A importancia do brincar na educaçao infantil

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Agradeço a realização deste trabalho a Deus em primeiro lugar, que me fortaleceu durante minha caminhada com saúde, força, coragem e determinação para não desistir frente às dificuldades que se apresentaram ao decorrer desta caminhada, a todos os professores, que fizeram parte desta graduação e cada um que participou do meu conhecimento acadêmico, e mim ajudou preparando-me para exercer uma profissão, ofertando o horizonte superior, aos meus familiares, por todo o suporte, carinho e ajuda que me deram e a todos que de alguma forma participaram desta realização na minha vida, o meu muito obrigado. “Quando você é criança tudo é alegria, tudo vira brincadeira; Isso é uma coisa que não entendo porque tem que mudar!” Andrepontes RESUMO Na infância as crianças interagem através de brincadeiras e assim ao ingressarem na educação infantil encontram uma realidade onde a utilização do brinquedo é presente nas metodologias do trabalho pedagógico.

Neste trabalho a partir do estudo e analise bibliográfica sobre a presença de brincadeiras na educação infantil iremos analisar a importância das diversas brincadeiras presentes nas aulas com crianças da educação infantil respondendo a problemática do porque os professores desenvolvem tantas brincadeiras com as crianças e focam menos nos conteúdos escritos. Palavras chaves: Crianças; brincar; lúdico. ABSTRACT In childhood, children interact through play and thus when they enter early childhood education they find a reality where the use of the toy is present in the methodologies of the pedagogical work. As crianças precisam se comunicar com outras para construir a interação necessária a sua construção de mundo, portanto nas brincadeiras está algo que vai além do simples fato de se divertir, sendo que está presente a troca de conhecimento entre os envolvidos e construção de habilidades para convivência que neste momento da infância constantemente as crianças são egocêntricas.

O ser humano se constitui a partir das relações com os outros no meio social e é extremamente importante que desde criança aconteça a formação de característica para boas relações interpessoais e intrapessoal para conseguirmos desenvolver um autocontrole emocional que garante habilidades para aceitar e ser aceito no meio social. Ainda nos deparamos com pais que ignoram a relevante importância do brincar para o desenvolvimento de seus filhos em relação à socialização, a descoberta de mundo e também, o desenvolvimento físico e psíquico e alguns acreditam que o brincar tem a única função de entretenimento e passa tempo desprovido de qualquer função, ou seja, a única utilidade, segundo o pensamento dos mesmos, é ocupar as crianças. Segundo Vygotsky diz no seguinte trecho: A brincadeira é uma maneira de expressão e apropriação do mundo das relações das atividades e dos papéis dos adultos.

A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua no mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos significativos e atitudes (VYGOTSKY, 1989, p. As crianças costumam reproduzir os hábitos dos adultos, sendo que observam bastante os pais, professores e colegas de aula e constrói atitudes baseado na convivência. As crianças imaginam as coisas agindo, ou seja, realiza suas atividades sem um pensamento prévio visto que ainda não tem uma consciência da realidade vivida. A relação entre a criança e o brinquedo tem um significado especial e segundo Kshimoto: O brinquedo é compreendido como um “objeto suporte da brincadeira”, ou seja, o brinquedo está representado por objetos como piões, bonecas, carrinhos etc.

Os brinquedos podem ser considerados estruturados ou não estruturados, o estruturado é aquele industrializado pronto que já foi citado acima, o não estruturado como paus e pedras, nas mãos das crianças, a pedra se transforma em comidinha, o pau se transforma em cavalinho, portanto vimos que os brinquedos podem ser estruturados ou não estruturados dependendo ou não da sua origem, passa por uma transformação criativa da criança em cima do objeto, no ato de brincar (KSHIMOTO, 1994, p. O brinquedo tem uma relação com criança dependendo do momento, pois a criança não se importa muito com a estrutura do brinquedo mais com a situação de utilização no momento da brincadeira. A brincadeira faz o aluno progredir naquilo que ele quer ser, imitando o seu meio, vivenciando e aprendendo a imitar as demais ela tem um vínculo que promove para a infância ser bem alfabetizada na rotina educacional compreender todo o seu talento e contribuir grandes mudanças.

