A influência das redes sociais na escrita

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Letras

Documento 1

A oralidade atravessou milênios da existência homens e mesmo após a escrita os homens continuaram a tradição oral. A datilografia conviveu com a linguagem escrita bem como sua prima mais evoluída a digitação. Estas experiências correspondem a estágios humanos e este processo afeta de maneira individual a cada um e também ao grupo de pertença das gerações; que viveram mais profundamente os processos de mudança. Assim ao mesmo tempo em que os jovens que cresceram com a virtualidade aprenderam a ler e manejar a linguagem formal na escola, eles experimentavam outras maneiras de comunicar uma linguagem, o que muitos autores chamam de “internetês” o português falado na internet. Nossa investigação pretende a no primeiro capitulo retomar alguns conceitos dos estudos sobre o desenvolvimento da linguagem, mais especificamente, de teorias procedentes dos estudos do discurso.

Enquanto muitos estudos consideram, por exemplo, um link como indicativo de uma conexão social entre dois atores (MARLOW, 2004; MISHNE; GLANCE, 2006 dentre outros), este link apenas não demonstra que tipo de conexão aqueles atores dividem e nem a qualidade desta conexão. Assim, embora tal uso seja corrente, ele não é suficiente para que se compreendam os espaços sociais e as redes que dele decorrem na Internet. Isso porque, de um modo geral, as variáveis quantitativas utilizadas para mapear e medir a rede nem sempre levam em conta a qualidade das interações sociais que ali são constituídas e como essas interações influenciam os laços que vão conectar os atores. Essas interações enquanto ações comunicativas de linguísticas geram trocas sociais e afetivas capazes de conectar laços e capital social e constituem um universo muito mais rico para o estudo da rede do que a mera constatação de uma conexão existente.

A metodologia utilizada neste trabalho foi o método Qualitativo, ou seja, não se preocupa com relação aos números, mas sim com relação ao aprofundamento e de como ela será compreendida pelas pessoas. Muitas comunidades são construídas através de plataformas de redes sociais que são essenciais para o crescimento de nossa sociedade. O Facebook celebrou recentemente um marco importante quando atingiu 1 bilhão de usuários ativos em um único dia. Essa notícia foi rapidamente seguida pelo Instagram anunciando que sua comunidade ultrapassou a marca de 400 milhões de usuários. Enquanto isso, Twitter e LinkedIn se orgulham de ter centenas de milhões de usuários ativos, e fóruns de escrita online e outras plataformas sociais, como o Pinterest, continuam a crescer e ganhar credibilidade em todo o mundo.

São perceptíveis as diferenças de escritas quando se relaciona redes sociais com portais de notícias da internet. Abreviatura, do grego braqui (curto) e graphein (escrever), é uma forma reduzida de se escrever uma palavra. O que se abrevia são sílabas, palavras ou frases de um conjunto escrito, das quais se reduz alguma ou algumas de suas letras. Segundo Marín Martínez (2002, p. toda abreviatura possui dois elementos: aquele que abrevia e o que é abreviado. “Al primero se le llama signo abreviativo; al segundo, palabra o frase abreviada o, simplemente, abreviatura”. Os emoticons são símbolos utilizados frequentemente para representar os sentimentos de quem está falando de uma forma visual e são muito usados pelos internautas e podem substituir frases nas conversas entre os internautas.

Os emoticons são símbolos feitos através de caracteres como <, >, -, :, eles são ícones ilustrativos que representam as expressões faciais, e estado de espírito uma pessoa. Uma emoticons pode contar ao outro como está seus sentimentos naquele dia em uma fração de segundos. Quanto ao processo interativo de produção discursiva na conversação face a face e nas salas de bate papo (chats) na Internet, com implicações no uso do código escrito e nas escolhas linguísticas mais próprias da linguagem espontânea e informal oral cotidiana, há algumas semelhanças entre as conversações: tempo real, correção on-line, comunicação síncrona, linguagem truncada e reduzida, etc. Mas há também algumas diferenças que, contudo, confirmam o processo simultâneo de construção da linguagem e do discurso.

Fonte: FBSmileys No artigo intitulado “A influência da linguagem virtual na linguagem formal de adolescentes”, Elisângela Ribas et al coloca que: Na conversa virtual, o uso da linguagem abreviada, dos “emoticons”, das “caracteretas” é freqüente, já que não existe a expressão facial, e, diferente da conversa telefônica, que também é à distância, não é possível sentir a entonação da voz que quem fala, nesse caso de quem escreve. Então, para evitar os mal-entendidos, os internautas utilizam os mais diversos recursos para fazer da língua falada-escrita, uma conversa informal e irreverente (p. As palavras ouvidas repetidamente em nosso cotidiano influenciam as palavras que usamos. Como grande parte da linguagem escrita que observamos nos dias de hoje nas telas de nossos computadores, tablets e smartphones, a linguagem agora evolui parcialmente por meio de nossa interação com a tecnologia.

