A IMPORTÂNCIA DAS AUDITORIAS INTERNA E EXTERNA PARA AS EMPRESAS

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Este artigo tem o objetivo de discorrer sobre a importância das auditorias interna e externa para as empresas, para tanto a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, principalmente em artigos acadêmicos presentes na internet, a realização da pesquisa bibliográfica permitiu uma visão mais ampla sobre a importância da auditoria para as empresas. Palavras-chave: Auditoria Interna. Contabilidade. Auditoria Externa. INTRODUÇÃO No atual contexto de concorrência cada vez mais acirrada, é vital para qualquer empresa entender o papel da contabilidade, como geradora de informações e dados que se consagram como ferramentas de gestão que servirão de apoio à tomada de decisão, tais informações podem ser geradas pelos processos e controles internos que a empresa efetua interna ou externamente. “A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões.

Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões. A evolução histórica dos conceitos de auditoria torna possível a verificação da maneira como a auditoria foi reflexo das mutações económicas e sociais operadas desde sua institucionalização como ramo do saber até atualidade, tornando evidente a natureza dos fatos históricos, através dos registros contábeis e gerenciais, mas passou também a desempenhar uma função preventiva e orientadora. Segundo Franco e Marra (2000), as primeiras auditorias eram denominadas auditorias corretivas e o seu objetivo era assegurar aos proprietários que os empregados contratados controlavam corretamente as contas, que não faltava nenhum bem e que os valores eram exatos.

Estas auditorias abarcavam todas as operações e registos contábeis. – A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios. Lajoso (2005) entende que a auditoria interna deve fornecer análises, apreciações, perspectivas, recomendações, resultados, sugestões e informações em qualquer atividade auditada, sendo que a implementação do controle deve ser mais eficaz a custo razoável. É papel da auditoria interna ainda a supervisão da eficácia e eficiência dos sistemas utilizados, revelando suas fraquezas, determinando as causas, avaliando as consequências e recomendando soluções que possam levar os gestores a realizar as ações necessárias.

Crepaldi (2013, p. argumenta que auditoria interna se configura como sendo é uma atividade que visa a “avaliação independente dentro da empresa, que se destina a revisar as operações, como um serviço prestado à administração”. Em decorrência da evolução do sistema capitalista, surge a auditoria externa, no mesmo compasso em que as empresas tiveram o crescimento de suas atividades, passou a ser considerada a necessidade de expansão de seus negócios e para tanto existia a necessidade de capital de terceiros, na forma de investidores, ocorre que os mesmos tinham que ter em mãos uma avaliação detalhada das demonstrações contábeis das empresas nas quais pretendiam realizar a aplicação de recursos, e o profissional responsável em produzir tal conteúdo é o auditor externo.

ALMEIDA, 2008, p. De acordo com Leitão et al. A Auditoria Externa é uma Auditoria independente, que tem a finalidade de revisar as demonstrações contábeis, realizando testes e procedimentos para emitir relatórios de Auditoria às empresas que são auditadas, demonstrando a posição patrimonial e financeira da entidade. A Auditoria Externa é realizada por um auditor independente que não possui vínculo com a empresa auditada, ele é contratado para dar sua opinião sobre as demonstrações contábeis, e verificar se elas estão sendo apresentadas adequadamente. O objetivo da auditoria independente é elevar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. RIBEIRO; RIBEIRO, 2012, p. Conclusão A Auditoria é uma ferramenta utilizada no processo de construção da imagem de uma empresa, podendo ainda assegurar aos gestores a eficiência organizacional necessária, e ainda possibilitar um maior rendimento patrimonial, desta forma permitindo que as empresas auditadas se tornem mais confiáveis e de maior credibilidade perante a sociedade.

A Auditoria Interna trabalha em conjunto com a gestão das organizações, com uma função consultiva, visando a promoção de melhorias, fazendo sugestões para o seu aprimoramento. A auditoria interna vem demonstrando cada vez mais que não é apenas uma ferramenta de controle, mas sim, uma forma de apoio à gestão, sendo sua missão verificar se as atividades realizadas estão em conformidade as diretrizes da empresa. Auditoria interna. São Paulo: Atlas, 2011 CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas Brasileiras de Contabilidade. Resolução CFC nº 1. de 18 de Março de 2011. CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade gerencial: Teoria e Prática. ed. São Paulo: Atlas, 2013. FRANCO, Hilário e Marra, Ernesto, Auditoria Contábil, São Paulo, Atlas. ag. v1i22. Acesso em 27 jul 2020. MARION, José Carlos.

Contabilidade básica. sammour, J. R. Cintra, D. G. B. B. Auditoria interna: contextualização teórica e aplicações em empresas comerciais brasileiras. Entrepreneurship, v. n. p.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download