O lúdico constrói um grande prazer na vida de uma criança, ajudando o docente de forma positiva para o desenvolvimento com mais prática ao conhecimento pedagógico que seja dentro das atividades para contribuir com uma aprendizagem construtiva onde cada dia seja possível construir novos costumes na sociedade a partir da colaboração escolar. De acordo com OLIVEIRA (1997, p. acrescenta o fato que a: “Aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc. A partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente, as outras pessoas”, portanto as brincadeiras na educação infantil são estímulos para conseguir alcançar a formação inicial necessária, sendo que algumas aprendizagens nem sempre são inatas. A percepção dos educadores e pesquisadores sobre a importância do lúdico em sala de aula tem sido direcionada que as crianças conseguem aprender melhor quando realizam atividades correndo, pulando, contando histórias e interagindo com outras crianças através de brincadeiras do que mesmo se elas forem colocadas em uma sala para vivencias uma alfabetização codificada e cansativa por método de imposição.

A realidade de uma educação infantil apoia-se nas atividades lúdicas, pois é complicado falar em infância sem respeitar o brincar, sendo que através da brincadeira a escola respeita a infância e torna mais positivo o vínculo com a educação formal, visto que por si só, jogos e brincadeiras são vistos como vitais para o desenvolvimento global da criança, trazendo grandes benefícios do ponto de vista físico, intelectual e social e estimulam à consciência corporal, a concentração e a criatividade e, em grupo ensinam a cooperar, assumir responsabilidades, supor as consequências de uma conduta e respeitar regras. Compreendemos que o lúdico contribui para o crescimento sadio da criança, por isso se faz necessário que os jogos sejam à base das atividades físicas durante o período escolar.

Como benefício intelectual, estimula a sensibilidade visual e auditiva da criança, diminui a agressividade, exercita a imaginação, aperfeiçoa a inteligência emocional e contribui ainda para superação da timidez. Como benefício social, o brincar tem sido visto como a maneira ideal para inserir a criança a sociedade, pois através do brinquedo, representa situações que simbolizam uma realidade que não pode alcançar. As brincadeiras e o ensino aprendizagem na educação infantil. A aprendizagem adquirida pela criança traz muita habilidade e maturação com atitudes de independência que abrangem tudo através do brincar, fica cada dia mais preparado a produzir os seus próprios contextos. A partir do momento que se considera que o lúdico trás contribuições para a aprendizagem, no âmbito pedagógico, faz-se necessária à abordagem sobre o tema em questão, pois no momento em que constituímos esses parâmetros de estudo, sobre o lúdico e a educação infantil, temos a verdadeira compreensão de sua importância no ensino-aprendizagem, pois se trata de um momento crucial na educação da criança, onde se aprende a apropriação da língua escrita e simultaneamente acontecem diversas outras aprendizagens, podendo assim a ludicidade contribuir de maneira significativa para a aceleração desses processos.

“Reiteramos que a contribuição do jogo para a escola ultrapassa o ensino de conteúdos de forma lúdica, “sem que os alunos nem percebam que estão aprendendo”. Não se trata de ensinar como agir, como ser, pela imitação e ensino através do jogo, e sim, desenvolver a imaginação e o raciocínio, propiciando o exercício da função representativa, da cognição com o jogo. A ludicidade e a criança se integram de forma a possibilitar que haja uma forte colaboração no desenvolvimento do pensamento e de outras capacidades, implicando diretamente na facilitação do processo de aprendizagem. Podemos atribuir ao lúdico o auxílio na facilitação da aprendizagem da leitura, pois o professor ao fazer à utilização de atividades lúdicas voltadas a leitura, consegue atrair a atenção da criança, possibilitando que ela descubra naturalmente a compreensão de mundo através das atividades lúdicas.

