A IMPORTÂNCIA DO SABER E O FAZER PEDAGOGICO NO ENSINO SUPERIOR PARA UMA PRÁTICA DE ENSINO SIGNIFICATIVA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O saber pedagógico é fundamental para o profissional de educação, tenha êxito, sabemos que ele também vai variar de professor para professor, e que ele precisa ser construído diariamente, pois ele vai depender muito da maneira como o professor vê sua profissão, suas formas de refletir sobre ela e de como o professor desenvolve a relação entre sua bagagem teóricas com suas práticas diárias. O fazer pedagógico é fundamental para que o professor alcance seus objetivos, pois como veremos mais adiante ele permeia toda a prática docente, desde a análise dos currículos até a aplicação pratica do mesmo. O professor universitário precisa estar embasado teoricamente para que seu ensino seja eficaz, pois o ensino universitário requer pesquisa, aprofundamento e reflexões e uma grande interligação entre as teorias e as práticas, conhecimentos que só são adquiridos através de muita dedicação e comprometimento com sua profissão.

Destacamos também que o fazer pedagógico universitário, apesar de estar permeado de grande base teórica, ele é único, e vai variar sua forma de acordo com as individualidades de cada professor, pois nenhum ensinar é neutro, e o posicionamento do professor em relação ao seu aluno e seus aprendizados vai variar de acordo com os princípios, valores e posicionamento do professor com sua profissão. O professor através de seu fazer pedagógico, sua motivação em ensinar e seu conhecimento pode fazer com que suas aulas sejam dinâmicas e atrativas, despertando no seu aluno o desejo de aprender, o gosto pelo conhecimento. Bolzan&Isaia,2006, p. Sendo assim como nos destaca o autor é de extrema importância a empatia do professor em relação a seus alunos, mesmo sabendo que o ensino superior e algo mais aprofundado e menos dependente da figura do professor, pois subentende-se que os alunos do ensino superior sejam alunos capazes de buscar conhecer e construir seus conhecimentos a partir das aulas ministradas e pesquisas orientadas, destacamos que nem sempre o aluno está preparado para essa autonomia guiada e que sendo assim a relação entre ele e seu professor vai ser de extrema importância na construção do seu conhecimento, ainda a autora: Nesse sentido, entendemos a professoralidade como um processo que implica não só o domínio de conhecimentos, de saberes, de fazeres de determinado campo, mas também a sensibilidade do docente como pessoa e profissional em termos de atitudes e valores, tendo a reflexão como componente intrínseco ao processo de ensinar, de aprender, de formar-se e, consequentemente, desenvolver-se profissionalmente.

Esse processo de reflexão crítica, feito individualmente ou em grupo, pode tornar conscientes os modelos teóricos e epistemológicos que se evidenciam na sua atuação profissional e, ao mesmo tempo, favorecer a comparação dos resultados de sua proposta de trabalho com as teorias pedagógicas e epistemológicas mais formalizadas. Bolzan&Isaia,2006, p. Assim o saber pedagógico no ensino superior perpassa pela reflexão dos currículos, ou seja todos os conteúdos a serem trabalhados por determinada disciplina, o aprofundamento dos mesmos e as diferentes formas de disseminar esses conhecimentos, refletindo sobre as diversas metodologias que podem ser utilizadas nas salas de aulas, quais podemos citar : estudos dirigidos, seminários, círculos de discussões, debates, aulas expositivas, filmes ,métodos de pesquisas, simpósios, desenvolvimento de projetos, a utilização das novas tecnologias, internet, enfim o professor precisa ter conhecimento de todas as possíveis metodologias de desenvolvimento de aulas, mas também estar preparado para aplicar todo esse saber amplo, para que possa ministrar suas aulas, para uma “plateia”, que tem em mãos uma gama de conhecimentos em um mundo globalizado.

