A inimportância do ensino da literatura para a formação do aluno nas séries iniciais ao ensino médio

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Literatura

Documento 1

A importância da leitura. A importância da motivação. As dificuldades no ensino da literatura. A importância do cordel para o ensino da literatura no Nordeste. Conclusão. Uma é apoiar os jovens para que insistam nos estudos, fiquem longe das drogas, evitem a gravidez afastem-se do vandalismo e adquiram a instrução de que necessitam. A outra é ajudar a prepará-los psicologicamente para o mundo em que a mente é o principal bem que cada um pode ter. Porém além disso está dentre as funções da escola através da leitura passar a ser também um elemento desencadeador de processos sociais que refletem na comunicação e na forma como os indivíduos se identificam, esse processo segundo Freire (1989) reflete-se na percepção criticista, na interpretação.

Na reescrita e reelaboração do que nós acabamos de ler. No entanto nos perguntamos se todos esses benefícios citados anteriormente podem ser adquiridos a partir “apenas” do ato mecânico de ler? Maia (2007) acredita que não é só através da leitura pela leitura que se constroem os benefícios, mas sim de sua relação com uma experiência prévia de uma relação dialógica com a visão de mundo e o conhecimento anterior são significativos para a produção dos significados acerca do que foi lido. O ambiente escolar é um ambiente riquíssimo em experiências, além dos conhecimentos técnicos e didáticos que são repassados dos anos iniciais ao ensino médio, mas além disso é um ambiente rico em interações e construções sociais, portanto para que o individuo possa absorver amplamente dos benefícios da realidade escolar o mesmo precisa estar motivado.

É primeiramente papel do professor facilitar a motivação e construção do processo do desenvolvimento do estudante, desse modo uma boa relação entre alunos e professores constituo no primeiro passo para um bom “rendimento” escolar, dentre os fatores fundamentais para essa boa relação estão: relações de confiança, relações de perfeito e relações harmoniosas. Além da relação professor-aluno como já foi dito a motivação é fundamental, mas o que é a motivação? A palavra motivação está ligada a psicologia, já que é o objeto de estudo dessa área do conhecimento, A motivação abrange todos os reforços internos ou externos que nos impulsiona a ação; que nos encoraja a seguir em frente mesmo que esteja difícil, ou seja, é a partir dos impulsos direcionados que teremos vontade de realizar um esforço e alcançar determinadas metas.

A escola como instituição responsável pela educação deve ser integradora e principalmente motivadora, já que a mesma terá que lidar diretamente com as diversidades do aluno a partir do momento em que este se torne parte da comunidade escolar desse modo cabe ao professor buscar meios e elementos para manter os seus alunos motivados, segundo Santos (1997) “Saber motivar é função de todo educador que pretende desempenhar bem seu papel de ensinar com compromisso e de maneira prazerosa, facilitando a aprendizagem dos conteúdos que são trabalhados em sala de aula”. Existem inúmeras estratégias que são capazes de aumentar consideravelmente a motivação dos alunos em sala de aula, mas de maneira geral é importante considerarmos que quando falamos em motivação estamos falando em um processo que se dá no interior do sujeito , estando de modo geral, normalmente ligado as relações de troca que o mesmo estabelece com o meio , principalmente seus professores e colegas.

GHEDIN; LEITE; ALMEIDA, 2008, p. Mas a problemática da formação docente não concentra em si todas as dificuldades enfrentadas pelo ensino da literatura nos dias atuais, alguns problemas estão diretamente ligados a construção curricular, como afirma Pereira (2006) que diz que a integração entre a literatura e a realidade onde docentes e discentes estão inseridos é insuficiente, o que gera de modo geral um ensino mecanicista e pouco significativo. Aplicando este questionamento as aulas de literatura que norteiam o tema deste nosso trabalho, será que uma leitura – e uma literatura - que descreva por exemplo o surgimento da Europa se refletirá no mesmo grau de importância para docentes e discentes do que uma leitura que remeta a literatura de cordel, onde a mesma referenciará elementos culturais e sociais presentes no cotidiano do indivíduo? 2.

A importância do cordel para o ensino da literatura no Nordeste Com base nos questionamentos levantados anteriormente nos surge a possibilidade de solucionar grande parte destes problemas a partir da utilização da literatura de cordel nas aulas de literatura do nordeste – especificamos nordeste pelo fato de o cordel ser um elemento cultural desta região, se aplicado a uma região diferente como as regiões sul ou sudeste acredita-se que o cordel não terá a mesma importância visto que o mesmo não faz parte da cultura do local o que fará com que os objetivos de significação do ensino passem a não fazer sentido. Mas primeiramente precisamos compreender, o que é uma literatura de cordel? O cordel refere-se a uma literatura escrita em um folheto no formato de poemas populares, geralmente o cordel é vendido em feiras locais expostos em cordas, daí surgiu o nome “cordel”, a literatura de cordel se constrói a partir de rimas e alguns são ilustrados em formatos de desenho e pinturas em sua maioria rústicas, inspiradas nas xilogravuras orientais.

A leitura do cordel pode ser estimulada a partir do formato de rodas de leitura que ajudam na socialização das leituras e dos conhecimentos de forma dinâmica e interacional, assim podemos resumir a utilização do cordel como a construção de uma prática de leitura atrativa e dialógica dentro de sala de aula, mas acima de tudo significativa para cada discente e docente envolvido. Conclusão Com o desenvolvimento deste trabalho, foi possível explorar e compreender um pouco melhor sobre a importância da leitura e da literatura e de como ambas estimulam e auxiliam no desenvolvimento dos indivíduos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, permeando as dificuldades envolvidas no contexto educacional e como a literatura de cordel pode vir a facilitar o ensino da literatura no contexto escolar brasileiro.

A partir do momento em que compreendemos que a essência do cordel é uma valiosa ferramenta para a construção de práticas de leitura prazerosas, significativas, mas acima de tudo eficientes dentro da sala de aula, a partir do momento em que vem para romper a visão literária unilateral fruto da crise literária no Brasil que reflete-se até os dias atuais. REFERÊNCIAS BARROCO, J. A. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2012. FREIRE, Paulo,A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. ed. São Paulo: Cortez, 1989 GHEDIN, E. Da Poesia ao desenvolvimento da competência literária: propostas metodológicas e didáticas para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa nos 1. º e 2.

º ciclos do ensino básico. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança). Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2011. OLIVEIRA, L. E. Org. Literatura & ensino. Maceió: EDUFAL, 2008.

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