Essas atividades favorecem o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças em suas vivências. “O brinquedo entendido como objeto, suporte da brincadeira, supõe relação íntima com a criança, seu nível de desenvolvimento é indeterminado quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organize sua utilização”. SANTOS, 2002, p. A função lúdica do professor na educação infantil. O papel do professor na prática e desenvolver a ação própria para o cuidado e atenção com as crianças como se fossem seus filhos, ao passar o tempo tivemos muitas mudanças em relação a "Creches" com educadores habilitados que tinha uma vista de conhecimento de uma aprendizagem própria. Que o indivíduo passar a aprender oferecendo conhecimento ao início da sua formação que tenham uma linguagem de amparo em relação a sua autonomia.

O brincar é importante faz crescer o sujeito, de maneira divertida tudo a sua criatividade que proporciona inteligência e condições de desenvolver a sua própria iniciativa. O brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida. Na instituição de educação infantil o professor constitui-se, portanto, no parceiro mais experiente, por excelência, cuja função é propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável e não discriminatório de experiências educativas e sociais variadas". O docente ao desenvolver os jogos deve ser criterioso e cria-los com bastante atenção, pois este deve proporcionar uma nova descoberta a cada aula, pois esta forma de jogar para a criança significa aprender, a saber, várias informações úteis para o seu cotidiano que deve ser estimulado tanto no ambiente escolar como familiar para aprender a respeitar regras valorizar o outro e a si próprio, ouvir com facilidades as opiniões, compartilhando a sua alegria do brincar.

Nas aulas a brincadeira permite uma compreensão individual ajudando, a saber, dividir, compartilhar, agir em um mundo adulto, que possa observar o lado certo, utiliza-se do jogo simbólico para desenvolver o seu espaço criando conceitos de imaginação e fantasia para construir o conhecimento de assimilação de sua interação com a sociedade. Quando o professor aceita e coloca em prática as atividades lúdicas ele permite que a criança passe a adquirir a própria inteligência, sabe modificar e transmitir algo sobre o jogo para demais colega tem o real valor com as atividades ela desenvolve um comportamento habitual com todo tipo de brinquedo por exemplo faz-de-conta, cabo de vassoura para ser cavalo, boneca, casinhas e mais outros tipos isso faz ela ter o seu próprio conhecimento.

O professor tem que compreender na educação infantil que os brinquedos tem caraterísticas e valor deste na criação de nova relações no campo visual que colabora com o desenvolvimento da criança. De acordo com Muniz (1999) argumenta que a brinquedoteca na escola desempenha um papel próximo ao de um laboratório de experiências lúdicas. O mundo da ludicidade deve envolvendo toda a comunidade escolar, pois educação se apresenta mais acessível quando se compreende o verdadeiro sentido que as brincadeiras na educação da criança. A brinquedoteca é um ambiente intermediador da aprendizagem e necessário para colaborar com a composição do cenário escolar, fazendo parte de suas bases práticas para educação, estabelecendo relações entre professor e aluno facilitando o aprendizado, de forma alegre, prazerosa, com interação entre o objeto de conhecimento e com o outro, com tomada de decisão, criticidade e em situações que fazem parte das atividades lúdicas.

Dada à importância de um espaço dedicado a utilização do lúdico, toda instituição escolar deveria ter um espaço reservado neste sentido, não necessariamente teria que seguir um padrão físico, mas sim um padrão de comprometido com a aprendizagem da criança. É importante destacar que a brinquedoteca na escola tem muito valor educativo, mas não é tudo, pois é um apoio ou complemento aos trabalhos pedagógicos visando à socialização da criança com o ambiente que a rodeia, melhorando ao desenvolvimento do aprendizado e abertura ao novo através de suas vivências. Sala e aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. Jogo, brincadeira e a Educação, São Paulo 1994. LEBOVIVI, S. DIATKINE, R. Significação e função do brinquedo na Criança.

Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. OLIVEIRA, Zilma Morais Ramos. Educação Infantil muitos olhares. ed. São Paulo: Cortez, 1990. Vozes, Petrópolis, 2002. VIGOTSKY. L. S. A formação Social da Mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores 2.

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