A GESTÃO DE PESSOAS EM PROJETOS: UM ESTUDO PARA UTILIZAR COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO MERCADO ATUAL

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Gerenciamento de Projetos

Documento 1

Com isso, o presente trabalho conta com uma serie de escritores que envolvem a influência de pessoas nos resultados de projetos e a utilização dos mesmos como peças estratégicas. Tendo em vista os processos metodológicos de pesquisa, o presente trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas e estudos de casos. Desta forma, foram apresentadas diversas táticas e posturas a serem adotas pelos gestores para melhor aperfeiçoamento e desenvolvimento do gerenciamento de equipes em projetos. Palavras-chave: Pessoas; Gerenciamento de projetos; Influência de pessoas em projetos. INTRODUÇÃO Independentemente do modelo de negócio adotado, atualmente, as empresas sentem o atrito constante da competição com seus concorrentes. Um dos fatores segundo Viana (2005) que geram o crescimento da competitividade, é o gerenciamento de projetos e quem, cada vez mais, gera o papel de administrar a rotina de trabalho e administrar as mudanças que ocorrem nelas, é o gerente de projetos.

Logo, o gerente de projetos é o responsável pelo sucesso dos projetos, assim, como as mudanças na qual as empresas esperam alcançar. Entretanto, nas últimas décadas, a gestão de pessoas e o RH têm sido tratados de modo diferente pelas organizações, de forma onde, as pessoas nas organizações têm acrescido um poder maior, onde podem gerar uma mudança nos resultados da empresa. Não obstante, isto afeta diretamente os projetos, que devem maximizar o olhar sobre os recursos humanos, não só, os recursos técnicos. Desta maneira, o objetivo deste trabalho será abordar em como utilizar pessoas como estratégia gerencial para a gestão de projetos, deste modo, não fornecendo receitas e sim, princípios para alcançar essas mudanças, logo, o sucesso nos projetos.

Entretanto, aquelas que chegaram a excelência nesse campo só a conseguiram mediante a implantação e execução bem-sucedidas de processos e metodologias (KERZNER, 2002). As práticas de gerenciamento de projetos proporcionam benefícios visíveis às empresas, entre eles a disponibilização de orçamentos, mesmo antes do início do projeto. Da mesma forma, torna ágil a tomada de decisões, pois as informações são armazenadas durante o processo (VARGAS, 2000). Gerenciamento de Projetos como necessidade Na década de 90 as empresas começaram a perceber que implementar projetos era uma necessidade, e não opção. Em 2014, a ideia já havia se espalhado para todos os setores e as melhores práticas já estavam sendo aprendidas. Gestão de pessoas em projeto A partir do momento em que as empresas enxergam a necessidade de projetos e, junto a isto, começam a criação de equipes para a realização do projeto.

É necessário entender mais sobre as características e os aspectos necessários que os membros e o gerente de projetos devem ter para realização com sucesso de um projeto. Os membros das equipes de projeto e também o gerente de projetos, devem possuir características especiais diferentes daquelas apresentadas pelos demais funcionários da empresa. Até porque, o gerenciamento das equipes de projeto não é uma tarefa fácil, e isto é dado por dois motivos: o primeiro é que os times de projetos são extremamente dinâmicos, logo, os membros do grupo estão em constante mudança; o segundo motivo é dado pois, talvez, somente o gerente do projeto e alguns membros da alta gerência conseguem ver a equipe do projeto como uma entidade única. Frame, 1994). Desde o período pós-guerra, as empresas começaram a perceber que não era mais possível tratar as pessoas em um ambiente hostil, desta maneira, começaram a estudar as formas para gerar pessoas com o talento de envolver as pessoas em seus objetivos.

