A IMPORTÂNCIA DO PROJETO E DE UM RESPONSÁVEL TÉCNICO EM UMA OBRA DE CONTRUCAO CIVIL

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Engenharia civil

Documento 1

INTRODUÇÃO A engenharia remonta a tempos muito antigos, pois, mesmo sem nomeá-la, era reconhecida através da construção de cabanas e palafitas que o homem primitivo construía para se proteger dos ataques de animais selvagens e da intempérie do tempo, desenvolvendo assim a capacidade criativa de maneira intuitiva. A partir da criação de invenções como a polia, a alavanca e a roda o desenvolvimento de sistemas construtivos e o uso de novos materiais levaram ao surgimento de grandes obras da humanidade (BUILDIN, 2013), (MELHADO et al; 1995). Séculos depois, a engenharia é consolidada como tal na Europa, sob a tradição francesa e a criação do Corpo dos Engenheiros do Exército em 1675. Durante o reinado de Carlos III (1716-1788), iniciaram-se as medidas reformistas de origem burguesa que deram origem à Engenharia Civil na Espanha.

Assim, estudos científicos começaram a apoiar a engenharia e a construção de obras militares estiveram envolvidas nas obras de infraestrutura, construção de estradas e abastecimento de água (LYONS, 2012). Foi reportado um evidente distanciamento entre trabalhadores, empresas e entidades relacionadas à construção, e uma falta de informação e investimentos no setor o que não permitiria acompanhar o crescimento e as novidades tecnológicas existentes. O estudo mostro ainda, que nessa região do Brasil, o índice de escolaridade e a qualificação profissional dos trabalhadores da construção civil é consideravelmente baixa, os resultados mostraram que 22,89% dos trabalhadores são analfabetos, 54,23% possuem ensino fundamental, 20,48% ensino médio e apenas 2,4% tinha ensino técnico ou superior (BUFON et al. Nota-se que no Brasil falta uma melhor formação técnica desta mão de obra, e é evidente que a maioria das patologias em edificações na construção civil estão frequentemente associadas com a baixa qualificação profissional e uma grande quantidade dos casos encontrados acontecem durante a etapa de execução da obra, como mostrado na Figura 1.

Essas patologias podem se manifestar de diversas maneiras, tais como: trincas, fissuras, infiltrações, danos por umidade excessiva na estrutura. DE OLIVEIRA et al. que estabelece em seu art. º que: “Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à engenharia, à arquitetura e à agronomia fica sujeito à Anotação de Responsabilidade Técnica (A. R. T. ” (DOU, p. Arquitetos precisam levar em consideração diferentes aspectos inerentes à construção tais como a acústica, a manutenção, a iluminação, a ventilação, o impacto ambiental, entre outros fatores que poderão influenciar na qualidade final da construção (ARQUITETURA, 2018), (BLUMENSCHEIN et al. No Brasil, os profissionais da Arquitetura são regulados pelo CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR, 2018). Engenheiro Civil Etimologicamente, Engenharia deriva do latim ingenius (in, “dentro”; genius “divindade que preside em cada um”), já a palavra civil está ligada a “cidadão”.

O (A) Engenheiro (a) Civil é um dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento e bem-estar da sociedade. Abarca a aplicação de métodos científicos ou empíricos e a utilização dos recursos da natureza em benefício do ser humano. Assim, a finalidade destes profissionais é obter projetos de estruturas que sejam econômicas, duráveis, sustentáveis e acima de tudo seguras, não sendo permitidos erros ou negligências (GONTIJO FERREIRA, 2016). As etapas de elaboração de um projeto estrutural consistem na elaboração do esquema estrutural (criação de uma representação simplificada da estrutura apresentada no projeto arquitetônico, em softwares de dimensionamento estrutural, contendo os elementos, conexões e apoios presentes na estrutura), A Definição das cargas atuantes na estrutura, o cálculo dos esforços e deformações utilizando softwares especializados, o dimensionamento dos elementos estruturais e o detalhamento do projeto, que consiste na elaboração de desenhos detalhados de todas as peças necessárias na construção da estrutura, bem como definição das demais informações pertinentes (GONTIJO FERREIRA, 2016).

Engenharia de solos O trabalho de um (a) engenheiro (a) de solos e fundações tem como principal objetivo examinar e projetar as bases de sustentação de uma determinada edificação, ou seja, as obras de fundações e contenções para a construção civil. Assim, o serviço destes profissionais consiste na análise do subsolo onde o imóvel será erguido, bem como o planejamento das estruturas que darão suporte à obra, atividades que devem ser realizadas por profissionais com conhecimento e domínio da mecânica dos subsolos, bem como das técnicas usadas em construção civil, para a elaboração de um projeto de alta qualidade, resistente e bem estruturado (CONSULTRIX, 2018). Engenharia Hidráulica Este ramo da engenharia civil, mecânica e sanitária é responsável pela realização de projetos de redes de abastecimento de água, de sistemas de irrigação, de sistemas de drenagem, de sistemas de esgotos, de obras portuárias, de barragens e de hidrovias, entre outros (CATHO, 2018).

Entre as várias especializações que um arquiteto ou um engenheiro podem ter, se destaca no s últimos anos a gerencia de projetos. Tornar-se especialista nesta área possibilita aos profissionais um maior senso de organização em seus trabalhos. Além disso, ter o cargo de gerência aumenta a credibilidade do arquiteto perante outros profissionais da construção dentro de uma empresa (MORAIS et al. Igualmente, como gerente, pode coordenar equipes em todas as etapas de concepção do projeto. É evidente o despreparo de uma grande porcentagem de profissionais no Brasil em relação à prática gerencial, sem uma priorização de matérias relacionadas à administração, provocando um sério prejuízo na formação e, consequentemente, ao desenvolvimento de suas atividades (DE OLIVEIRA, 2001). N. PEIXOTO, E. R.

GUINANCIO, C. Avaliação da qualidade da habitação de interesse social: projetos urbanístico e arquitetônico e qualidade construtivaBrasilia, 2015. A. D. M. The concept of building performance and its importance for the construction sector in Brazil. p. n. p. ISSN 2358-9221 BUILDIN. Tudo sobre a Engenharia Civil. Disponível em: <https://www. ISSN : 0034-8619 CATHO. Conheça a carreira de Engenheiro Hidráulico - Guia de Profissões e Salários Engenheiro Hidráulico. Disponível em: <https://www. catho. com. com. br/engenharia-solos-e-fundacoes>. CREA-MG. Manual A Engenharia nos Empreendimentos - Construção de edificações comerciais, 2016. DAS NEVES, R. Vol. p. ISSN: 2307-6976. DE OLIVEIRA, O. J. Virtual Reality, 2002. ISSN: 1434-9957. DOU. Anotação de Responsabilidade Técnica. Disponível em: <http://www. com. br/negocios-incorporacao-construcao/93/artigo283603-1. aspx>. FREITAS, M.

DO C. ISSN 0103-6513. GONTIJO FERREIRA, V. Engenheiro de Estruturas : quem é ? O que faz ? Disponível em: <https://pmkb. com. br/artigos/engenheiro-de-estruturas-quem-e-o-que-faz/>. n. October, p. ISSN: 1052-3928 MELHADO, SI. B. AGOPYAN, V. Acesso em: 20 ago. POMPELLI, M. ANSCHAU, C. T. Auditoria interna em empresas de construção civil pautados no programa brasileiro da qualidade e produtividade do habitat.

132 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download