A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DOS TECIDOS ÓSSEO E MUSCULAR

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Outro

Documento 1

As brincadeiras e os jogos se caracterizam pelo ato de brincar e divertir. Essas atividades são criadoras, já que a realidade e a fantasia se encontram e proporcionam aos indivíduos oportunidades para que também possam construir relações com outros sujeitos, assim como consigo, internalizando novas percepções acerca do mundo e de si, por meio de atividades físicas. Portanto, as práticas lúdicas são especialmente importantes para o desenvolvimento da estrutura física, já que, por meio das atividades, há a aquisição da mineralização e reestruturação óssea, assim como o fortalecimento muscular. Diante do exposto, a realização de brincadeiras e jogos como método de atividades físicas se faz importante e necessária, já que leva a mudanças qualitativas no fortalecimento e desenvolvimento ósseo e muscular dos indivíduos.

Ademais, as possibilidades de utilização dessas atividades lúdicas são inúmeras, cabendo ao instrutor o uso da criatividade para formular a dinâmica do jogo e da brincadeira. Por meio da ludicidade no ensino de educação física, é possível que este, de acordo com Ribeiro (2013 apud MAGALHÃES, 2021), seja utilizado como método pedagógico que prioriza a liberdade de expressão e criação, possibilitando ao instruído uma aprendizagem menos rígida e mais prazerosa. É necessário, portanto, a estimulação por parte do professor para a criação de ambiente que favoreça a propagação do desenvolvimento físico e cognitivo do indivíduo. No que tange ao desenvolvimento do tecido ósseo, faz-se importante destacar que osso é um tecido que possui grande capacidade de regeneração, assim, conforme BARROS et al.

o exercício físico tem uma fundamental importância na maximização da densidade mineral óssea. Isto posto, os ossos estão em constantes mudanças, as quais segundo BAR-OR (1996 apud BARROS et al. Conforme o autor mencionado, as brincadeiras e os jogos podem ser classificadas como atividades físicas, pois há uma grande movimentação e locomoção das crianças, o que pode propiciar o desenvolvimento de seus ossos e músculos. A funcionalidade adquirida através da brincadeira na atividade física se observa na facilitação de postura, controle muscular para propiciar aquisição das atividades de vida diária, seleção de estímulos motores, sensoriais e cognitivos. Desta forma, o jogo e o brincar se tornam uma totalidade. Toda brincadeira é uma diversão, que significa “mudança de direção para uma e outra parte”.

Assim, o brincar é uma mudança e toda mudança é uma experiência que faz parte do jogo e da vida. Isto é, a aprendizagem se torna mais fácil, além de fazer com que os participantes tenham uma relação social entre si. Além da lateralidade, a coordenação motora global, segundo Oliveira (2007 apud RODRIGUES 2017), necessita da atividade dos grandes músculos e está associado à capacidade de equilíbrio postural. Exemplo de atividades que podem ser trabalhadas é o andar, correr, rolar pular, nadar, arrastar-se, sentar-se, pular, entre outras. Desse modo, brincadeiras e jogos podem ser utilizados nessa esfera do exercício físico, como o pular corda, haja vista que este trabalha tanto com a resistência muscular quanto a coordenação motora global. Assim, a brincadeira de puxar-corda é muito interessante para trabalhar a coordenação motora global e a resistência muscular, considerando-se que cada jogador dessa atividade trabalhará sua musculatura de forma integral.

O instrutor tem um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e físico do aluno, podendo este generalizar seus conhecimentos para o uso da bola para diferentes formas e em diferentes jogos. CONCLUSÃO Através dessa produção textual foi possível compreender a importância da implementação de brincadeiras e jogos como atividades físicas com crianças, principalmente no ensino infantil. Nesse momento primordial de desenvolvimento, os indivíduos têm um salto cognitivo, ósseo e muscular rápido, o que, portanto, deve ser bem aproveitado pelos instrutores, de modo lúdico e rico em aprendizagem. Desta forma, foi possível garantir uma visão ampla da utilização de brincadeiras e jogos para atividades físicas durante este trabalho, principalmente acerca do desenvolvimento de tecidos ósseos e musculares e de que modo eles são trabalhados nas atividades físicas exemplificadas.

Isto é, para exercícios que fortalecem os tecidos ósseos, a aplicação de carga e modalidades terrestres com impacto e sustentação do peso corporal são mais significativas. mackenzie. br/fileadmin/OLD/47/Editora/REMEF/Remef_7. Artigo_10. pdf. GALLAHUE, D. animaeducacao. com. br/handle/ANIMA/22392. RODRIGUES, C. G. n. p. jan. abr. Disponível em: https://periodicos. br/bitstream/10482/3828/1/2009_AmandaFreitasVasconcelos. pdf.

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