A equipe multidisciplinar na estratégia de saúde da família

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Método: realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados sobre o tema combinando as palavras multidisciplinaridade, saúde da família e equipe multiprofissional entre si, sem limite de tempo e foram considerados também os artigos disponíveis para leitura completa. Resultados: a literatura é bastante vasta quando tratamos desse tema, o conceito de multiprofissionalidade foi tratado por vários autores com diferentes visões e embasamento teórico e todos os artigos encontrados ressaltaram a importância da multidisciplinaridade para a perfeita e correta condução das equipes da estratégia da saúde da família. Conclusão: percebeu-se a importância da presença e atuação conjunta de todos os profissionais que atuam na estratégia de saúde da família visando resolução de problemas da comunidade e acesso da população a atenção integral à saúde, cumprindo os princípios preconizados pelo nosso sistema único de saúde (SUS).

Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente; Saúde da Família; Medicina de Família e Comunidade. INSERIR ABSTRACT Keywords: Patient Care Team; Family Health; Family Practice. MÉTODOLOGIA Para esta revisão de literatura foram selecionados artigos científicos publicados a qualquer ano, sem limite de tempo determinado para que tivéssemos acesso a maior parte de artigos publicados e poder avaliar a qualidade deles, todos foram obtidos através das bases de dados ScienceDirect e PubMed. Os critérios de inclusão para os trabalhos encontrados foram a abordagem da multiprofissionalidade e a atenção básica, mais especificamente a estratégia saúde da família. Foram excluídos artigos que tratavam especificamente da multiprofissionalidade em outros níveis de atenção à saúde. As informações obtidas foram analisadas e organizadas e serão apresentadas nos resultados a seguir.

REVISÃO DE LITERATURA RESULTADOS E DISCUSSÃO Desde a sua criação, o Sistema Único de Saúde (SUS) dependem, de maneira primordial, da dos profissionais que nele atuam de maneira comprometida e qualificada o que, diante de algumas dificuldades de gestão e de políticas públicas, tem se tornado cada dia mais, um grande desafio. Apesar de o conceito de multiprofissionalidade estar bem estabelecimento na literatura, sabe-se que uma prática não se constrói de repente, dessa forma, para que fosse possível chegar à definição atual dos termos promoção de saúde, prevenção de doenças e equipe multiprofissional foram necessárias muitas discussões e estas se deram dentro de contextos históricos que tiveram sua importância. A evolução do pensamento e do fazer saúde perpassou muitos momentos e a visão extremamente limitada do que seria responsável pela saúde e pela manutenção dela na sociedade, foi sendo ampliada.

Apesar de todo investimento das universidades para formar indivíduos cada vez mais capazes de atuar de maneira multiprofissional, vê-se que ainda há uma deficiência na educação continuada dentro dos serviços de saúde por parte da gestão. Apesar do empenho em buscar cumprir os preceitos do SUS, têm investido muito pouco na qualificação dos seus trabalhadores, com envolvimento superficial e descontínuo nas instituições de ensino da área da saúde. A desarticulação acumulada entre os setores educacional e de prestação de serviços não tem favorecido o processo de construção do SUS. São Paulo SP: Hucitec, 2006. p. peduzzi, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev. Bras. Saude Fam. v. n. p. Programa Saúde da Família: a experiência de equipe multiprofissional.

Rev Saúde Pública 2006; 40(4):727-33. Peduzzi, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rer Saúde Pública 2001; 35(1):103-9. Contribuições e desafios da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde no Brasil: revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. n. p. Oliveira, MA; Pereira, IC.

99 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download