A avaliação no contexto escolar

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Palavras-chave: Educação- avaliação- rendimento- aprendizagem ABSTRACT The present work reflects on the evaluation process in the educational institutions and the role of the educator in relation to the students in relation to the teaching-learning process. To begin, a historical survey will be done on the evaluation applied in Brazil, which aims to measure and classify candidates according to their knowledge, making evaluation an instrument of inclusion or exclusion. It is necessary that to reflect to modify the practice currently used in most educational institutions, which often give more emphasis to the mistakes that are correct, they emphasize defects more than quality. Keywords: Education- assessment- income-learning SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ………………………………………………………………. INTRODUÇÃO No âmbito da educação, um ponto polêmico é a avaliação, geradora de conflitos entre as partes, avaliador e avaliado.

A avaliação se faz necessária em qualquer nível escolar. Atualmente, percebe-se um número maior de pessoas tendo acesso à escola incluindo o nível superior. Embora nem sempre vista com bons olhos, a avaliação, quando devidamente utilizada, é capaz de alcançar seus objetivos e estes não se resumem em punir o aluno com uma nota baixa pela não assimilação de conteúdos, mas sim, verificar o principal foco da educação independente da área educacional, a aprendizagem. Avaliar o desempenho dos alunos é um instrumento imprescindível a serviço da aprendizagem, que visa melhorar o ensino do professor, e do aprimoramento da escola. Na China, por exemplo, em 360 a. C, os cidadãos tinham a chance de ocupar elevados cargos. Sócrates foi um dos principais pensadores da Grécia Antiga, que sugeriu a autoavaliação, tão conhecida até hoje em todas as áreas de aprendizagem.

Apenas no século XVIII, a avaliação passa a ter uma estrutura, nesse período surgiram as primeiras escolas modernas, aumentando a acessibilidade dos livros a toda população. Foi nesse período que ficou conhecido uma área de estudos chamada docimologia, que se tratava de um sistema utilizado para atribuir notas e análise comportamental de examinados e examinadores. AVALIAÇÃO NAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Segundo Libâneo (1983), as tendências pedagógigas caracterizaram-se como o confronto entre oferecer à população um processo educativo com cunho de adaptação às necessidades da economia ou, por outro lado favorecer o desenvolvimento da consciência política e a construção da democracia. De acordo com o mesmo autor, segundo a pedagogia liberal a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais.

Há uma relação entre o liberalismo e as tendências pedagógicas liberais, para o primeiro dentro da sociedade capitalista os indivíduos gozam de uma liberdade e igualdade e para a pedagogia liberal, é de responsabilidade da escola qualificar e estimular o desenvolvimento dessas capacidades. De acordo com essa tendência, há uma ideia de que existe igualdade de oportunidades para todos independente da classe social, e a tão almejada ascensão social pode ser alcançada através do desenvolvimento de aptidões através da educação. De acordo com Libâneo (1983), o termo progressitas designa “ as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação. Pedagogia tecnicista Nessa concepção, a organização escolar era responsável por organizar o processo de aquisição dos saberes de forma objetiva, para a inserção do indivíduo no mercado de trabalho.

Nessa visão, a empresa era o modelo a ser seguido pela escola, os conteúdos ministrados tinham princípios científicos. A tecnologia passa a desempenhar um papel importante, não cabendo mais nem ao professor, nem ao aluno ser o centro das atenções e sim o conhecimento a ser transmitido que venha a trazer mudanças no comportamento. Os conteúdos passam a ser organizados na estrutura taylorista-fordista, a avaliação, nessa concepção, torna-se a verificação de comportamentos, tendo os objetivos como prioridade. Esse processo ocorre da seguinte forma: no início do processo é medido o nível de conhecimento do estudante, após a ministração de determinados conteúdos, é realizada uma nova avaliação de conhecimento.   Infelizmente, nem sempre essas concepções são perceptíveis a todos os professores.

É necessário que o docente utilize o erro do aluno para entender a forma de raciocínio desse educando, sendo necessário também que seja revista a prática docente. O erro é uma oportunidade que o professor tem para mudar a sua metodologia visando a compreensão daquele conteúdo pelo aluno. Porém, alguns educadores costumam apenas punir o aluno com uma nota baixa, sem se interessar em entender o porquê de seu fracasso. Há duas formas de se avaliar o aluno, uma baseando-se apenas à memorização do conteúdo ministrado e a outra adotando critérios que visem o crescimento pessoal dos alunos. Tendências pedagógicas brasileiras: contribuições para o debate. Revista Chão da Escola, Curitiba, n. out. p. LIBÂNEO,J. com>. Acesso em: 04/01/18.

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