A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE SOLO PARA OBRAS DE RODOVIAS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

O estudo aborda alguns tipos de sondagem e alista tipos de solo, matéria prima estudada pela sondagem, informando também qual o mecanismo usado para a análise do solo. A pesquisa foi realizada com base na revisão bibliográfica descritiva, em livros e revistas da área da engenharia civil. O cenário que se encontra, lamentavelmente, são rodovias construídas de forma inadequada, que apresentam irregularidades de forma precoce e necessitam, em consequência, de manutenção precoce que acabam sendo mais dispendiosas do que projetar rodovias de acordo com estudos técnicos apropriados. Conhecer técnicas corretas para obras rodoviárias é essencial, pois somente desta forma é que serão construídas rodovias adequadas e seguras para as demandas. Palavras-chave: Estudo de solo; Sondagem; Rodovias; Engenharia Civil.

Por meio deste estudo, o analista tem condições de identificar locais inapropriados para construção ou mesmo adequar o tipo de construção para cada tipo de solo. Uma ferramenta eficaz utilizada para o estudo do solo é a sondagem. A sondagem pode ser feita por meio de trados (manual ou mecanicamente). O tipo de sondagem bem adotado atualmente é a STP (Standard Penetration Test) por ser de fácil execução, baixo custo e boa eficácia. Apesar da grande importância dos trabalhos da engenharia civil, destacando-se entre eles a sondagem do solo, muitas obras ainda são realizadas sem as devidas intervenções de segurança. A qualidade dos pavimentos é questionável, uma vez que a grande maioria das rodovias brasileiras apresentam, em pouco tempo, rachaduras, fissuras, buracos, “derretimento”, entre outros problemas de infraestrutura.

De acordo com os fatos apresentados, é justificável todo e qualquer empenho nos processos de conhecimento e prática de técnicas adequadas para as obras rodoviárias. É preciso conhecer o que está envolvido nesta temática e conhecer as consequências de quando os padrões não são respeitados para que haja uma mudança de cultura e maior empenho por parte dos responsáveis em oferecer aos usuários rodovias com padrões de qualidade e segurança. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4. RODOVIAS BRASILEIRAS – UM POUCO DA HISTÓRIA As rodovias no território brasileiro são de extremamente importância. O uso das rodovias, seja para os mais variados fins, devem ser feitos de modo seguro. Os engenhos civis têm uma grande responsabilidade sobre seus ombros: garantir que as rodovias sejam construídas de forma adequada e segura.

Um dos elementos fundamentais para que isso seja possível é o estudo do solo. ESTUDO DO SOLO NAS OBRAS DE RODOVIAS Uma peculiaridade nas obras rodoviárias em território nacional explica a relevância do estudo de solo feita de forma adequada. A característica das obras no Brasil, segundo Chiossi (2013, p. Apresentam também os tipos de solos. Quanto ao conceito, solo é definido como “material resultante da decomposição e desintegração da rocha pela ação de agentes atmosféricos”. CHIOSSI, 2013, p. Basicamente, o solo é dividido em dois grupos: solos residuais e solos transportados. Os tipos de solo serão considerados em pormenores no tópico seguinte. Entre as demandas presentes na ilustração acima, consta a urbanização. Esta demanda incluem a construção de rodovias. O objetivo do estudo do solo, conforme informado no estudo de Queiroz (2016, p.

para fins de engenharia civil visa “pesquisar os tipos de solos e/ou rochas e suas características geológicas e geotécnicas, litologias, mineralogias, espessuras de camadas, elementos estruturais, posições do níveis de água etc” especificamente para projeto e construção de obras civis, como as rodovias. Conforme apresentado no site Portal 44 (2018) a importância do estudo do solo nas construções civis é primordial. “a natureza é justamente a mistura de diversos materiais que forma a crosta terrestre”. Com base nesta constatação, é possível compreender e concluir que o solo arenoso, por exemplo, não é composto completamente por areia, assim como o solo argiloso não se compõe somente por argila. A pesquisa apresenta na sequência algumas classificações de solos. • Solo arenoso: não possui grande índice de coesão e isso significa que este tipo de solo se movimenta facilmente.

