A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA NOS PROCESSOS LOGÍSTICOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Logística

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Os processos logísticos abrangem todos os aspectos citados. O objetivo principal do presente estudo é abordar a relevância dos processos logísticos e de que formas a tecnologia contribui significativamente neste cenário. As TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) exercem um papel significativo dentro das Organizações viabilizando os processos logísticos e promovendo a melhoria contínua em tais processos, levando em conta o perfil de cada empresa e suas políticas. A pesquisa foi realizada em base qualitativa exploratória, através de um estudo de caso em uma indústria química, identificando quais as tecnologias usadas na logística desta empresa. O conceito de logística, em princípio amplamente associado somente aos processos de transporte, vem ganhando novas roupagens de acordo com as demandas da sociedade.

ERP (Enterprise Resource Planning) – Sistema Integrado 8 3. LOGÍSTICA 4. – PRINCIPAIS PROPOSTAS E A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA 9 3. ANÁLISE DA LOGÍSTICA E TECNOLOGIA NA EMPRESA INVESTIGADA 11 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13 REFERÊNCIAS 14 1 INTRODUÇÃO Empresas contemporâneas, de todos os segmentos, se empenham avidamente em conhecer e aplicar conceitos logísticos cada vez mais eficazes, tomando por base as demandas da sociedade em geral, movidas especialmente pelo fenômeno chamado globalização. Os sistemas logísticos têm como objetivo principal oferecer uma resposta rápida as necessidades dos clientes. Foram consultados autores como Edelvino Razzolini Filho no livro Logística empresarial no Brasil; Fabio Augusto Seletti de Almeida de colaboradores na revista científica Fatec Log; Matheus Menna Barreto Cardoso de Freitas e colaboradores na revista científica do Programa de apoio à iniciação científica e os autores Tiago Resende Pacheco e João Gilberto Mendes dos Reis no artigo publicado no III Encontro internacional de gestão, desenvolvimento e inovação.

As palavras de busca foram: logística e tecnologia; logística 4. processos logísticos e tecnologia. O método de pesquisa qualitativo exploratório considerou os processos e ferramentas tecnológicas adotados em harmonia com a logística numa indústria de produtos químicos – complementos automotivos – situada no município de Diadema, estado de São Paulo, com 23 anos de mercado, cujo público principal são distribuidores, excluindo-se prestadores de serviço e consumidor final. A empresa opera com matriz e uma filial no mesmo município; um galpão para estoque no município de São Bernardo do Campo e um centro de distribuição de um produto específico (thinner) na cidade de Piracicaba no interior do Estado. A logística tem a responsabilidade de disponibilizar produtos e serviços.

O caminho que a empresa percorre neste viés e os recursos que usa é que fazem toda a diferença. Dito de modo simplificado, a logística se preocupa com o gerenciamento de uma cadeia de suprimentos, cujo objetivo principal “é organizar o vaivém dos materiais e produtos, desde a extração da matéria-prima até a chegada do produto às mãos do cliente”. VITORINO, 2012, p. É importante ressaltar que o gerenciamento não deve se limitar ao transporte e sim expandir-se em outros sentidos, como também o gerenciamento de materiais – elementos essenciais inseridos na logística. No contexto inicial, basicamente, a distribuição era comandada pelo marketing, o “planejamento e o controle da produção eram executados pela área industrial, os estoques ficavam sob responsabilidade da área administrativa, os pedidos eram controlados pelas áreas de vendas e as compras eram feitas pelo setor financeiro”.

IZIDORO, 2016, p. A esta forma de trabalhar se mostrou ineficaz devido aos conflitos entre os departamentos para a execução das atividades. As atividades logísticas são complexas e articuladas, classificadas em duas fases, a saber: a logística primária e logística de apoio, cujas atividades atribuídas, respectivamente são: transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos; armazenagem, embalagem de proteção e sistema de informação. IZIDORO, 2016). De posse das informações é que a empresa traça suas estratégias de ação, pois através da informação, a empresa saberá o que o cliente precisa, saberá os produtos que tem em estoque e qual o momento de fabricar novos produtos. Sem a informação, em contrapartida, os gestores ficam à deriva, sem saber que direção seguir.