Anteriormente, não havia esta visão de Glaudencio. Com isto, muito foi debatido e o significado de líder sofreu alterações pelo longo dos anos, abaixo, segue uma figura apresentando uma linha do tempo apresentando o conceito de líder nos anos. Figura 2 – Evolução do conceito de líder. Fonte: Autor (2019) Mas, a dúvida continua constante, o que é ser líder? Assim como a dúvida da diferença entre o que é ser gerente e o que é ser líder? Bem, ser líder é fazer com que os envolvidos tomem os sonhos ou, objetivos dos mesmos como sonhos dos membros envolvidos. Desta forma, quem ganhar o termo de líder de projetos, tem como responsabilidade em focar e apresentar estímulos às pessoas que estão dando suporte ao projeto, em oposição às atividades mais técnicas de planejamento e controle.

Portny, 2008) O gerente de projeto será responsável por todos os aspectos do projeto. Entretanto, ser responsável não significa que o gerente realize todo o projeto sozinho, logo, o papel do gerente de projetos é tornar todas as tarefas como satisfatórias. Tendo isto em vista, foi relacionado por PORTNY (2008) as responsabilidades do gerente de projetos, tais como: Determinar objetivos, cronogramas e orçamento de projetos; garantir que você tem um plano de projeto claro e viável para alcançar os objetivos de sua execução; identificar e gerenciar os riscos do projeto; selecionar ou criar as praticas operacionais e os procedimentos de sua equipe; alcançar os objetivos dentro das metas de prazo e orçamento; monitorar o desempenho em relação aos planos e lidar com qualquer problema que surgir; resolver prioridades, abordagem do trabalho ou conflitos entre as pessoas; controlar as mudanças no projeto; gerar relatórios sobre as atividades do projeto; manter seus clientes informados e comprometidos; contribuir com as avaliações de desempenho dos membros da equipe; e, o principal deste artigo, a responsabilidade de, criar e manter uma equipe bem organizada, focada e comprometida.

Desta forma, um gerente de projetos deve comprometer-se: a trabalhar com os outros e entender como trabalhar com outros para encoraja-las a superar problemas, assim, criando uma identidade e um laço com a equipe; estimular a equipe a desenvolver os próprios métodos e procedimentos de trabalho, de modo onde não utilizem práticas do grupo funcional; esclarecer sobre as autoridades de cada pessoa, de modo onde, consigam tomar decisões no projeto e desta forma, auxilia a evolução dos membros profissionalmente; prestar atenção e cuidar do funcionamento da equipe, e, auxiliando as pessoas a estabelecerem relacionamentos pessoais produtivos. COM, 2014) Com isto, podemos dizer que eficaz se relaciona com nível gerencial e a eficiência ao nível operacional. Entretanto, é importante que um funcionário tenha características relacionadas as duas palavras.

Contudo, quem possui esta missão de fazer as pessoas evoluírem como principal tarefa é o gerente, desde modo, realizem tarefas certas – eficaz – com maior eficiência – utilização de menos recursos. Assim, quem acaba ganhando principalmente com a melhoria e o treinamento desde funcionários é a organização, sem contar os próprios funcionários no modo profissional e o próprio gestor no modo pessoa em construí melhores pessoas para as organizações e o mundo. CONCLUSÃO O desenvolvimento deste trabalho apresentou definições e conceitos sobre o gerenciamento de projetos e a utilização de pessoas como forma estratégica em gestão de projetos, de modo a trazer modelos, conceitos e perspectivas sobre gerenciamento. Disponível em: <http://www. administradores. com. br/artigos/cotidiano/entenda-a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia-de-uma-vez-por-todas/81934/>. Acesso em: 14 fev.

The New Project Management – Tools for an Age of Rapid Change, Corporate Reengineering, and Other Business Realities. São Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1994. GAUDENCIO, Paulo. Superdicas para se tornar um verdadeiro líder. São Paulo: Saraiva, 2017. – São Paulo - Bookman, 2016. KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As melhores Práticas. Tradução de Marco Antônio Viana Borges, Marcelo Klippel e Gustavo Severo de Borba – Porto Alegre: Bookman, 2002. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Gerenciamento de Projetos para Leigos 2. ed. – Rio de Janeiro: Alta Books, 2008. PRADO, Darci Santos do. Planejamento e controle de projetos. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2000. VIANA, Vargas Ricardo. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos / Ricardo Viana Vargas: prefácio de Reeve Harold R. ed.

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