O solo arenoso é altamente permeável. É um importante tipo de solo no viés financeiro, uma vez que está presente na construção de tijolos, telhas, azulejos e pisos cerâmicos. Este tipo de solo, porém, ao contrário do solo arenoso, não é apropriado para ser usado na construção de rodovias. “Ele possui grande capacidade de aglutinação, ou seja, de tornar-se lama com facilidade. O solo argiloso é altamente denso quando não há umidade ou presença de água”. PORTAL 44, 2018, p. “os solos transportados podem ser excelentes fontes de materiais de construção”. Existem ainda outros tipos de solo, mas o presente estudo não pretende abordar de detalhadamente cada um deles. O relevante na consideração é elucidar que a classificação dos solos acontece com base em sua análise granulométrica.

O mecanismo ocorre da seguinte forma: “no resultado da análise granulométrica são identificados as porcentagens de cada material e o nome do solo é dado começando pelo material que tem maior porcentagem”. GONÇALVES, MARINHO E FUTAI, 2014, p. a utilização de trados “é uma forma prática e rápida de obtenção de amostras deformadas de solos para ensaios em laboratório, pois permite atingir maiores profundidades sem grandes escavações”. Esse método trabalha com o seguinte mecanismo: “os trados manuais podem perfurar até 12 m, e os mecânicos, dependendo do terreno, até 20 m”. QUEIROZ, 2016, p. A única restrição ao uso dos trados para sondagem diz respeito a não poderem ser utilizados em rochas ou solos concrecionados, ou ainda que tenham a presença de pedregulhos.

Abaixo segue uma representação visual de dois tipos básicos de confecção de trados, a saber, concha e espiral: Figura 2 – Trado espiral e de concha Fonte: (QUEIROZ, 2016, p. QUEIROZ, 2016, p. A peculiaridade, portanto, está na proposta de análise por parte do próprio engenheiro de formas visual e tátil e confrontar essa análise com a produzida em laboratório. Certamente esse confrontamento proporciona melhores e mais eficazes resultados. CAMADAS DE BASE As camadas de base dizem respeito às estruturas múltiplas, de espessuras finitas, que constituem as estruturas dos pavimentos. Os pavimentos são estruturas extremamente importantes na construção de rodovias. Cada material selecionado tem suas características físicas e desempenho específico mediante, por exemplo, a ação climática. Executar corretamente o emprego de materiais nas camadas de base contribuem para rodovias de qualidade, que proporcionam segurança.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O estudo apresentou a temática sobre técnicas de estudo de solo como relevantes para obras rodoviárias, enfatizando a sondagem como procedimento no viés desta proposta. O estudo do solo tem como objetivo fundamental averiguar as condições de solo e subsolo com o objetivo de concluir se é viável ou não a construção de rodovia no local estudado. No caso de ser viável, o estudo de solo também oferece a prerrogativa de qual tipo de pavimento será mais adequado. CHIOSSI, Nivaldo José. Geologia de Engenharia. ª edição. São Paulo: Oficina de Textos, 2013, 426p. LEPSCH, Igo F. usp. br/arquivos/disciplinas/au/pef0522/PEF0522-Notas%20de%20Aula. pdf> Acesso: 14/03/2019 às 12h50min. MEDEIROS, Paulo Cesar; SILVA, Renata Adriana Garbossa. Geologia e Geomorfologia: a importância da gestão ambiental no uso do solo.

Disponível em: <http://44arquitetura. com. br/2018/05/tipos-de-solo-construcao/> Acessado em 15/03/2019 às 12h30min. QUEIROZ, Rudney C. Geologia e Geotecnia Básica para engenharia civil.

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