocionais satisfatórias para as quais o movimento é necessário (Levitt, 2001). Há uma hipótese de Kreutzberg, citado por Michel e Babey (1997), que diz que o estímulo vestibular estimula o amadurecimento neurosináptico em alguns tractos inibitórios e que os reflexos indesejados são assim inibidos com mais rapidez. Durante a terapia integrativa sensorial, as crianças freqüentemente aprendem acidentalmente habilidades ou comportamentos específicos, mas estes específicos não são o objetivo.

Ao invés disso, o que se quer são atividades físicas que produzam sensações que levem à respostas adaptativas, e as quais forneçam mais sensações que provoquem respostas adaptativas ainda mais complexas. Deste modo, o cérebro melhora a sua eficiência geral de funcionamento. A criança com Paralisia Cerebral por todo o seu comprometimento físico, não recebe toda estimulação que uma criança normal receberia, portanto é uma criança com disfunção da Integração Sensorial. A terapia de Integração Sensorial para essas crianças, segundo Ayres (1995), funcionaria porque o ambiente terapêutico é preparado de forma que é divertido para a criança usar os seus processos sensoriais de uma forma que ela jamais usaria antes. A plataforma é usada para gerar respostas de equilíbrio, o rolo e cavalo promovem o planejamento motor e segurança gravitacional e o disco de flexão promove ajustes tônicos.

Os principais equipamentos suspensos solicitados nesse projeto são: balanço, plataforma, cavalo, rede e disco de flexão. Os equipamentos podem ser feitos por materiais diversos (como tecido, plástico, couro, madeira, pneu etc) e por fixações em ganchos no teto ou em estruturas de madeira e ferro que possam sustentar todo o equipamento. Existem empresas especializadas na fabricação desses equipamentos. Quem irá coordenar o Projeto e qual será a equipe técnica? Composição da equipe do Projeto Nome Função no Projeto Formação Profissional Tipo do vínculo Carga horária semanal Luciana Lana de Abreu Coordenadora Direito CLT 40 horas Danielly Fernanda Bomm Melzi Fisioterapeuta Fisioterapeuta Especialista em Ortopedia e Traumatologia CLT 40 horas SEÇÃO 4 – COMO CUIDAR DA SUSTENTABILIDADE DO PROJETO? 4. Quais serão os parceiros do Projeto? Nome do Parceiro Tipo de Contribuição (financeira, técnica, Recursos Humanos ou outra) Unimed Litoral Consultas Médicas aos Alunos Prefeitura Municipal Itajaí Financeira Governo do Estado de Santa Catarina Recursos Humanos Secretaria Municipal da Educação Alimentação TV Brasil Esperança Divulgação 4.

Como o Projeto pretende interagir com políticas públicas? O projeto visa estimular o aluno com disfunção de integração sensorial, a fim de melhorar seu desempenho na classe de ensino regular. Logo, a interação será com os professores dos ensinos regulares municipais e estaduais das escolas que estes alunos estudam, realizando um trabalho paralelo com objetivos em comum, promovendo encontros para avaliação do desempenho pedagógico e social, além de promoção de palestras informativas sobre o método. O projeto também terá sessões de atendimento multidisciplinar com profissionais cedidos por convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Itajaí. Como o Projeto será divulgado? Planejamento das atividades de divulgação Instrumentos / Mídias Quant. Fisioterapeuta Diário de Frequência Mensal 3.