E como a linguagem que usamos para nos comunicarmos tende a ser mais maleável do que a escrita formal, a combinação de comunicação informal e pessoal e o público em massa proporcionado pelas redes sociais é uma receita para uma mudança rápida. È preciso olhar mais detalhadamente essa invenção da escrita na internet está longe de ser apenas uma injunção técnica, ela diz respeito também à velocidade das redes, das relações. Na Internet, o espaço se configura pela temporalidade da escrita, o que a determina em sua forma abreviada, pela velocidade de suas condições de produção. Portanto, a escrita abreviada e acrônima é uma propriedade da velocidade do tempo de escritura naquele espaço discursivo que organiza e determina a relação entre o que é dito e o sentido que isso produz.

Abreviações vêm em algumas variedades diferentes. Ambas as siglas e inicialismos são abreviaturas que são formadas pela combinação da primeira letra de cada palavra em um nome ou frase mais longos. etc. sem falar nas siglas. Todas essas abreviações visam à economia gráfica, à economia de esforço e à economia de tempo. É interessante, como vemos nessas abreviações “vc”, “flw”, etc, a supressão das vogais. E é relevante (é exatamente isso que costuma acontecer muito nas abreviações taquigráficas) constatar que as vogais, em muitos casos, até na grafia comum, podem ser suprimidas sem prejudicar a compreensão e a comunicação. O livro de Dornelles foi publicado em 2005. Desde então o mundo digital e a rede de informações cresceram mais ainda. Jornais, revistas e periódicos têm sua versão on-line ou só existem na web.

Séries, novelas, vídeo-clipes de música, notícias só podem ser visualizadas por quem tem acesso á internet. As redes sociais e as ferramentas de comunicação se tornaram uma constante no mundo. Por esta herança, são passados os conceitos, pré-conceitos, tabus, valores, conceitos éticos ou a falta destes. Pierre Bourdieu (1998, p. nos diz que: cada família transmite a seus filhos, mais por vias indiretas que diretas, um certo capital cultural e um certo ethos, sistema de valores implícitos e profundamente interiorizados, que contribui para definir, entre coisas, as atitudes face ao capital cultural e à instituição escolar. A herança cultural, que difere, sob dois aspectos, segundo as classes sociais, é a responsável pela diferença inicial das crianças diante da experiência escolar e, por consequentemente, pelas taxas de êxito.

As novas gerações acreditam na força da internet e nas novas tecnologias como possibilidades de pesquisa e ampliação de conhecimento. On-line, a transparência emocional masculina não é apenas permitida, mas também é celebrada. Muitos estudantes crescem em lares em que o machismo e patriarcalismo reina supremo. Meninos não são permitido chorar. Suas mães e irmãs são esperadas cozinhar, lavar a louça e limpar. Elas foram encorajadas a se verem como homens dominantes, poderosos, arrogantes, mal-humorados, homens insensíveis e reflexivos, poderosamente gentis, confiantemente abertos. Por outro lado, Haikus são notoriamente sucintos, mais adequados a um tweet devido ao seu uso minimalista de palavras. A poesia concreta rompe completamente com a forma padrão. A maioria das pessoas nos dias de hoje tem vidas ocupadas e uma expectativa de forma curta e entretenimento imediato, em vez de comprimento e profundidade.

Também é um fato que os romancistas tendem a refletir, tanto no estilo quanto no assunto, a sociedade na qual eles e seus leitores vivem e se envolvem. Conclusão Nossa investigação pesquisou as relações objetivas e subjetivas das possibilidades que a modalidade de escrita usada nas redes sociais pode afetar a escrita de jovens e adolescentes que cresceram com a virtualidade como rotina de vida. Organização de NOGUEIRA, M. A; CATANI, A. Escritos de Educação. Petrópolis – RJ: Ed Vozes, 1998. DEMO, Pedro. br/xmlui/bitstream/handle/123456789/169816/TCC_Matos. pdf?sequence=1&isAllowed=y MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. Pesquisa Social – Teoria, método e criatividade. ª Edição. Petrópolis – RJ: Ed. pdf.

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