A INFLUÊNCIA DA BOA ORATÓRIA NA GESTÃO DE FUNCIONÁRIOS VISANDO A OBTENÇÃO DE RESULTADOS

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Comunicações

Documento 1

Cidade: Faculdade Nova Ateneu/IPEMIG, 2018. Especialização em. RESUMO Nos dias de hoje, um tema recorrente nas organizações empresarias vem sendo a elaboração de estratégias que culminem em maior produtividade dos funcionários e para isso estão propiciando um ambiente de trabalho harmonioso e equilibrado, bem como elevando o nível do seu time de gestores. Isto porque cada vez mais esta em foco uma liderança motivacional e participativa objetivando melhorar as relações humanas no trabalho e assim o desempenho dos funcionários. Dessa forma, entende-se que a correlação entre alcançar relações humanas positivas e resultados satisfatórios obtidos pela equipe é função do gestor. In this way, it is understood that the correlation between achieving positive human relationships and satisfactory results obtained by the team is a function of the manager.

Therefore, it is necessary to know the existing models of leadership by the administrators, as well as the development of the oratory to be able to apply an efficient management. Therefore, through the literature review methodology, this work will study the importance of motivation, leadership styles and the relevance of the good communication of the manager to the achievement of the goals by his team. Keywords: Motivation. Leadership. Com base nisso, o presente trabalho propõe compreender sucintamente a visão de mundo do inicio do século 20, onde o ser humano era somente mais uma engrenagem no processo, como um simples parafuso que pertencia à produção, passando pelo surgimento da importância das relações humanas, seguido por um entendimento sobre a motivação e sua relevância para incentivar os trabalhadores a obterem melhores resultados, bem como será mencionado os tipos de lideranças mais comuns.

A problemática reside no “como” conseguir esta motivação no dia-a-dia do trabalhador, assim, objetiva-se mostrar a importância da oratória de uma pessoa para estabelecer uma comunicação eficiente e motivadora para ser bem sucedido no auxilio a equipe na explanação das tarefas e no atingimento das metas, impulsionando o crescimento da organização. DESENVOLVIMENTO 2. Um olhar sobre o passado Pode-se perceber que as empresas precisam de ferramentas que busquem ajudar na compreensão do relacionamento interpessoal de seus colaboradores, por isso um grande número de organizações tem desenvolvido a habilidade de seus gestores para viver e trabalhar em equipe de maneira dinâmica e com harmonia. Ao se obter uma compreensão mínima sobre a maneira de pensar do ser humano, um grupo passa a ter relações humanas mais saudáveis dentro da empresa onde trabalha, estendendo isso para seu comportamento na vida pessoal.

Com o decorrer do tempo, a sociedade percebeu que uma pessoa que se enxerga um indivíduo dentro de uma empresa e não somente como um número, uma engrenagem, produz muito mais do que aquele que não tem esta consciência. Assim, as relações humanas surgem no setor empresarial nas últimas décadas para dar ênfase aos resultados da comunicação entre as pessoas, a cooperação do time; e para um bom convívio humano, é preciso saber lidar com o outro (SÁ, A. L. Algumas características podem ser citadas como essenciais para um profissional no seu ambiente de trabalho, sendo elas: saber se comunicar e ser cordial; perceber como e quando criticar; respeitar a opinião alheia; realizar bem o que se propõe a fazer; questionar suas próprias ideias, ter uma visão ampla de mundo; etc.

E para que alguém esteja apto a realizar tudo isso de modo adequado é necessário que seja treinada para a liderança, focada na motivação individual dos membros da equipe, voltada para o atingimento de objetivos e entrega de resultados. Portanto, é responsabilidade de cada líder conseguir desenvolver isto em cada indivíduo de sua equipe para auxiliar no crescimento da empresa. A liderança e seus estilos É válido ressaltar que nenhum conceito de liderança pode ser compreendido como completo. Definir liderança é uma reflexão difícil de diversas teorias humanas. Neste universo, pode-se indicar como pontos primordiais para o futuro da liderança: pensar de forma global, apreciar a diversidade cultural, possuir desenvoltura tecnológica, realizar parcerias e partilhar a liderança (HESSKBEIN; GOLDSMITH; SOMERVILLE, 2000).

