A importância das inspeções de Saúde e Segurança nos locais de Trabalho.

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão de pessoas

Documento 1

A pesquisa realizada para confecção do artigo foi realizada com base na revisão bibliográfica disponível sobre a temática em livros de segurança do trabalho, bem como em artigos científicos já publicados sobre o tema. A conclusão aponta que as inspeções de saúde e segurança no local de trabalho são de extrema importância, visto que proporcionam um ambiente seguro para os trabalhadores preservando a integridade física e a saúde dos mesmos, enfatizando adicionalmente tal importância uma vez que é neste ambiente que os trabalhadores passam a maior parte da sua vida. PALAVRAS-CHAVE: Saúde e segurança; Inspeções; Acidentes; Riscos. INTRODUÇÃO O fenômeno globalização atingiu os diversos campos da sociedade impondo adaptações de acordo com as demandas apresentadas especialmente no ambiente corporativo.

As empresas que desejam sobreviver e ganhar competitividade precisam buscar constantemente novas ferramentas de gestão visando a melhoria em seus processos e qualidade nos produtos e serviços que oferece. A pesquisa para confecção do artigo foi feita através de revisão bibliográfica em livros, apostilas e manuais na área de segurança do trabalho, bem como em artigos científicos já publicados sobre a temática. A justificativa para a pesquisa se embasa no fato de muitos gestores, lamentavelmente, ainda encararem os investimentos na promoção de saúde e segurança no ambiente de trabalho como algo que apenas aumenta os custos. Mesmo quando as normas são seguidas de forma correta, a preocupação primária na gestão de muitas empresas se limita em querer evitar multas, quando na realidade a preocupação fundamental deve ser o bem estar dos funcionários, o que impacta numa melhor qualidade de vida.

REFERENCIAL TEÓRICO 2. O AMBIENTE DE TRABALHO: BREVE HISTÓRICO DESDE OS TEMPOS REMOTOS ATÉ A CONTEMPORANEIDADE Atualmente, existe uma série de Leis e Normas regulamentadoras que visam estabelecer padrões necessários para garantia da saúde e segurança dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho. MATTOS E MÁSCULO, 2011, p. Conforme o exposto, o trabalho é uma consequência das necessidades humanas do consumo de produtos e serviços para realização de suas atividades do cotidiano. Produzir envolve a inter-relação entre processos e o homem, fatores físico e humano respectivamente. Um marco importante na relação do ser humano com o trabalho ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, conforme indica citação da revista Fonoaudiologia (2011) que menciona que a partir daquele momento na história, teve início um movimento por parte dos trabalhadores que refletia grande insatisfação e gerada questionamentos tanto de empregadores quanto de empregados sobre as condições de trabalho e o consequente adoecimento advindo de trabalho penoso.

Em parte, tais questionamentos eram embasados nos episódios que se tornavam constantes e com isso onerava padrões e seguradoras e mais grave ainda deixava trabalhadores com sequelas. Na ausência do SESMT tais responsabilidades são encabeçadas pela CIPA. FERREIRA E PEIXOTO, 2014). CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Essa comissão é composta por um grupo de pessoas que representam empregados e empregadores cuja preocupação principal é se preparar para colaborar na prevenção de acidentes. De acordo com a filosofia da CIPA, conforme Ferreira e Peixoto (2014, p. Certamente, todo ambiente de trabalho constitui uma situação de perigo se não houver medidas cautelares e procedimentos prévios que visam evitar que tais situações aconteçam. Talvez, ao se mencionar acidente de trabalho venha à mente uma ocorrência em que um empregado se corta em uma determinada máquina; no entanto, até mesmo o piso irregular de uma seção, por exemplo, é passivo de causar um grave acidente.

O acidente, segundo Ferreira e Peixoto (2014, p. “pode ser definido como um evento não programado que interrompe ou atrapalha o desenvolvimento de uma atividade e que pode (ou não) produzir lesão ou danos à propriedade, máquinas e equipamentos”. O autor Mattos e Máculo (2011) aponta definições sobre acidente de trabalho e doenças ocupacionais de acordo com o viés das Leis trabalhistas. Lamentavelmente, o fato de não desejar uma ocorrência de acidente não pode evitar que ele realmente aconteça. Vários são os fatores de risco no ambiente de trabalho, entre eles, conforme Ferreira e Peixoto (2014, p. estão “ruídos excessivos, iluminação deficiente, layouts inadequados, falta de proteção em máquinas, desorganização, obstáculos, sinalização deficiente, atos inseguros, ferramentas inadequadas, etc”.

Existem outras circunstâncias que representam grande perigo à saúde e segurança dos trabalhadores de forma expressiva. Nestes ambientes ou situações, o empregado está exposto a trabalhos em altura, espaços confinados, cargas suspensas, produtos químicos com alto grau de toxicidade, em escavações, entre outras situações. Quanto a mensurar a importância da inspeção de saúde e segurança, é possível partir da seguinte análise: é preciso esperar que um acidente ocorra para que sejam estabelecidas medidas de melhoria no ambiente de trabalho? A resposta é não. Neste cenário que surge a inspeção de saúde e segurança, que consiste, segundo Ferreira e Peixoto (2014, p. “na técnica que detecta irregularidades em um ambiente de trabalho antes da ocorrência do acidente”.