Isso não significa, porém, que o acúmulo de informação é relevante. Pelo contrário, as informações precisam ser amplas e não detalhadas em demasia. A área tecnológica é responsável pela troca de tais informações. O sistema ERP, conceituado de forma didática, pode ser definido como um “sistema de informação adquirido na forma de pacotes comerciais de software que permitem a integração entre dados dos sistemas de informação transacional e dos processos de negócios de uma organização”. CAIÇARA JUNIOR, 2015). Este sistema pode ser caracterizado como pacote comercial de software, que utiliza banco de dados único e corporativo, composto por módulos e desenvolvido para clientes excluindo-se padrão específico. O ERP oferece às empresas bens tangíveis e intangíveis, entre os quais, citados respectivamente: a redução de pessoal, o aumento da produtividade, o aumento das receitas e entregas pontuais; aprimoramento de processos e sua padronização, flexibilidade e agilidade.

CAIÇARA JUNIOR, 2015). Nos primórdios de nossa civilização, a produção estava nas mãos do artesão, que detinha o conhecimento altamente especializado e todas as suas ferramentas. O desenvolvimento natural de nossa sociedade desencadeou uma procura cada vez maior por produtos e uma demanda mais diversificada, de modo que exigiu dos artesãos um compartilhamento de oficinas, equipamentos e insumos. A constante evolução da sociedade continuou exigindo do setor de manufatura a adaptação às novas demandas e tecnologias. FREITAS, FRAGA E SOUZA, 2016, p. As empresas que já se adequaram aos processos da logística 4. Como a denominação sugere, a Internet das coisas está relacionada a objetos, tanto físicos como virtuais, ligados à Internet. Uma de suas possibilidades é o uso de sensores cada vez menores e com menor custo, aliados aos avanços nos dispositivos móveis e na comunicação.

A proposta inclui também reformular o modo em que objetos físicos são conectados com sensores inteligentes e softwares, permitindo a transmissão de dados para uma rede. Uma rede pode estabelecer comunicação com outras e com usuários. Almeida et. ANÁLISE DA LOGÍSTICA E TECNOLOGIA NA EMPRESA INVESTIGADA O sistema integrado já é adotado pela empresa há mais de uma década. No entanto, a execução na prática ainda é fragmentada, o que significa dizer que nem todas as informações são compartilhadas e muito menos acessadas por todos os departamentos envolvidos. O departamento contábil, por exemplo, não tem acesso as informações quanto aos produtos em estoque; o departamento de compras não tem acesso aos nomes e número de contato dos representantes comerciais.

É certo que algumas informações devem ser salvaguardadas, tais como informações pessoais e de salário dos funcionários e operações financeiras ou capital social da empresa. Ainda assim, é perceptível que existe uma certa dificuldade em compartilhar informações relevantes entre departamentos pela tendência de se precisar acionar um gestor ou gerente de departamento. O diferencial neste sistema é a possibilidade de fornecer informações de itens individualmente. A empresa fornece um portal para comunicação direta entre representantes e funcionários do departamento comercial. Existe uma tela integrada denominada como RA (Registro de Atendimento) onde os vários departamentos inserem ocorrências ou não conformes, detalhando de onde veio a reclamação, qual a reclamação e o redirecionamento ao departamento responsável. Todos os departamentos têm acesso a este ambiente.

Ainda assim, a ferramenta é frágil quanto a eficiência, uma vez que os colaboradores precisam acessar constantemente o ambiente para averiguar a existência de pendências no seu departamento. Esses processos precisam ser gerenciados um a um até todos serem solucionados, o que demanda tempo em demasia, além de paralisar certos processos até que sejam atualizados. A proposta logística da empresa é válida, o que se faz necessário é uma integração maior entre logística e tecnologia. Maiores investimentos de softwares e hardwares são necessários e estão de acordo com o orçamento. Existem projetos definidos e apresentados, dependendo da aprovação da diretoria. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os processos logísticos são fundamentais para o andamento e sucesso das empresas, pois trata-se de processos planejados para atender as demandas do cliente, disponibilizando o produto no momento certo e com a qualidade desejada.

A disponibilização de informações também merece atenção, uma vez que os setores são muito limitados quanto ao oferecimento de tais informações. A empresa ainda está um pouco distante de aplicar os conceitos da logística 4. em seus processos. A indústria 4. e a logística 4. e logística 4. inovação, integração, soluções e benefícios reais decorrentes do mundo virtual. X FATECLOG, p. Disponível em: <http://fateclog. com. Logística 4. conceitos e aplicabilidade: uma pesquisa-ação em uma empresa de tecnologia para o mercado automobilístico. Programa de apoio à iniciação científica, p. IZIDORO, Cleyton. Gestão de tecnologia e informação em logística. php/EIGEDIN/article/view/8786> Acesso: 30/03/2020. RAZZOLINI FILHO, Edelvino. Logística empresarial no Brasil: tópicos especiais. Livro eletrônico).

Curitiba: InterSaberes, 2012, 214p.

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