A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Tipo de documento:Projeto de intervenção

Área de estudo:Saúde coletiva

Documento 1

Segundo o Ministério da Saúde (2007), a Educação Permanente em Saúde – EPS é considerada “aprendizagem/trabalho”, visto que acontece no cotidiano das pessoas, nos setores de atendimento e com os problemas enfrentados na realidade, pelos trabalhadores do SUS. Propõe que o aprendizado dos trabalhadores seja apreendido durante o processo de trabalho, e considera que as necessidades de formação e desenvolvimento destes sejam pautadas pelas necessidades de saúde das pessoas e populações que atendem. Em 2014, o Ministério da Saúde- MS criou uma agenda para refletir e fomentar novas práticas de Educação Permanente em Saúde e considerou que há um distanciamento da formação de seus trabalhadores com relação às reais necessidades do SUS (BRASIL, 2014). Essa proposta do MS em instituir novas práticas na EPS tem sua fundamentação nos diagnósticos realizados pelo MS e aponta “que a gestão dos processos de trabalho no SUS ainda guarda grande centralidade, fragmentação e hierarquização, contribuindo para a baixa responsabilização dos trabalhadores pelos resultados alcançados” (BRASIL, 2014, p.

Ainda dialogando com o Ministério da Saúde (2014), a EPS deve ser capaz de proporcionar ao trabalhador, uma visão geral da sociedade, do SUS e, de interdependência entre as profissões de saúde. Também não há um conhecimento real do funcionamento sobre o funcionamento do NASF, por isso a necessidade de uma proposta de intervenção pedagógica direcionada para o trabalho A rede de saúde da família, de Ilhota-SC é constituída de 07 Unidades Básicas de Saúde da Família- UBSF e de 07 equipes de ESF(Fontes: Site oficial da Prefeitura de Ilhota – SC e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES). Entretanto, ao pesquisar os dados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, estes apontam que duas das 07 Unidades contam com apenas 01 técnico de enfermagem, cadastrados em cada uma dessas unidades.

OBJETIVOS Partindo dessa realidade, este Projeto de Intervenção objetiva fomentar e reforçar a qualificação dos serviços de saúde pública, especialmente da Equipe NASF, sob a perspectiva da Educação Permanente: no trabalho, a partir do trabalho, e para o trabalho. Observando que a maior dificuldade apontada é a falta de direcionamento gerencial, para as necessidades de qualificação das equipes, este Projeto de Intervenção propõe a elaboração de projeto de implantação de ações de Educação Permanente, para o NASF do município de Ilhota-SC, a partir das necessidades apontadas pelos profissionais, com ênfase no debate sobre as tecnologias de apoio: Clínica Ampliada, Apoio Matricial, Projetos de Saúde no território de atuação e Projetos terapêuticos Singulares.

METODOLOGIA Sua aplicação será na Rede Municipal de Saúde, no município de Ilhota – SC e terá como público-alvo a equipe do NASF e profissionais que atuam nas equipes de 07 Unidades de Saúde da Família, onde o NASF atua. – (Cadernos de Atenção Básica, n. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Educação Permanente em Saúde: um movimento instituinte de novas práticas no Ministério da Saúde: Agenda 2014 / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v. n. p. set. fev.

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