De acordo com Brasil (2012, p. durante as inspeções, as normas específicas devem ser consultadas primariamente para que o técnico esteja familiarizado com aquilo que deve analisar e concluir se está ou não sendo efetuado. A perspectiva é justamente esta, evitar um problema grave prevenindo ações que poderiam causar este problema. A proposta das inspeções de saúde e segurança é a prevenção. Muito melhor é inspecionar e orientar um colaborador a usar corretamente o EPI auditivo, por exemplo, do que arcar com tamanho desgaste emocional e financeiro no tratamento de uma surdez, que pode inclusive ser irreversível. No viés de compreender as inspeções de saúde e segurança como essenciais e de real importância inseridas nas empresas, é possível analisar as consequências, caso as condições de trabalho não sejam adequadas.

Os autores Mattos e Másculo (2011, p. Conforme Oliveira e Piza (2017, p. “a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, portanto, é um conjunto de medidas, em diversas áreas e atividades, desenvolvidas por pessoas, em grupo ou não, não sendo necessariamente especialistas no assunto”. Prevenir envolve um conjunto de ações, não somente uma prática ou intervenção isolada. Dentre tais ações, estão as inspeções. Os autores completam o pensamento neste sentido, confirmando a importâncias da inspeção de saúde e segurança na prevenção de situações que representem riscos: A prevenção de acidentes engloba planos, programas, cursos, treinamentos, palestras, inspeções, auditorias, Cipa, campanhas e tudo o mais que se fizer em prol da eliminação ou controle do risco.

Para facilitar a inspeção é fundamental elaborar check lists, ou seja, listas de verificação previamente elaboradas tendo como base a série de itens que devem ser verificados pelo responsável da inspeção. Esses itens são elaborados de acordo com o perfil da empresa, incluindo a atividade desenvolvida e o setor. Cada empresa tem um perfil peculiar, o que impacta na possível situação de acidentes igualmente peculiares. Levando em conta a abrangência, as inspeções podem ser gerais ou parciais. Ferreira e Peixoto (2014, p. Existem classificações também quanto aos tipos de inspeção, que são inspeções regulares, que são realizadas por todos os funcionários da empresa, em todos os momentos em que realizam suas atividades; inspeções oficiais que envolvem agentes de inspeção de órgãos oficiais, a título de exemplo, inspeções feitas por fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego; inspeções especiais, cujas realizações estão a cargo de técnicos especializados devido os apontamentos específicos, como avaliação de concentração de agentes químicos presentes em determinada área da empresa e por fim as inspeções de atividades críticas, que são realizadas em atividades de grande perigo que merecem atenção especial dos profissionais.

FERREIRA E PEIXOTO, 2014). As inspeções, seja qual for sua característica, são essenciais na promoção de um ambiente de trabalho adequado, com baixos riscos de acidentes e baixos riscos à saúde. É um importante dispositivo aliado à promoção da saúde e segurança nas empresas. CONSIDERAÇÕES FINAIS Após a pesquisa inserida no presente artigo, foi possível concluir que as inspeções de saúde e segurança são de extrema importância nos locais de trabalho. Podem ser inspeções gerais, parciais, de rotina, eventuais, entre outros tipos com características peculiares e de acordo com a demanda. As inspeções devem começar pelo próprio funcionário, que deve verificar diariamente as condições de trabalho presentes em sua bancada ou máquina, bem como as condições de suas ferramentas.

O ambiente de trabalho é um local regado de fatores que podem acarretar um acidente ou fator que possa causar uma doença, entre eles a exposição à ruídos, iluminação inadequada, piso desnivelado ou escorregadio, exposição a poeiras ou produtos químicos. Existem situações mais comprometedoras, tais como trabalhar em alturas elevadas ou espaços confinados. Na proposta de amenizar tais riscos de que os fatores citados podem ocasionar, surgem as inspeções de saúde e segurança. Rotina e modos de fazer: Apostila 2 – uma proposta de avaliação pelo perigo. Cuiabá, 2012, 37p. Disponível em: <file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/3-apostila-n-2-curso-de-vigilancia-em-saude-do-trabalhador-rotina-e-modos-de-fazer-uma-proposta-de-avaliacao-pelo-perigo-[272-220812-SES-MT]. pdf> Acesso: 15/10/18. BUREAU INTERNACIONAL DO TRABALHO. núm. p. Disponível em: <http://www. scielo. br/pdf/rbso/v33n117/a07v33n117.

Higiene e Segurança do Trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2011, 408p. OLIVEIRA, Celso Luis; PIZA, Fábio de Toledo. Segurança e Saúde no Trabalho. Volume 1. PLATAFORMA RENAST ONLINE. Fonoaudiologia na saúde do trabalhador. Saúde ocupacional x saúde do trabalhador. Núm. Disponível em: <http://www.

124 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download