A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA CIVÍL NA AVIAÇÃO BRASILEIRA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gerenciamento de Projetos

Documento 1

RESUMO Este trabalho versa sobre a abertura de uma escola de aviação civil, o plano de negócios que visa dentre os objetivos demonstrar que uma unidade de ensino neste setor é viável para o Nordeste do Brasil. A cidade escolhida foi Recife por ser um hub internacional no setor de aviação. Profissionais desta área precisam de formação com excelência porque lidam diretamente com segurança, tanto os que fazem parte das tripulações, quanto funcionários de solo. É preciso entender uma legislação específica e público-alvo deste segmento e tentar abranger a maior área possível, no caso implantando o sistema Ead para que pessoas possam atender parte dos cursos oferecidos sem ter que se locomover para a cidade sede da escola. Palavras-chave: Escola de aviação civil.

Poder de negociação 16 2. Evitar ou dificultar a entrada concorrentes 16 2. Poder de negociação dos clientes 17 3. Análise de Macroambiente e Microambiente 17 3. Análise de Microambiente 17 3. Também, de acordo com realidade do mercado, diagnosticar possíveis vulnerabilidades, para que se possa estender no plano de negócios, um programa de contenção de riscos. Este plano de negócios visa a abertura de uma escola de aviação civil, que pretende atender alunos que queiram atuar como pilotos, mecânicos, agentes de solo e comissários de bordo. Ao se decidir por um empreendimento como este há que se ter em mente a responsabilidade que este agrega ao projeto, uma vez que ao ensinar, em qualquer uma das atividades relacionadas, é preciso também incutir no aluno a necessidade constante de utilização dos protocolos de segurança do setor, uma vez que uma pequena falha pode se transformar numa grande catástrofe.

Desde a escolha dos instrutores, ou mesmo outros colaboradores é o padrão de qualidade e desempenho de suas funções deve ser o de excelência, sua didática deve ser voltada para o ensinamento, mas também para estimular o comprometimento total com a nova profissão que o aluno almeja. No ambiente da escola, já deve estar empenhado em simular o do futuro trabalho do estudante, com regras definidas, prazos estabelecidos e cumpridos, formalidade e principalmente aprendizado de tratamento com o público que atenderá, no caso de comissários e despachantes por exemplo. br - Rua Antônio Vicente, nº 190 – Boa Viagem – Cep. – 480 / Recife – PE 2 - AEROCLUBE PERNAMBUCO - Cód. ANAC: 11 - Recife – PE www. aeroclube. net (indisponível) - aeroclubepe@hotmail. Ao pesquisar as possibilidades na cidade do Recife e região, atualmente um importante “hub” do Nordeste percebeu-se a necessidade de oferecer localmente capacitação para os profissionais que irão trabalhar localmente ou mesmo atender a demanda nacional para este setor.

Em dados, atualmente o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre tem movimento diário de 24. pessoas, entre passageiros e o pessoal que trabalha nas operações aeroportuárias. por ano são mais de 6,8 milhões de passageiros e 32. kg de carga aérea que circulam no local. É preciso que se atenha às leis vigentes e regulamentos para que se atenda todas as exigências nas esferas municipal, estadual e federal. Há que se preocupar com a estrutura de como vai atuar, recursos humanos e materiais, como preconiza o regulamento do setor, que ´preconiza que a escola deve estar apta atender todos estes requisitos, segundo Brasil (2004) onde a aplicabilidade do objeto social deve estar de acordo com as atividades desempenhadas, e obter o certificado de autorização para funcionamento, exigir credenciamento de seus instrutores.

Para que os cursos possam ser ministrados, a solicitação de funcionamento deve estar autorizada. A localização da sede física deve estar de acordo com os requisitos para a atividade de instrução, com todos os equipamentos necessários em funcionamento e à disposição dos alunos. Na parte documental, o certificado de autorização deve estar sempre na validade, afixado em quadro visível a todas e sucedido por endereços do IAC. Plano de Negócio 1. Dados Empreendimento Escola de aviação civil que ofereça formação de: comissários de voo, pilotos comerciais e privados, despachantes, agentes de bagagem e logística e mecânicos. Nome: Escola de Aviação Civil Endereço: Rua Copacabana N 35 Boa Viagem Razão social: Ajato Aviation Telefone: +55 (82) 9 9629 8707 / +55 (82) 9 9624 6010 Empreendedor: Marcilio Donizete Martins Setor de Atividade: Prestação Serviços (Instrução e formação de profissionais da aviação civil) • Missão da empresa: Formar profissionais da aviação com excelência e conhecimento pleno do setor.

• Visão: Estabelecer novas formas de ensinar aviação civil no país. • Valores: Excelência – Profissionalismo – Segurança 1. Poder de negociação Por ser uma empresa de prestação de serviços, a negociação com fornecedores será bem restrita, na sua composição (recursos materiais, prestadores de serviço) e posteriormente na sua administração e manutenção. Como serão episódios esporádicos, será preciso muita habilidade para convencer o fornecedor a estabelecer valores ou serviços diferenciados. Evitar ou dificultar a entrada concorrentes Outra opção que praticamente é inviável no ramo, já que a legislação em vigor sobre as escolas de aviação é que determina se a demanda necessita de novos estabelecimentos. Talvez, uma estratégia que possa resultar no fechamento de caminho para novos concorrentes, seja o de atender com excelência a demanda de forma completa, não deixando excedentes.

