A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE APLICADA AO TERCEIRO SETOR

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5 3 JUSTIFICATIVA 6 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7 4. CONTABILIDADE: CONCEITOS E APLICAÇÕES 7 4. AS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 8 4. A CONTABILIDADE APLICADA AO TERCEIRO SETOR 9 4. A importância da contabilidade para terceiro setor 10 5 METODOLOGIA 11 6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12 REFERÊNCIAS 13 1 INTRODUÇÃO A contabilidade tem grande utilidade nas empresas pois é através desta ciência que os fatos e atos gerados nas atividades produtivas ou comerciais são apresentados, de forma que as entidades tenham sempre atualizados a sua situação patrimonial e a demonstração de resultados dos períodos determinados. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS a) Conceituar a Contabilidade nas organizações em geral; b) Especificar as organizações listadas no Terceiro Setor, e sua importância para a sociedade; e c) Citar a importância da Contabilidade para o adequado gerenciamento das organizações do Terceiro Setor.

JUSTIFICATIVA A Contabilidade no Terceiro Setor permite colocar em prática um sistema de informações para regularização e benefício das organizações deste setor, provendo-as com informações econômicas e financeiras sobre a sua situação patrimonial e as mutações das mesmas, considerando que estas organizações têm acesso a algumas facilidades de financiamentos para as suas causas, que utilizam registros, demonstrações, análises e diagnósticos expressos pela ciência contábil. A justificativa para a realização deste trabalho se dá pela importância de as organizações do Terceiro Setor manterem uma área contábil atuante, utilizando as informações geradas no setor para o adequado gerenciamento dos negócios, e assim evitar que, pela falta de aproveitamento deste recurso informativo, muitos esforços e recursos sejam desperdiçados Por fim, a pesquisa no tema proposto apresenta grande relevância, haja vista o papel desenvolvido pelas entidades no seio da sociedade, que apresenta a cada dia maiores demandas, sendo que muitas localidades só conseguem contar com a ajuda de serviços sociais prestados por entidades, sendo portanto de grande valia este tipo de prestação de serviços.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Assim como nas organizações com fins lucrativos, nas instituições listas no Terceiro Setor, a contabilidade também desenvolve importante papel, sendo demonstrado nos itens a seguir como e por que mencionar a contabilidade no gerenciamento das instituições do terceiro setor. CONTABILIDADE: CONCEITOS E APLICAÇÕES Segundo Pinho e Rocha (2017) a Contabilidade surgiu provavelmente com a evolução natural do homem, a partir do momento em que aprendeu o cultivo de alimentos e a domesticação de animais para sua sobrevivência, e passou a organizar sua vida social e econômica, rompendo com o sistema comunitário e nômade em que vivia. No planejamento, os dados são usados para a produção de relatórios com fins específicos, e o controle surgem após a compreensão e aproveitamento pelos setores de gestão e planejamento.

AS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR No Terceiro Setor atuam as entidades que não tem a finalidade de obter lucro. Os recursos provém de suas atividades mais as doações, subvenções e financiamentos de que têm direito, sendo que a sua aplicação deve ser integralmente investida na própria atividade a qual foi instituída, seguindo um estatuto previamente definido. Caso haja resultado superavitário, este não poderá ser direcionado aos membros, mas reinvestido nas atividades fins (CRCRS, 2011). Conforme o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON (2016), as instituições do Terceiro Setor, apesar de produzirem e comercializarem bens e serviços, têm a característica de não serem governamentais e nem de visar lucro, mas desenvolvem um trabalho voltado ao bem-estar social.

De acordo com Peixoto et al. o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) prevê que para as entidades sem fins lucrativos a contabilização deve seguir os Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade que são elaboradas pelo CFC, de modo que as demonstrações sejam apresentadas regular e tempestivamente, “respeitando à metodologia de reconhecimento, avaliação e mensuração de seus elementos” (PEIXOTO et al. p. O Quadro 1 apresenta as Demonstrações Contábeis e suas características direcionadas às entidades sem fins lucrativos. Quadro 1 - Demonstrações contábeis para as entidades do Terceiro Setor Demonstração Características Balanço Social Apresenta a situação econômica, financeira e patrimonial das organizações. Serão selecionados os artigos que foram publicados nos últimos dez anos. Quanto aos livros, serão utilizadas as fontes referências na área, independentemente do período em que foram lançados, mas que são fundamentais para estabelecer as bases da compreensão na área.

A pesquisa será de abordagem qualitativa, que segundo Creswell (2010), leva o pesquisador a utilizar múltiplas fontes de dados, de maneira que possa participar, compreender e analisar os dados a partir das peculiaridades que o tema apresenta. Com base nos objetivos estabelecidos, a pesquisa será Descritiva, pois tenderá a descrever como se comporta a Ciência Contábil diante das Normas estabelecidas para as entidades do Terceiro Setor. O questionamento que embasará a pesquisa será: como a Contabilidade pode contribuir para as atividades das organizações listadas no Terceiro Setor? Desta maneira, é possível constar que ambas as abordagens, qualitativa e descritiva, são adequadas para atender a pesquisa e o objetivo delineado para a mesmas, que será demonstrar as possibilidades de atuação da Contabilidade nas organizações do Terceiro Setor, diante do papel fundamental da ciência contábil no gerenciamento destas empresas.

IBRACON. Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. O papel da contabilidade aplicada ao Terceiro Setor. Disponível em: <http://www. ibracon. M. MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. ª ed. Contabilidade Introdutória. Salvador: UFBA, 2017, 143 p. REGINATO, Luciane; VANTI, Adolfo Alberto. Proposta de Modelo de Business Intelligence (Bi) para a tomada de decisão sob a perspectiva da área de Contabilidade Gerencial. IX Congresso Internacional de Custos, Florianópolis: 28 a 30 nov. RODRIGUES, Rubens Carlos, et al. Contabilidade no terceiro setor: estudo bibliométrico no período de 2004 a 2014. ConTexto, v. n. Porto Alegre: set.

166 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download