A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA VIDA ESCOLAR DOS ESTUDANTES

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Desse modo, o estágio na educação infantil contribuiu para a formação acadêmica e profissional, possibilitando o descobrimento das relações dentro de sala de aula e o papel do professor na formação intelectual e cidadã da criança. Palavras-chave: Educação; Escola; Políticas Públicas. INTRODUÇÃO O estágio na educação infantil se apresenta como uma rica experiência de associar teoria e prática, da vivência no cotidiano escolar e estar inserido no cotidiano escolar de crianças, presenciando o seu aprendizado. Em associação teórica acerca de práticas escolares na educação infantil - BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais e o Documento de Referência Curricular para Mato Grosso – e a prática como regente na turma de pré escola, o presente trabalho tem como tema: A importância da Educação Infantil para Vida Escolar dos Estudantes e objetivo de estudo alunos de cinco anos inseridos no Pré-II.

O tema proposto está inserido na área de concentração de: Educação, Escola e Políticas Públicas. VIVÊNCIA DE ESTÁGIO O estágio realizado com crianças de 5 anos de idade inseridas na educação infantil – pré II – na Creche Municipal Lar Menino Jesus na cidade de Marcelândia – MT, teve como objetivo possibilitar e estimular a participação da criança para garantir continuidade do desenvolvimento da percepção, memória, atenção, linguagem e operações lógicas de raciocínio e a adição de novos conhecimentos, por meio de atividades individuais, coletivas, jogos e brincadeiras. A realização da regência foi feita em uma turma com 22 alunos matriculados, todos com a mesma faixa etária, a adição de novos conhecimentos foi feita em paralelo com o saber sobre o cotidiano trazido pela criança, a fim de impulsionar o interesse pelos novos saberes e conhecimentos fundamentais.

A metodologia utilizada na vivência do estágio foi com referência na Base Nacional Comum Curricular para o desenvolvimento das práticas pedagógicas. Na faixa etária em que os alunos se encontram eles se mostraram possuidores de grande imaginação, se mostram cooperativos entre eles, adoram interagir entre eles por meio de conversas, brincadeiras com outras crianças e em grupos. Apresentam grande curiosidade em relação as coisas, se mostram dispostos a adquirirem novos conhecimentos e a compartilhar os já sabidos. Brincadeiras livres com massa de modelar foram muito apreciadas pelos estudantes, pois utilizavam a imaginação para criarem as mais diversas formas. Ao final dessas atividades, os alunos guardavam os materiais utilizados, contribuindo para a organização da sala, estimulando o trabalho em equipe e ensinando a eles que é importante estarem em um ambiente limpo e organizado, a fim da experiência ser agradável a todos.

Além das atividades e brincadeiras realizadas com os alunos, outra parte que captava seu interesse e eles aguardavam pelo momento, era o horário da história, todos os dias era contada uma história infantil para os alunos, momentos que capturavam sua atenção. O horário da história, além de ser um momento de diversão para os alunos, ajudava a entenderem que precisam respeitar o momento de silêncio para não prejudicar na contagem da história. A creche disponibiliza recursos tecnológicos como TV, aparelho de som e DVDs, instrumentos que auxiliaram nos momentos de descontração, seja para apresentar filmes e canções aos alunos, que são outros momentos da aula que captam a atenção dos estudantes, adoram assistir filmes infantis, adoram cantar e dançar, o que faz com que haja interação entre eles, contribuindo para tornando as aulas mais agradáveis e prazerosas.

Base Nacional Comum Curricular. Disponível em <http://basenacionalcomum. mec. gov. br/abase/>. Acesso em 02 de junho de 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/ Secretaria de Educação Básica.

27 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download