A Educação Em Saúde Como Ferramenta De Prevenção Das Feridas Crônicas Decorrentes Do Diabetes Mellitus Na Atenção Básica: Revisão Da Literatura

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Aprovado em, _____ de ______________ de 20___. Examinador Prof. a)____________________________________________________ NOTA FINAL: RESUMO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE PREVENÇÃO DAS FERIDAS CRÔNICAS DECORRENTES DO DIABETES MELLITUS NA ATENÇÃO BÁSICA    A Diabetes Mellitus consiste em uma doença crônica não transmissível com altas taxas de prevalência no mundo e complicações clínicas acentuadas quando o paciente apresenta rompimento e lesão de pele comprometendo a saúde podendo ocorrer amputação de membro e até o óbito. Neste sentido, o Enfermeiro assume importante papel na prevenção e diagnóstico precoce por meio da educação continuada como ferramenta essencial na disseminação de informações proporcionando ao paciente a possibilidade de conviver com a doença de forma a manter qualidade de vida, apesar da patologia.

Este estudo tem como objetivo geral descrever a educação continuada como ferramenta de prevenção de feridas crônicas decorrentes da Diabetes Mellitus na atenção básica. The present study was developed in the months of July to September 2020. From the research, three categories related to the theme emerged: care guided by health education, difficulties in implementing continuing education in primary care and the importance of the dermatologist nurse in the care of wounds resulting from Diabetes Mellitus. • Key-words: Diabetes mellitus. Primary Health Care. Health Education. Deste modo, a atenção primária assume fundamental importância sendo esta, entrada ao sistema de saúde, configurado como espaço de coordenação de respostas às necessidades de promoção, prevenção e recuperação da saúde garantindo a integralidade do cuidado ao usuário (BRASIL, 2013; ALAVI, 2014).

O enfermeiro tem representado um campo de crescimento e reconhecimento social, sendo este, componente ativo no processo de consolidação da Estratégia como política integrativa e humanizada a saúde. Cabe ao enfermeiro a orientação das ações aos usuários conforme as necessidades e construção do saber da pessoa e coletividade, acolhendo-o de forma holística, como ser individual (ALMEIDA et al. Este estudo justifica-se pela observação das dificuldades encontradas por pacientes portadores de Diabetes Mellitus na manutenção dos cuidados relacionados a lesões na atenção básica, visto o impacto significativo que as úlceras cutâneas e complicações incidem na qualidade de vida do usuário. Desta forma, a questão norteadora da presente pesquisa é: Quais as evidências científicas acerca da educação continuada sobre feridas crônicas decorrentes de Diabetes Mellitus em pacientes atendidos na unidade de atenção básica? Este estudo tem como objetivo geral descrever a educação continuada como ferramenta de prevenção de feridas crônicas decorrentes do Diabetes Mellitus e como objetivos específicos descrever o papel do enfermeiro dermatologista na prevenção de feridas e ressaltar a educação continuada como ferramenta de prevenção na unidade básica de saúde.

A análise constituiu-se por três etapas: pré-analise através do levantamento e leitura flutuante dos artigos, seleção a partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos e análise dos artigos selecionados por meio da leitura criteriosa. Após a coleta de dados, foi realizada a pré-seleção dos artigos encontrados. No primeiro momento foram recuperados186 artigos científicos, após a extração dos artigos conforme critérios de inclusão e exclusão, apenas 10 dessas publicações foram cuidadosamente selecionados pois estavam melhor relacionadas a questão norteadora e ao tema escolhido do estudo. A figura 01 mostra de forma criteriosa a escolha dos artigos: Figura 01 – Fluxograma acerca da escolha dos artigos REGISTROS DE IDENTIFICAÇÃO DAS BASES DE SAÚDE Total = 186 PubMed 72 Scielo 65 Lilacs 49 Artigo não selecionados Ano de publicação = 47 Apenas resumos = 21 Monografias = 08 Editorial = 09 Tese = 07 Total = 92 artigos Artigos selecionados Total = 94 artigos Artigos excluídos Duplicatas = 12 Título = 19 Resumo = 53 Total = 84 artigos Artigos incluídos na análise qualitativa Total = 10 artigos 3 REVISÃO DA LITERATURA 3.

ETIOLOGIA DA DOENÇA DIABETES MELLITUS O DM constitui uma das doenças crônicas não transmissíveis mais recorrentes no Brasil, tendo como principal fator de risco o perfil alimentar e uma vida sedentária. E o DM tipo 2, sendo a mais comum acometendo cerca de 90% dos pacientes portadores de DM, esta resulta da deficiência da secreção de insulina ou de sua ação, podendo culminar em um aumento da produção hepática de glicose, decorrentes das alterações em torno da insulina. A predisposição para o surgimento de DM tipo 2 está estritamente ligada a fatores genéticos e ambientais, a vista que o estilo de vida é um dos principais fatores para o desencadeamento da doença (CORREIA et al. A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO EM SAUDE O enfermeiro na assistência ao portador de diabetes assume responsabilidade como integrante de equipe de saúde no desenvolvimento de ações para a promoção da saúde, prevenção de agravos, controle e acompanhamento do portador de DM.