Realizar encontros com os professores do ensino regular Os alunos estão obtendo evolução no processo pedagógico e social? Quantidade de estímulos recebidos versus retorno. Qualidade da socialização com o grupo, interação e interesse nas aulas. Professores da rede regular de ensino. Questionários, reuniões. Instalação da primeira sala de integração sensorial do município de Itajaí O tratamento de integração sensorial foi eficaz para o tratamento dos alunos? Quantidade de estímulos executados Qualidade dos estímulos de resposta Fisioterapeuta Responsável Fotos, Filmagens, Registros descritivos Semestral Questionário aplicado aos demais profissionais da Instituição referente desenvolvimento do aluno Qualidade dos estímulos de resposta em diversas áreas Profissionais da Humanity Questionários de perguntas e respostas objetivas Semestral Questionário aplicado ao professor e monitor/segundo professor da rede de ensino regular referente desenvolvimento do aluno na sala de aula Questionário aplicado às famílias a respeito das dificuldades abordadas na ocasião da avaliação do aluno Qualidade dos estímulos de resposta pedagógicos Qualidade das atividades de vida diária Rede regular de ensino (professores /monitores/ segundos professores) Família Questionários de perguntas e respostas objetivas Questionários de perguntas e respostas objetivas Semestral Semestral 2.

Oferecer o serviço fisioterapêutico de integração sensorial a todos os alunos da instituição Todos os alunos foram incluídos no serviço de fisioterapia? Registros de matrícula. Aptidão dos alunos em realizar o tratamento proposto Fisioterapeuta Responsável Registros descritivos Semestral Diário de Frequência Fisioterapeuta Responsável Registros descritivos Semestral 3. Realizar encontros com os professores do ensino regular Os alunos estão obtendo evolução no processo pedagógico e social? Quantidade de estímulos recebidos versus retorno. Qualidade da socialização com o grupo, interação e interesse nas aulas. Assistente Social da Humanity. Agenda de triagens. Trimestral SEÇÃO 6 – QUE CRONOGRAMA O PROJETO IRÁ CUMPRIR? Objetivos específicos Ações Mês 01 Mês 02 Mês 03 Mês 04 Mês 05 Mês 06 Mês 07 Mês 08 Mês 09 Mês 10 Mês 11 Mês 12 1.

Instalação da primeira sala de integração sensorial do município de Itajaí. A. Concessão de entrevistas, artigos, reportagens em tv, rádio, internet e jornais impressos. X X X X X SEÇÃO 7 – QUE RECURSOS FINANCEIROS SERÃO NECESSÁRIOS? 7. Orçamento Resumido. Orçamento Resumido Parceiro Valor do Investimento Total (em R$) Petrobras 49. Instituição proponente (contrapartida) 36. CUSTOS FIXOS                         1. Aluguel Imóvel                         R$ 0,00 1. Conta de luz                         R$ 0,00 1. Conta de Água                         R$ 0,00 1. Conta de telefone                         R$ 0,00 1. Equipe de Apoio / Infra-Estrutura                 2. Auxiliar de Escritório                         R$ 0,00 2. Cozinheira                         R$ 0,00 2. Motorista                         R$ 0,00 2. Serviços de Terceiros                         2. Obras / Reparos                         R$ 0,00 4. Assistência Técnica                         R$ 0,00 4. Equipamentos de Segurança                         R$ 0,00 SUB-TOTAL DE MANUTENÇÃO R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00   5. MATERIAL                         5. Material de Escritório                         R$ 0,00 5.

SUB-TOTAL DE TRANSPORTE  94,00  94,00  94,00 70,50  94,00  94,00 94,00   94,00  94,00  94,00  94,00 94,00  1. ALIMENTAÇÃO                         7. Alimentação fora da instituição                         R$ 0,00 7. Alimentação dentro da instituição                         R$ 0,00 SUB-TOTAL DE ALIMENTAÇÃO R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00   8. VIAGENS                         8. Seguro de Equipamentos                         R$ 0,00 10. – Frete compra de equipamentos   439,37                       R$ 0,00 SUB-TOTAL DE OUTROS GASTOS 439,37 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 439,37   TOTAL MENSAL DE DESPESAS 12. ANEXO Exemplos de Salas de Integração Sensorial em Funcionamento no País Fonte: UNIPAR Universidade Paranaense Campus Umuarama, Academia Sensório-motora da Associação Canoense de Deficientes Físicos, em Canoas – RS, Associação ARTEVIDADE, em São Paulo.

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