A INSERÇÃO PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO EM ORGANIZAÇÕES E NO TRABALHO

Tipo de documento:Fichamento

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

edu/9450255/Inser%C3%A7%C3%A3o_Profissional_do_Psic%C3%B3logo_em_Organiza%C3%A7%C3%B5es_e_no_Trabalho?auto=download Acesso em 20/05/2020 às 14h “Essa é a tarefa central ou a missão que caracteriza esse amplo espaço de ação da psicologia – explorar, analisar, compreender como interagem as múltiplas dimensões que caracterizam a vida das pessoas, dos grupos e das organizações, em um mundo crescentemente complexo e em transformação, construindo a partir daí estratégias e procedimentos que possam promover, preservar e restabelecer a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. ” (Bastos e Zanelli: A inserção profissional do psicólogo em organizações e no trabalho. p. e 467) Comentário Com as mudanças na sociedade como por exemplo as relações trabalhistas, as crianças incluídas cada vez mais cedo na escola entre outras, surge a necessidade de a psicologia analisar, refletir e elaborar soluções e procedimentos para fornecer ao indivíduo uma qualidade de vida e o bem estar que o ser humano necessita.

“A cada período, o conjunto de práticas profissionais vinculava-se a uma base ou a antecedentes sociais e culturais que não podem ser negligenciados e o seu desenvolvimento advém de tentativas de construir novas conceitos e técnicas para lidar com os desafios que emergem a cada momento. p. Comentário O texto demonstra a evolução na organização do trabalho, o modelo toyotista representou um avanço no sentido de considerar o cognitivo do profissional, porém trouxe outros problemas como a terceirização e a competitividade, que segundo a ótica do trabalhador, significou maior cobrança e insegurança. Neste cenário, o psicólogo é convocado para lidar com questões como o desemprego e o subemprego, buscando entender os impactos destes fatores de insegurança no indivíduo.

O psicólogo passou a prestar serviços de assessoria ou consultoria integrada aos procedimentos de mudança implementados pela organização, em um esforço para acompanhar as transformações à sua volta e as reações internas da comunidade organizacional. Mais do que acompanhar, a preocupação volta-se no que se relaciona com a perspectiva psicológica, para firmar uma direção, construir um movimento sequencial e relacionar as partes com o todo. Vinculado a universidades, a empresas ou a consultorias, o psicólogo investe boa parte de seu tempo em coletas e análises, relatórios, apresentação de resultados e interpretações, instruções, orientações e atividades administrativas. Busca analisar tarefas e contextos de trabalho, fornecer elementos para soluções de problemas, colaborar no planejamento de programas, implementar e acompanhar mudanças e outras atividades ligadas ao fazer humano, seja no ambiente físico das organizações de trabalho, seja fora deles.

” (Bastos e Zanelli: A inserção profissional do psicólogo em organizações e no trabalho. p. Comentário O psicólogo se ocupa de várias funções.

21 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download