A Influência da dinâmica do clima no meio ambiente

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Foi identificado que a ação humana, por meio de atitudes cotidianas associadas a poluição de recursos naturais é determinante para a degradação da natureza. Sendo assim, é necessário se adotar medidas que permitam uma maior preservação de tais recursos, possibilitando um equilíbrio do planeta, fundamental para a manutenção e sobrevivência de diferentes espécies animais e vegetais a longo prazo. Palavras-chave: Equilíbrio. Homem. Natureza. Pollution. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 5 2. METODOLOGIA 6 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6 4. Considerando os crescentes números de impactos ambientais reportados mundialmente nos últimos anos, o presente trabalho apresentou o objetivo de realizar uma revisão de literatura acerca da influência da dinâmica do clima sobre o meio ambiente, destacando os principais prejuízos aos recursos naturais observados até então.

Também foram apontadas medidas promissoras que podem contribuir para uma queda nas taxas de problemas e danos ao meio ambiente, em decorrência de atividade antrópicas. METODOLOGIA Foram realizadas buscas digitais nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Science Direct e Pubmed, nos quais foram pesquisados periódicos indexados, dissertações e teses publicados nos últimos dez anos, ou seja, entre 2009 e 2019. Trabalhos anteriores a esta data, e considerados como essenciais para compor o presente estudo, também foram incluídos para análise. Na pesquisa, os seguintes descritores foram utilizados: “meio ambiente”, “desastre ambiental”, “poluição” e “educação ambiental”. Desastre ambiental 15. Poluição 34. Educação ambiental 59. Sendo assim, para o período entre 2009 e 2019, foram encontradas 443. publicações para o descritor “meio ambiente”; enquanto para o descritor “desastre ambiental”, as buscas resultaram em 15.

Por sua vez, a consequente contaminação dos recursos hídricos se mostra uma problemática de proporções bastante alarmantes para as gerações futuras, a qual influencia de forma direta sobre o clima do ambiente. Neste contexto, vários relatos de enchentes, inundações e até desabamentos de terra foram evidenciados em várias partes do território brasileiro, desabrigando muitas famílias e acarretando enormes prejuízos para toda a população. Tais relatos, por conseguinte, estão frequentemente atrelados a um aumento exacerbado no acúmulo de resíduos sólidos, provenientes de lixos, sobretudo em centros urbanos (JACOBI, 2006). Em consequência, o solo também é contaminado a partir do acúmulo de lixo e da manifestação de chuva ácida, resultante da poluição do ar.

Assim, é notória a relevância da interação entre o clima e o ambiente, em decorrência da interferência da ação humana sobre a natureza (JACOBI, 2006; SETTE; RIBEIRO, 2011). Por conseguinte, a partir da contribuição atuante de cada indivíduo, é possível se obter um ambiente mais propício à manutenção da vida, garantindo uma melhor qualidade de vida às gerações futuras e a outros seres vivos (D’ÁVILA et al. CONCLUSÃO O presente trabalho observou que assuntos relacionados à dinâmica climática sobre o meio ambiente compreende uma temática emergente na literatura contemporânea, incentivada pelos enormes índices de desastres ambientais em todo o mundo. A ação humana desempenha papel fundamental sobre o desencadeamento de diferentes tipos de problemas ambientais, resultando na degradação de recursos naturais da água, ar e solo, além de impactar diretamente sobre possíveis alterações climáticas.

Portanto, medidas emergenciais precisam ser tomadas, a fim de se preservar o ambiente e a qualidade de vida no planeta a longo prazo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, R. P. LOUREIRO, C. F. B. LAMOSA, R. R. BESEN, G. R. Gestão de resíduos sólidos em São Paulo: desafios da sustentabilidade. Estudos avançados. Acesso em 20 mai. MACHADO, R. B. NETO, M. B. F. S. TEIXEIRA, R. A. COLESANTI, M. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. p. SANTANA, A. C. Redução de gases de efeito estufa na agroindústria canavieira brasileira: discussão do instrumento crédito de carbono à luz da economia de baixo carbono. A. O. CORAZZA, R. I. Do Protokolo Kyoto ao Acordo de Paris: uma análise das mudanças no regime climático global a partir do estudo da evolução de perfis de emissões de gases de efeito estufa.

114 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download