Poder de negociação dos clientes Os clientes sempre terão opção de negociação, pode ser na forma de pagamento, no pacote de cursos, ao indicar novos alunos. A utilização das mídias sociais, abordagem, apoio da mídia impressa e assessoria de comunicação serão os canais de divulgação da empresa, além de profissionais contratados para a comercialização dos produtos. A empresa tem o escopo de oferecer mais capacitações que as concorrentes, com a opção de EaD. O público-alvo será o de profissionais da aviação e aqueles que queiram entrar no ramo. Análise de Macroambiente Há duas opções para se relatar sobre as características demográficas, a primeira é sobre o local físico da empresa, zona metropolitana do Recife, que comporta um Aeroporto Internacional, de aviação comercial e privada, importante hub do Nordeste; a segunda, público que poderá atender aos cursos oferecidos pelo sistema EaD.

Neste caso, a possibilidade de atingir interessados é maior já que a internet possibilita que alunos estejam distante e mesmo assim possam receber os ensinamentos e treinamentos. • Atender às demandas da aviação civil, mercado crescente no país e em especial na Região Nordeste 4. Oportunidades (Oportunities) • Escolas locais de aviação que não oferecem todos os cursos necessários para a atividades. • Atender em sistema de EaD com oportunidade para alunos de outras regiões. Fraqueza (Weakness) • Ramo extremamente específico, regido por legislação que deve ser atendida em sua totalidade ou não poderá atuar no setor. Não há espaço para erros. Administrar o plano de cargos e salários, além de manuais técnicos de avaliação específicos a cada estrutura (operacional, técnica, comercial e administrativa), a fim de mensurar o valor relativo dos cargos neles enquadrados.

Gerir o programa de benefícios definido na política de remuneração da empresa, que contempla aqueles previstos na legislação, nos acordos de negociação coletiva em vigor e outros oferecidos espontaneamente, objetivando impactos positivos na qualidade de vida de seus funcionários e familiares. • Política de Treinamento: incentivo à permanente atualização de conhecimento, oferecimentos de cursos e treinamentos para o melhor desempenho da função que o profissional estará inserido. ◦ Conforme RBAC 141 Sub Parte B na pag 18/110 ele fala que o Centro de Instrução (Escola de Aviação Civil) deve garantir que todos os instrutores e examinadores credenciados recebam treinamento inicial e periódico a cada 12 (doze) meses, com a finalidade de manter seus conhecimentos atualizados, em conformidade com as tarefas e responsabilidades atribuídas. • Detalhamento dos custos de pessoal ◦ Empresa dividida em setores operacional, técnico, comercial e administrativo.

Caso haja, principalmente no departamento de ensino, contratação de professores para períodos/cursos temporários, haverá negociação individual podendo optar por contratação temporária pela CLT ou contrato por empresa do mesmo. Plano de Marketing • Público consumidor: egressos do ensino médio e/ou interessados em se tornar profissionais da aviação. • Produtos e Serviços: cursos de piloto comercial e privado, comissário de voo, despachantes, mecânicos, agentes de logística aeroportuária. • Investimento do aluno: será de acordo com o curso escolhido. • Praça: Recife (Avaliações e treinamentos técnicos) e EaD para a parte teórica. SEGMENTOS Egressos de escolas de ensino médio, profissionais da aviação, estudantes ou bacharéis em turismo, interessados no setor. DIFERENCIAIS A Escola de Aviação baseada em pesquisa sobre outras em atividades objetiva, atingir o público do Nordeste e depois do restante do Brasil, como aulas presenciais e sistema EaD.

Seu maior diferencial é o de proporcionar cursos também para agentes de solo e nas outras modalidades, para a maior gama possível de aeronaves. CONCORRENTES Os principais concorrentes da atualidade possuem como pontos fortes, a tradição no ensinamento e a pequena concorrência, já que não são muitas escolas no país. Sendo assim, uma novidade no mercado deverá ser bem-vinda! MARCA A marca da escola deve ser clean e ter a cor verde como predominante. • Estimativa do faturamento mensal – R$50. • Estimativa dos custos com mão de obra – R$25. • Estimativa do custo com depreciação – R$5. • Estimativa dos custos fixos operacionais mensais – R$3. • Prazo de retorno do investimento – 2 a 5 anos. A ousadia de investir num ramo que precisa e tem como obrigação trabalhar com no mínimo excelência e que erros não são aceitáveis, porque a consequência deles se traduz na maioria das vezes em perdas de vidas humanas.

Já se pode dizer que este plano de negócios carrega em si, uma responsabilidade impossível de ser mensurada. Um Plano de Negócios como este, mesmo não entrando nos detalhes de todo o planejamento necessário para tal empreendimento, demonstra que é possível inovar dentro do que já está em curso (escolas de aviação tradicionais), trazer novas perspectivas e oportunidades para os alunos e dar oportunidades para os profissionais da área transmitirem seu saber. Assim, concluindo, espera-se que este plano torne-se um projeto e que seja desenvolvido com gestão de qualidade e sempre buscando inovações sem deixar de lado a legislação que rege o setor e principalmente a responsabilidade que é habilitar profissionais para o mercado da aviação. REFERÊNCIAS AEROPORTO INTERNACIONAL RECIFE PE GILBERTO FREYRE.

Acesso em: 10 mar. BRASIL. Regulamento nº 141, de 04 de agosto de 2004. Este regulamento estabelece normas, procedimentos e requisitos concernentes ao processo de concessão de autorização para funcionamento de escolas de preparação de pessoal para a aviação civil brasileira. Estabelece, ainda, os padrões mínimos que devem ser atendidos pelas diferentes entidades para a homologação dos diversos cursos a serem ministrados, a saber:. Disponível em: <Fonte: http://empregado. net/artigo/as-cinco-forcas-de-porter/ Leia mais em Endeavor @ https://endeavor. org. br/5-forcas-de-porter/>. Acesso em: 15 mar. br/blog/wp-content/uploads/2017/04/SWOT-novo. png>. Acesso em: 02 abr.

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