Segundo Chiavenato (2002), liderança é o processo de guiar o comportamento do indivíduo em direção ao alcance de objetivos específicos, enquanto que para Downey (2010), uma competência central da gerência está focada na liderança, parte essencial para o funcionamento adequado de uma empresa. Um líder é carismático oferece recompensas de conteúdo moral e tem seguidores fiéis, fazendo-os superarem seus interesses próprios e trabalharem para atingir o objetivo. Goldsmith, Lyons e Freas (2003) explicam sobre o estilo de liderança situacional, em que o líder deve se moldar ao nível de resposta de sua equipe para realização de uma tarefa. Há a liderança visionária, em que o gestor busca atingir resultados extraordinários, tem a habilidade de identificar oportunidades, preparar-se e superar as adversidades, conseguindo que seus liderados se sintam mais engajados, enxergando possibilidades de crescimento (MARQUES, J.

R. Maximiano (2000) também explica o estilo de líder adaptador, que é aquele que se coloca acima da situação, seja fácil ou difícil, para encontrar as soluções e se adaptar de acordo com as mudanças, auxiliando sua equipe a se ajustar ao que não é familiar, sem prejuízo da credibilidade e dos resultados. Importância da Oratória na eficiência da comunicação De acordo com os temas abordados anteriormente, tem-se como fato a crescente importância nas empresas de se enxergar o funcionário como individuo com necessidades e interesses, assim como a preocupação com sua motivação fica clara ano após ano, no entanto é crucial o entendimento que isso não deve simplesmente por “bondade de coração” dos empresários.

Uma vez que uma máquina possui limitação, que constam em suas especificações, uma pessoa não possui uma limitação fixa, pelo contrário, seu potencial é infinito e não se pode determinar com certeza até onde uma pessoa pode chegar com a motivação adequada. Assim, em um mundo onde a busca por mais lucro com cada vez menos custos, faz sentido investir no capital humano, cujo custo é quase sempre bem inferior ao de adquirir um novo software de controle administrativo, por exemplo. Neste universo, tem-se a pressão por melhores resultados operacionais ao mesmo tempo em que uma promoção ou aumento salarial não vem aos montes para os funcionários, principalmente no momento de crise que o país atravessa, deste modo, como é possível efetivamente motivar alguém para melhorar seu rendimento sem dar-lhe nada concreto? A resposta era no discurso, literalmente na fala, isto é, na oratória do gestor.

Pode-se definir que oratória basicamente “é a habilidade de falar em público de forma clara, objetiva, estruturada e definida” (DALPRA, P. REFERÊNCIAS ARAUJO, L. C. G. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2006. CHIAVENATO, I. Gerenciando Pessoas: Como transformar os gerentes em gestores de pessoas. º Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. DALPRA, P. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976. GOIS, G. S. Motivação: uma análise do comportamento do indivíduo dentro das organizações. Disponível em: <http://www. GOLDSMITH, M. SOMERVILLE I. Liderança para o século XXI. São Paulo: Futura, 2000. MARQUES, J. Volume I. são Paulo: Editora Abril, 1987. MAXIMIANO, A. C. A. MENDES, E. O poder da oratória como ferramenta para o desenvolvimento profissional.

Disponível em: <https://www. mundorh. com. R. A relação das características inerentes aos perfis de liderança no desenvolvimento do processo coaching. Revista Capital Científico, Eletrônica (RCCe), ISSN 2177-4153, v. n. jan-mar. scielo. br/scielo. php? script=sci_arttext&pid=S0034-89101987000400009>. Acesso em: 7 nov. RIBEIRO, B. SÁ, A. L. Ética profissional. São Paulo: Atlas, 2001. SILVA, R.

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