Mediante o conhecimento científico e papel de educador, este tem a possibilidade de orientar o portador da doença para o tratamento incentivando o mesmo a aprendizagem da convivência com a doença de forma sadia proporcionando qualidade de vida (VIEIRA et al, 2017). Neste sentido Faria et al (2013, p. Educar para prevenir: a importância da informação no cuidado do pé diabético Rev. Conexao ‘2017 descritivo transversal, Identificou alterações dermatológicas nos pés, informações e recomendações para prevenção do pé diabético. Manual de cuidados às pessoas com diabetes e pé diabético: construção por scopingstudy Texto Contexto Enferm 2017 Qualitativo Construção de um manual educativo para pessoas com diabetes mellitus com pé diabético. Práticas avançadas no cuidado integral de enfermagem a pessoas com úlceras cutâneas Acta Paul Enferm 2018 Qualitativo/ transversal Identificou os desfechos clínicos de pessoas com úlceras cutâneas crônicas atendidas em consultas de enfermagem.

Educação em saúde para prevenção das complicações crônicas do diabetes mellitus na atenção primária Escola Anna Nery 2018 qualitativo Compreendeu como os integrantes da ESF se auto-organizam para a educação em saúde, no manejo e prevenção das complicações crônicas do DM na Atenção Primária. No que concerne a importância do enfermeiro dermatologista no cuidado de feridas decorrentes do DM, este assume papel fundamental na atenção primária para prevenção orientando sobre os fatores de risco e estimulando a mudança de hábitos como cuidados com os pés a fim de evitar a síndrome do pé diabético, orientação sobre o cuidado com animais domésticos, quanto ao risco de queda, higiene, hidratação, manter as unhas cortadas, utilizar calçados e meias adequadas, evitar calosidade e atentar para o surgimento de micoses (RESENDE et al, 2016; VARGAS et al.

A partir do momento em que o usuário apresenta uma lesão, o enfermeiro dermatologista tem total autonomia para designar um curativo adequado conforme características e estágios da lesão, desta forma, o conhecimento e qualificação constante sobre a temática torna-se necessário haja vista a alta demanda de pacientes portadores de doenças crônicas como DM (CONTATTO et al. CONCLUSÃO Este estudo evidencia que a educação em saúde deve ser valorizada como ferramenta crucial na prevenção de feridas crônicas decorrente do diabetes Mellitus, contudo ainda há a necessidade de empoderamento por parte dos profissionais mediante qualificação continuada para conhecimento e intervenção adequada para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença de modo eficaz minimizando complicações crônicas.

O estudo apresenta como limitação o número reduzido de fontes utilizadas bem como a própria metodologia escolhida e o coorte retrospectivo selecionado. Assim, sugere-se a realização de novos estudos relacionados a importância da educação em saúde como ferramenta de prevenção de feridas decorrentes do Diabetes Mellitus na atenção primária. ALMEIDA, J. A educação em saúde e o tratamento do diabetes mellitus tipo 2 em uma unidade de família.  Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v. ed. p. Cir. Plást. São Paulo, v. n. p. Disponível em: <https://www. revistaestima. com. br/est ima/article/view/108>. Acesso em: 28 set. BRAGA, D. C. et al. Avaliação de neuropatia e complicações vasculares em pacientes com diabetes mellitus em um município rural de Santa Catarina.

Revista da AMRIGS. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo,v. n. p. ago. CONTATTO R. ifsuldeminas. edu. br/ojs/index. php/eixostech/article/view/147>. Acesso em: 28 set. enferm. São Paulo, v.  n.  p.  June 2015. ed. p. GROSSI, S. A. A. ed. p. LAKATOS E. M. MARCONI M.  n.  p.  Mar.   Disponível em: <http://www. scielo. Acesso em 17 set. PADILHA, A. P. et al. Manual de cuidados às pessoas com diabetes e pé diabético: construção por scopingstudy.   RESENDE, N. N. et al. Cuidado de pessoas com feridas crônicas na Atenção Primária à Saúde. JMPHC. H. S. SILVA, D. M. G. Acesso Em: 28 set. SANTOS, E. A. et al. Morbidades e qualidade de vida dos idosos com diabetes mellitus residentes nas zonas rural e urbana. Sociedade Brasileira de diabetes.

São Paulo: AC Farmacêutica, 2017. TRIVELLATO M. L. et al. Condutas dos enfermeiros da atenção primária no cuidado a pessoas com pé diabético / Conductofprimarycare nurses in thecareofpeoplewithdiabeticfoot. Rev. enferm. UFPE on line. VIEIRA C. Fatores associados à adesão ao tratamento de pacientes com diabetes mellitus. Acta Paul Enferm. v. n. p.

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