A importância da EJA e o papel do professor nessa modalidade de ensino

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

CONCLUSÃO ________________________________________________ 09 4. REFERENCIAS _______________________________________________10 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos- EJA para o desenvolvimento da sociedade, modalidade esta que busca garantir e assegurar, as determinações prevista pela Constituição Federal (1988), no que diz respeito ao direito, acesso e permanência na escola, oportunizando a garantia a educação de todos os indivíduos. Para tanto, como questão norteadora dessa reflexão partiremos da situação geradora de aprendizagem, em que apresenta a professora Cecília, que como docente da modalidade da educação de jovens e adultos, que começou a refletir sobre as problemáticas que permeiam o trabalho docente nessa modalidade, como a evasão, a desmotivação dos alunos e as problemáticas relacionadas as práticas pedagógicas.

Desta forma, para reconhecer a importância dessa modalidade para o desenvolvimento social, é necessário olhar para a história da educação brasileira. Assim, reconhece-se que por muito tempo persistiu um alto índice de evasão ou muito vezes esses sujeitos nem chegavam a frequentar a escola, tal cenário excludente foi ocasionado por motivos diversos, como a impossibilidade de associar trabalho e a rotina de estudos, dificuldades de acesso à escola, problemas familiares, entres outros. A Lei de Diretrizes e base da educação, LDB-9. prevê em seu Art. que: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida”.

Desta forma, esses indivíduos são assegurados por lei a ter acesso à educação de qualidade e com o passar dos anos a implementação de medidas socioeducativas vem sendo implantada nas instituições de ensino. De acordo com Cury (2002) Hoje cresceu, enfim, a importância reconhecida da lei entre os educadores, porque, como cidadãos, eles se deram conta de que, apesar de tudo, ela é um instrumento viável de luta porque com ela podem-se criar condições mais propícias não só para a democratização da educação, mas também para a socialização de gerações mais iguais e menos injustas. Encontramos também nessa trajetória de ensino e aprendizagem, o desafio da participação, do envolvimento, da inclusão e da equidade frente a nossa vasta diversidade cultural, pela qual precisamos trabalhar diante do conceito de transformação: precisamos aprender a ser, a viver juntos, afazer e a conhecer; só assim poderemos dizer que incluímos e somos incluídos.

GRIFFANTE, BRTOLLI e SILVA, 2013) A afetividade entre professor e aluno também é considerado um elemento importante e facilitador, que favorece a relação entre professor e aluno e consequentemente estimula a motivação nos estudos. O educador tem o papel de refletir sobre sua postura diante da modalidade EJA, conhecer o aluno e com isso procurar compreender suas particularidades, direcionando-os para o envolvimento com as atividades propostas. Em qualquer circunstância, o primeiro caminho para a conquista da atenção do aprendiz é o afeto. Ele é um meio facilitador para a educação. Tal situação é um ponto preocupante nessa modalidade, em decorrência do significativo número de alunos que evadem. Os fatores que resultam a evasão são diversos e motivados por questões internas e externas. Assim, essa problemática não pode ser encarada como o fracasso do aluno, mas de todos os envolvidos, já que, não foram alcançados os objetivos esperados para com esse aluno.

Neste cenário, a não conclusão das etapas da educação básica torna-se um agravante social, levando ao aluno novamente a margem da sociedade. Sendo assim, o professor tem o desafio de desenvolver estratégias que impeçam a evasão deste aluno. Devido a isso, o professor tem um papel fundamental nesse processo deve aproximar-se do aluno e buscar adaptar a sua metodologias as necessidades do seu educando. Partindo dessa reflexão, a situação da educadora Cecília apresentada na SGA mostrou uma atitude favorável diante dos seus alunos da EJA, ao perceber a ausência constante da sua aluna Patrícia as aulas buscou entender o que estava provocando essas ações, desta forma, diante da possível evasão de seus alunos buscou algumas medidas que possibilitassem ajudá-los para estes se motivassem a dar continuidade aos seus estudos.

A educação de jovens e adultos, portanto, vai muito além dos conteúdos aplicados em sala de aula e cabe ao processor está preparando para atender as necessidades desse público tão diverso. Partindo disso, o presente trabalho tornou-se relevante para este processo de formação inicial, uma vez que, pôde-se realizar uma reflexão teórica a partir de uma situação vivenciada pelo fazer pedagógico. Desta forma, foi possível perceber que o trabalho docente deve ter como norte uma ação baseada na reflexão-ação-reflexão, somente assim a educação poderá alcançar seus principais objetivos: garantir o acesso de todos à educação e com isso formar cidadãos conscientes e preparados para atender as demandas sociais. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

PARECER CNE/CEB 11/2000, DE 10 DE MAIO DE 2000. Disponível em: < http://confinteabrasilmais6. mec. gov. SILVA, Lissandra Pacheco da Silva. Os desafios da EJA e suas relações com a evasão. Caxias do Sul: XIII Seminário “Escola e Pesquisa: um encontro possível”, 2013. SILVA, Simone Pereira da. QUEIROZ, Adriana Matias.

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