A GESTÃO FINANCEIRA EFICIENTE DE UMA FARMÁCIA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Finanças

Documento 1

OBJETIVOS 4 1. Objetivo Geral 4 1. Objetivos Específicos 4 1. JUSTIFICATIVA 5 2 REFERENCIAL TEÓRICO 6 3 METODOLOGIA 9 4 CRONOGRAMA 10 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11 6 REFERÊNCIAS 12 1 INTRODUÇÃO Este projeto de pesquisa tem a finalidade de orientar sobre as etapas do gerenciamento financeiro de uma farmácia, etapas essas necessárias para promover a administração e organização do setor, que assim como em qualquer outra empresa, necessita de planejamento e análise para não incorrer em perdas e prejuízos para a organização. Segundo Oliveira (2009), a administração financeira trata dos assuntos relacionados às finanças das empresas, que são os recursos que as empresas têm disponíveis para serem usados em suas transações de negócios, que geram a circulação de dinheiro. Diante da característica de que independentemente do porte, o gerenciamento financeiro de uma farmácia é de vital importância para que a mesma consiga enfrentar os desafios que se apresentam neste setor muito competitivo, levanta-se o seguinte questionamento: Como desenvolver a gestão financeira de uma farmácia, levando em conta as abordagens necessárias na área, com a utilização das ferramentas disponíveis, visando o gerenciamento eficaz do setor? 1.

HIPÓTESES O planejamento estratégico é um processo administrativo que visa proporcionar às empresas bases metodológicas que devem ser seguidas pela direção com o objetivo de otimizar a interação destas com o meio onde estão inseridas, apresentando inovação e diferenciação nas suas atividades (OLIVEIRA, 2002, p. Para o autor, o planejamento é um processo voltado a alcançar os objetivos traçados, prezando pela eficiência na sua execução, economizando nos recursos da organização. Bateman e Snell (2009, p. citam que o planejamento se trata de um processo onde deve haver a conscientização sistemática na tomada de decisões, no tocante as metas e as atividades que serão realizadas no futuro na empresa, departamento ou unidade de negócio. “Já na passagem da segunda para a terceira geração, em torno de 30% a 40% das empresas quebram ou são vendidas (FREITAS; KRAI, 2010 p.

Visando a longevidade dos negócios, o ideal para uma boa gestão financeira é que todos os setores da empresa trabalhem em sintonia, conforme Moraes e Oliveira (2011), garantindo assim o controle e o desenvolvimento financeiro da organização. A justificativa para este trabalho é proporcionar aos gestores da área, o uso de ferramentas financeiras que podem ser usadas e servem para dar segurança quanto às atitudes empreendedoras a serem tomadas, visando diminuir os riscos decorrentes da atividade financeira. REFERENCIAL TEÓRICO As empresas de forma geral estão inseridas em um mercado altamente competitivo. Assim, há necessidade de que os gestores tracem táticas de sobrevivência agregando criatividade administrativa às práticas de otimização dos recursos da empresa no processo de desenvolvimento das atividades do negócio. Os custos, conforme Dutra (2010), referem-se aos gastos realizados na compra de produtos e bens para a produção de outros produtos para a comercialização.

As despesas por sua vez, são relacionadas aos demais gastos não vinculados diretamente à produção de bens e serviços, mas sim a sua comercialização. Com relação a uma farmácia, os custos variáveis são os decorrentes da aquisição de produtos para comercialização, do pagamento de profissionais especializados, e as despesas fixas são todos os gastos relacionados à operação da farmácia, incluindo aluguel, manutenção predial, custos administrativos como salários, insumos, luz, água e telefone. As despesas comerciais estão relacionadas à venda dos produtos, e aumentam toda vez que a as vendas aumentam, pois os impostos e as contribuições aumentam na medida que se vende mais. Outra questão muito importante para a saúde dos negócios, é o controle de estoques, independentemente se grandes ou pequenos, pois é através dele que o administrador consegue prever a necessidade de reposição da mercadoria, além de obter diversas informações úteis, como as vendas da empresa, a necessidade de aumentar ou diminuir as compras, visando a otimização dos investimentos em estoque (MIOTTO; LOECKYI, 2008 apud SOUZA, 2011, p.

O gestor financeiro de uma organização deve, além de apresentar as métricas financeiras referentes ao faturamento e à quitação dos débitos, decidir sobre: a) as opções de investimento, que é a aplicação de um determinado valor, por um certo período de tempo, em busca de benefícios e, objetivando aumentar o capital financeiro da empresa, e b) as necessidades de financiamentos, que servem para que as empresas possam expandir suas atividades, e como elas não conseguem fazer isso usando somente os recursos gerados, necessitam acessar outras “fontes de financiamento a um custo razoável” (TAVARES; PACHECO; ALMEIDA, 2015, p. dentre outras decisões que são próprias da função. METODOLOGIA A proposta metodológica para este estudo é uma pesquisa bibliográfica. Lakatos e Marconi (2003, p.

dizem que neste tipo de pesquisa existem fatores internos e externos que levam o pesquisador a desenvolver determinada pesquisa. No silogismo do raciocínio lógico, duas premissas levam a uma terceira, denominada conclusão, e conforme Lakatos e Marconi (2003, p. CRONOGRAMA As fases para o desenvolvimento do pré-projeto de pesquisa e do projeto final será conduzido conforme cronograma abaixo. Conforme o Cronograma apresentado, a escolha do tema e a separação do material bibliográfico foram realizados nos meses de janeiro e fevereiro de 2019. A partir de março o material foi separado em aproveitável e não aproveitável, com o objetivo de proceder a redação do pré-projeto. O desenvolvimento do pré-projeto mediante a separação da bibliografia está agendado para o mês de março, para em seguida ser entregue conforme normas da Universidade.

Metodologia do trabalho científico, 2000. Disponível em: <http://biblioteca. virtual. ufpb. br/files/metodologia_do_trabalho_cientifico_1360073105. AJZENTAL, Alberto. A construção do Plano de Negócio. São Paulo: Saraiva, 2008. DORNELAS, José Carlos A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. n. São Paulo: 2010, p. Disponível em: <http://www. periodicos. usp. M. MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. ª ed. A aplicação prática da Administração Financeira. INSTITUTO BULLA. Disponível em: < https://painel2. vipsystem. com. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. NOGUEIRA, Clayton. O novo papel do gestor financeiro nas empresas: de xerife a treinador fora de série, 2012. Disponível em: <http://www. administradores. de; PAPA, Adriana Cássia. A Influência da Cultura Organizacional no Processo de Profissionalização da Gestão em uma Empresa Familiar. Revista de Administração, UFSM, v.

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