É importante salientar que o professor universitário precisa ter necessariamente competência pedagógica e científica. Veiga, 2005, p. A maneira de como o professor vai remediar o aprendizado, fazendo com que seus alunos interajam com esse aprendizado construindo novas formas de aprender e ensinar, muito influência nos seus ensinamentos. Pensar acerca da profissão docente implica compreendê-la a partir do espaço-tempo em que cada professor se produz, definindo sua maneira de ser e fazer a docência. Esse processo é sustentado pela adesão a princípios, valores, projetos e investimentos nas potencialidades dos es­tudantes; ação na maneira de se conduzir a sala de aula, de acordo com a autoconsciência tributária à reflexão que o professor faz de sua própria ação, daí decorrendo a possibilidade de mudanças e inovação pedagógicas.

Contudo o mais importante é compreender o processo de construção do conhecimento pedagógico no ensino superior de forma compartilhada o que implica em compreender como se constitui esse processo no cotidiano da formação. Esta é vista como local de encontros e desencontros, de possibilidades e limites, de atividade e reflexão, de interação e de mediação nessa construção que não é unilateral, mas acontece à medida que compartilhamos experiências, vivências, crenças, saberes,etc. em uma ciranda que não se esgota, ao contrário, se desdobra, se modifica, se multiplica, revela conflitos e se amplia (BOLZAN, 2001, 2002a, 2002b, 2004). Portanto, a docência superior ocorre no espaço de articulação entre modos de ensinar e de aprender, em que professores e alunos intercambiam as funções de ensinantes e de aprendentes.

Nesse sentido, pode-se falar em aprendizagem compartilhada, seja relativa ao processo construtivo de ser professor do ensino superior, seja em relação ao processo inicial de preparação dos alunos como futuros profissionais em suas diversas áreas de atuação relativas aos cursos de licenciatura e de bacharelado a que estão ligados, seja ainda relacionada às políticas que a sustentam. Lemos, 2011, p. A aprendizagem significativa seria uma forma eficaz de produção de conhecimento, vale ressaltar abaixo mais uma explicação de que forma ela pode ser desenvolvida: Quando se depara com um novo corpo de informações o aprendiz pode decidir absorver esse conteúdo de maneira literal, e desse modo a sua aprendizagem será mecânica, pois ele só conseguirá simplesmente reproduzir esse conteúdo de maneira idêntica a aquela que lhe foi apresentada.

Nesse caso não existiu um entendimento da estrutura da informação que lhe foi apresentada, e o aluno não conseguirá transferir o aprendizado da estrutura dessa informação apresentada para a solução de problemas equivalentes em outros contextos. No entanto, quando o aprendiz tem pela frente um novo corpo de informações e consegue fazer conexões entre esse material que lhe é apresentado e o seu conhecimento prévio em assuntos correlatos, ele estará construindo significados pessoais para essa informação, transformando-a em conhecimentos, em significados sobre o conteúdo apresentado. Essa construção de significados não é uma apreensão literal da informação, mas é uma percepção substantiva do material apresentado, e desse modo se configura como uma aprendizagem significativa. Infelizmente estamos longe de esgotar esse assunto, pois a aprendizagem significativa, como destacamos acima é uma utopia a ser buscada, muitos fatores ainda são entraves para que ela ocorra da maneira esperada, só através da construção de muitas pesquisas e reflexões conseguiremos tornar mais significativas e produtivas as aulas nas universidades brasileiras, precisamos de mais preparo dos profissionais de educação, mais valorização e motivação, pois o professor é peça chave neste desenvolvimento educacional, mas sabemos de todas as barreiras e dificuldades que nos são apresentadas nas salas de aulas das nossas universidades.

Podemos destacar também que só através da prática da reflexão e aprofundamentos nos estudos relativos ao saber e fazer da prática pedagógica nos cursos superiores podemos selecionar, planejar e criar novas possibilidades de desenvolvimento pedagógico, buscando enriquecer e diversificar as formas de aprender e ensinar, buscando assim melhorar a qualidade das aulas nas universidades brasileiras. Bibliografia: ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: Valorizando o ensino e a docência na universidade. Rev. Para um Ensino Superior com qualidade. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 2001, vol. nº 1, 33–43 LEMOS, Evelyse dos Santos. A aprendizagem significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Aprendizagem Significativa em Revista, v. PIRES VARGAS BOLZAN, Doris; DE AGUIAR ISAIA, Silvia Maria. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade Educação, vol.

XXIX, núm. setembro-dezembro, 2006, pp. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Porto Alegre, Brasil. Brasilia.

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